Grupo - Cadastro de Grupo - Grupo
Previous Topic  Next Topic 

1>Grupo



Acesso
Grupo  >  Cadastro de Grupo > Grupo > Grupo

    


Utilização

Registrar um novo grupo dentro do consórcio, definindo os bens ou créditos comercializados, a quantidade de consorciados e prazo de duração do mesmo. Parametrizar regras de comercialização, legislação e operacionais do grupo.

        

Abas da Tela
|Dados Principais|                   |Dados Complementares|                  |Venda|                |Comissões|                |Assembleias|                                

|Contemplação|        |Lances|        |Lances por Assembleia|                          |Reajuste de Preços|                        |Consulta / Impressão / Exclusão|



Dados Principais


Descrição
       

Clique no Botão

Com características próprias -  ao selecionar esta opção, o usuário poderá realizar o cadastro do grupo definindo as caracteríticas específicas do grupo.


Com características de um grupo default -  quando esta opção é selecionada, o sistema realiza o cadastro do novo grupo igual ao grupo cadastrado como default, para tanto, ao selecionar esta opção, o sistema apresenta a tela Modelos de Grupos Padrão para que o grupo default seja selecionado.


Exemplo:


Quando em Sistema / Venda / Venda 3 a regra de alocação estiver definida como 'Pré - Definida (Interface)', ao efetuar o cadastro de grupo, será avaliado se há importação da sequência de alocação (processo realizado através do CONIN160) com a mesma quantidade de participantes do grupo que está sendo cadastrado, se a importação não foi realizada será demonstrado um aviso e o cadastro do grupo não será efetivado, quando houver planilha importada com a mesma quantidade de participantes do grupo, o grupo será cadastrado e as propostas comercializadas para o grupo serão alocadas seguindo a sequência definida na planilha.

Nota -  na alocação de propostas o sistema não avaliará a sequência de vendas das propostas para atribuir o número da cota, a sequência será atribuída através do horário de alocação de cada proposta.




Grupo  -  informe o código de identificação do grupo - alfanumérico de até 6 caracteres.        

Procedência - informe qual é a procedência predominante dos bens comercializados no grupo, a informação da procedência é enviada no SAG.
Selecione uma das opções disponíveis:

       


Qtd. de Participantes - informe a quantidade de consorciados participantes do grupo.        

Prazo -  informe a duração do grupo em meses, ou escolha no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:


Legislação -  selecione uma das opções  do menu - Circular / Portaria que regulamentam a constituição e funcionamento do grupo:



Cobrança:

Gerar a cobrança ____ dias - informe o número de dias (corridos) que antecedem o vencimento da parcela,  ou após a assembleia para a montagem da remessa automática (Scheduler) dos avisos de cobrança e geração dos arquivos com os boletos bancários.
OBS.: a emissão dos boletos é parametrizada em Cobrança.


Caso o dia para montagem e geração da cobrança seja um sábado, domingo ou feriado, este processo é executado no dia útil que antecede a data programada. (Ex.: Se for sábado, é executado o processo na sexta-feira, desde que na sexta-feira não seja feriado).


Selecione as opções de acordo com a necessidade:


Caso seja  informado uma quantidade de dias para gerar cobrança maior que a quantidade informada no parâmetro "Não permitir que o número de dias para montagem de cobrança seja superior a ___ dias.", localizado em Sistema / Configurações / Parâmetros / Grupos, o sistema apresentará uma mensagem informando que será considerada a data do parâmetro limitador do sistema.


Ao confirmar a mensagem, será demonstrada a mensagem em vermelho, informando que será considerado o limite máximo parametrizado em Parâmetros do Grupo.




Cobrar Seguro sobre:        

Selecione as opções utilizadas como base para cobrança de seguro:


P.O.S  Participação Obrigatória do Segurado -  especifique o percentual do valor da parcela que a seguradora deve repassar para a administradora, caso o consorciado fique inadimplente.


Agentes:

Cobrança - código do agente utilizado para contabilização dos pagamentos e emissão dos boletos de cobrança (é utilizado caso  não haja vigência em Cobrança). Deve ser indicado um Agente Financeiro (Conta Corrente Bancária) para fins de depósito referente a arrecadação do grupo, saques de taxas, seguros, etc., bem como para a emissão de cobranças. Escolha um código no menu de seleção acionando a lupa:

Selecione um dos agentes listados acima, em seguida clique no Botão


Aplicação - código do Agente Financeiro utilizado para aplicação financeira. Deve ser indicado um Agente de Aplicação Financeiro (Conta de Aplicação) para fins de contabilização dos rendimentos referentes às aplicações. 

Selecione um código no menu acionando a lupa:

Selecione um dos agentes listados acima, em seguida clique no Botão


Administradora - código do agente financeiro da administradora. O agente da administradora será utilizado a partir da transferência dos recursos para controle da administradora.


Selecione um código no menu acionando a lupa:

Selecione um dos agentes listados acima, em seguida clique no Botão


Adm. Aplicação - campo disponível o cadastrado do 'agente de aplicação financeira' que será utilizado no processo 'Aplicações e Resgates Automáticos' de grupos que estejam no controle da administradora; para este filtro são demonstrados apenas os agentes de cobrança configurados para utilização na administradora.


Perc. Limite Dif. Parcela cob. Mensal: - os parâmetros deste agrupamento são utilizados para definir o percentual em relação ao percentual ideal pago pelo consorciado, que será enviado na próxima parcela.



Característica - campos disponível para preenchimento de texto, que ajudam na caracterização do grupo.

Ex.: 15.000 à  20.000  - O grupo comercializará bens que estejam entre estes valores (15.000, 15.500, 16.000, 20.000, etc) 
         30.000 à 50.000 - O grupo comercializará bens que estejam entre estes valores (30.000, 31.500, 49.000, 50.000, etc) 


Demais:

Código do Grupo para acesso através da URA: - campo apresenta o código que deve ser utilizado para acesso através da URA, necessário pois algumas administradoras trabalham com códigos de grupos alfanuméricos.


ID Grupo - demonstra o código interno do grupo no sistema.

|TOPO|


Dados Complementares


Descrição


Redutor de Cancelamento - aos consorciados excluídos ou desistentes, são devolvidas as quantias por eles pagas (FC e FR), e sobre tais  valores, podem ser aplicadas penalizações, revertidas a favor do fundo comum do grupo, bem como a favor da administradora, como remuneração de taxa de administração, os percentuais de penalização do redutor são definidos na tela
Redutores de Cancelamento, neste parâmetro do grupo deve ser atrelado o redutor que será utilizado pelo grupo para realizar as penalizações das cotas canceladas.


Redutor de Taxa de Administração específico do grupo - especifique o percentual de taxa de administração que o sistema utilizará para o cálculo do redutor de cancelamento. Este parâmetro só estará habilitado, quando o redutor selecionado estiver configurado como 'Taxa Recuperada', o cálculo do redutor utilizará o percentual definido neste parâmetro e não será baseado utilizando o percentual definido no registro do Redutor de Cancelamento.  


Taxa de Permanência - informe a Taxa de Permanência que será cobrada após o encerramento do grupo no processo de  Apropriação de Valores Não Procurados (VNP); a configuração da taxa é realizada em Grupo / Cadastro de Apoio / Taxa de Permanência.


Confirmação da Contemplação

Deduzir Antecipações -  defina se na Confirmação da Contemplação o grupo poderá utilizar as antecipações do consorciado para amortizar o lance ofertado:


Nota - caso o Plano de Vendas da cota não esteja configurado para permitir utilizar as antecipações no credenciamento de lance, não será possível realizar a dedução da antecipação na Confirmação da Contemplação.


Moeda Correção - selecione a moeda que será utilizada para a correção de créditos da cota com bem pendente de entrega e de cotas canceladas com valores a devolver:


Data Base para Cobrança de Multas/Juros - neste parâmetro deve ser definido o momento para começar a considerar a cobrança como 'atraso'.


1ª parcela  - selecione se para a primeira parcela da cota, o atraso será considerado a partir do Vencimento  da primeira parcela ou  a partir da data da primeira Assembleia, o mais usual para a primeira parcela é a opção 'Assembleia', pois o consorciado pode estar adquirindo uma cota até o momento da assembleia.


Demais - selecione se para as demais parcelas do consorciado,  o atraso será considerado a partir da data de Vencimento  ou da data da Assembleia de cada parcela, após a 1ª assembleia o mais usual é data do vencimento.


Percentual  de repasse do valor de multas e juros - informe o percentual do valor arrecadado com a cobrança da multa e de juros que será repassado para a Administradora. De acordo com a legislação o valor do repasse para a administradora não pode ser superior a 50%.


Percentual de Multas  - informe o percentual de multa que será cobrado pelo grupo caso o consorciado atrase o pagamento da parcela mensal. Informe se a cobrança da multa será realizada para consorciados não contemplados, para consorciados contemplados ou para todos os consorciados que porventura atrasem o pagamento de suas parcelas.

Dia(s) de carência - informe o número de dias considerado como carência para o início da cobrança da multa, para consorciados Contemplados e Não Contemplados.


Percentual de Juros - informe o percentual de juros que será cobrado no grupo caso o consorciado atrase o pagamento mensal da parcela. Informe se a cobrança dos juros será realizada para consorciados não contemplados, para consorciados contemplados ou para todos os consorciados que porventura atrasem o pagamento de suas parcelas.

Nota - Para a cobrança dos juros é avaliado se no parâmetros gerais do sistema a cobrança está definida como 'Pro Rata', caso esteja, o valor da multa é dividido por 30 e a cobrança para a ser diária e não mensal.

Dia(s) de carência - informe o número de dias considerado como carência para o início da cobrança da multa, para consorciados Contemplados e Não Contemplados.



Demais:

Saca Taxa de Administração - quando marcado, o grupo participa da rotina de saque de taxa de administração.


Grupo utilizado para depósitos não identificados -  quando selecionado, é definido que o grupo será utilizado somente  para registros de  pagamentos não identificados, para este grupo não haverá nenhuma cota, todos os registros realizados serão a nível de grupo para registrar todos os pagamentos onde não foi possível identificar o consorciado que efetuou o depósito.


Cobra Seguro na Primeira Parcela. Caso este parâmetro esteja desmarcado, não será cobrado Seguro na Primeira Parcela da cota mesmo que a regra definida no plano de Venda esteja parametrizada para cobrar seguro - quando selecionado, não realizada a cobrança do seguro de vida na primeira parcela do consorciado, mesmo que no Plano de Vendas esteja definido que a cobrança do seguro será realizada a primeira a última parcela.


Grupo permite troca de Bem para cotas contempladas - quando selecionado, o grupo permite realizar a troca de bem para os consorciados contemplados sem bem entregue. Quando o parâmetro está desmarcado, a troca bem só pode ser realizada para cotas não contempladas.

           Percentual máximo de ________% na variação do valor na troca de bem para maior - este parâmetro só estará habilitado quando o parâmetro ‘Grupo permite Troca de Bem para cotas Contempladas’ estiver marcado. Quando o percentual estiver informado ao realizar a Negociação de Troca de Bem e, o valor do novo bem for maior que o valor do bem atual, será realizado o cálculo de percentual de variação do valor do bem atual para o novo bem; caso o percentual não seja atingido a negociação será concluída, caso o percentual seja atingido o sistema exibirá a mensagenm informando que o percentual máximo de variação do valor na troca de bem para maior atingido.


Índice de Correção das Prestações - neste campo poderá informar umas das opções "CUB / IGP-M / INCC / INPC / SELIC / IPCA / Outros". O índice informado será enviado no arquivo do "SAG".



Data congelamento dos preços dos bens - este campo só é liberado quando todas as cotas do grupo estão contempladas. Neste caso, e por decisão dos consorciados, os valores dos bens comercializados no grupo podem ser “congelados” na última assembleia do grupo, caso o sistema esteja configurado o campo será  gravado automaticamente ao realizar a Integração do Movimento Financeiro.


|TOPO|




Vendas




Permite Alocação Automática de Propostas  -  quando este parâmetro está selecionado, o grupo  participará da rotina de alocação automática dos contratos vendidos, a rotina de alocação é Sch_Alocacao_Proposta.exe, quando desmarcado só é possível realizar a alocação de propostas manualmente.


Considera o grupo Novo até a Assembleia - Informe até que número de Assembleia o grupo é considerado Novo, ao definir a quantidade serão realizar vendas sem furo até a assembleia configurada, para a cota o prazo do grupo será estendido, ou seja, após o encerramento do grupo o consorciado continurá efetuando suas contribuições mensais como se o grupo estivesse em andamento até o fim das assembleias da cota.


Assembleia para encerramento de vendas - Informe o número máximo da Assembleia que será  permitido efetuar vendas no grupo, ao atingir a assembleia informada, o grupo deixa de ser demonstrado na relação de grupos disponíveis da Venda de Propostas.


Reserva de Cotas - selecione uma das opções disponíveis:


Idade limite do grupo para reserva de cota - Informe o percentual limite do prazo do grupo em andamento (consorciados no grupo) para permitir a reserva de cotas.


Controle de limite para cadastro de proposta - através deste campo é possível definir se a Data limite para cadastro de proposta será definida por grupo ou  através dos parâmetros gerais da empresa:

Parâmetros da Empresa - quando selecionado, o sistema valida a Data limite para cadastro de proposta definida em Sistema / Configurações / Parâmetros / Proposta de Vendas na aba 'Parte 1' e no 'Cadastro de Grupo' o agrupamento Data limite para cadastro de proposta estará desabilitado.


Grupo - quando selecionado o sistema valida a Data limite para cadastro de proposta definida no Cadastro do Grupo.


Data limite para cadastro de proposta - com base nos parâmetros abaixo, defina qual será a primeira Assembleia da proposta:

Para as demais forma de recebimento, usar:


Para forma de recebimento “Cartão de crédito”, usar:



Negociações Aceitas pelo Grupo - defina quais são as negociações que poderão ser realizadas na venda de grupos em andamento:


Demais

Quantidade máxima de cotas por consorciado no Grupo ___ - informe a quantidade máxima de cotas que cada consorciado poderá adquirir no grupo, de acordo com a legislação a quantidade definida não pode ser superior a 10% da quantidade de cotas do grupo.

Permite no máximo ___ cotas ativas não quitadas com furo - ao cadastrar um grupo com características próprias, este parâmetro será preenchido automaticamente com a quantidade de cotas com furo definida em Sistema / Configurações / Parâmetros / Grupo no parâmetro Ao cadastrar um novo grupo com “características próprias”, definir como ___ o limite máximo de furos.. Ao cadastrar um grupo com características de outro grupo o sistema assumirá a quantidade definida no grupo default; o campo é editável, portanto o usuário poderá alterar a quantidade de cotas do grupo, que poderão ter parcelas de furo.  Quando a quantidade de cota com furo for atingida o grupo não será demonstrado na Venda de Propostas.

Participa da distribuição de cotas vagas -    controla para definir se o Grupo participa ou não do processo de distribuição.



Comissões


Descrição
Ordem de Pesquisa da Regra de Comissão - ao cadastrar uma proposta de venda, o sistema considera a ordem de pesquisa selecionada neste ítem e grava qual a regra utilizada no cálculo das comissões de vendas. Não é permitido alterar ou informar, no momento do registro da proposta, a regra de comissão utilizada.


|TOPO|


Assembleias


Local de Assembleia - selecione o local para a realização da Assembleia - informe o código do mesmo o escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 o a lupa:

Agrupamento de Assembleia - através deste parâmetro, é possível agrupar em uma mesma Assembleia, outros grupos com as mesmas "características".

Informe o código do mesmo o escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 o a lupa.


Geralmente,  agrupam-se grupos nas mesmas condições de  vencimento/horário, etc.

Selecione um dos agrupamentos listados acima, em seguida clique no Botão


Modalidade de Sorteiopara fins de apuração da contemplação das cotas, selecione uma das modalidades de sorteio disponíveis:

                 Verificando a situação da cota 122 = não está em dia.
                 Próximo número = 123 (122 mais 1 - acima)      - Cota 123 = já contemplada.

                 Próximo número = 121 (122 menos 1 - abaixo) - Cota 121 = apta à contemplação.


Caso o número sorteado represente a última cota do grupo, e a mesma não esteja apta à contemplação, o número posterior corresponde ao primeiro número do grupo. Ex.: num grupo de 300 participantes, o último número é 300, o número posterior correspondente é 001.

Caso o número sorteado represente a primeira cota do grupo, e a mesma não esteja apta à contemplação, o número anterior corresponde ao último número. Ex.: grupo com 300 participantes , primeiro número é 001, e o número anterior correspondente è  300.

Caso o número sorteado, por qualquer motivo, corresponda ao consorciado que não queira ser contemplado, é  realizado um novo sorteio. Outros números podem ser sorteados e utilizados como cotas reservas para contemplação. 



Sequência para Apuração do Sorteio - defina a sequência utilizada para a apuração do sorteio - selecione uma das opções abaixo:



Caso não esteja definido para buscar a regra no Plano de Venda, defina a regra do grupo optando por uma das opções:


Sequência para Apuração do Lance - defina a sequência utilizada para a apuração do lance - selecione uma das opções abaixo:


Algoritmo para Sorteio Canceladas - campo disponível para definir a regra de contemplação para o Sorteio de cotas canceladas, mediante aproveitamento dos resultados da extração da Loteria Federal.


Algoritmo para Sorteio Ativas - campo disponível para definir a regra de contemplação para o Sorteio de cotas ativas, mediante aproveitamento dos resultados da extração da Loteria Federal.



Permissão para Oferta de Lance - definir os canais liberados à oferta de lance disponíveis para as cotas do grupo:



Apuração para Assembleia - Atraso : definir o critério utilizado na apuração de Assembleia para identificar o atraso. Esta configuração valida os Tipos de Ocorrência de Apuração da Contemplação, ou seja, de acordo com o definido identifica se ocorrência da cota está em atraso com base na assembleia informada.

Data para verificar atraso no Sorteio - selecione uma das opções para identificar o atraso nas ocorrências de contemplação, de cotas que poderão ser contempladas por sorteio:


Data para verificar atraso no Lance - selecione uma das opções para identificar o atraso nas ocorrências de contemplação, de cotas que poderão ser contempladas por Lance:



Viabilidade de Assembleia - item disponível para configurar se o grupo participa ou não da viabilidade da assembleia.

Quantidade de dias antes da assembleia para geração da viabilidade - neste parâmetro deve ser informada a quantidade de dias antes da assembleia para geração da viabilidade e será avaliado pela rotina automática 'Scheduler_Viabilidade_Assembleia', também será possível definir se serão considerados apenas dias úteis ou não. Quando o parâmetro estiver definido como 0(zero) o grupo não participará do processo de viabilidade automática, no entanto, será possível realizar a viabilidade manual através da tela Viabilidade.

Também será possível inserir a quantidade de dias antes da assembleia para geração da viabilidade através da tela Dias para gerar viabilidade, esta tela permitirá inserir a quantidade de dias para vários grupos em um único processamento.



|TOPO|


Contemplação



Sequência Contemplação


A parametrização da sequência de contemplação e a quantidade de cotas a serem contempladas por modalidade também estão disponíveis no menu Venda / Regra de Comercialização / Plano de Venda / Agrupamento de Plano de Venda, mas se o grupo estiver configurado, o sistema priorizará a parametrização realizada no Cadastro do Grupo, quando não houver configuração no Cadastro de Grupo o sistema irá considerar a parametrização definida no Agrupamento do Plano de Vendas.

A configuração da Sequência de Contemplação deve ser realizada no grupo caso haja alguma particularidade em relação a seu Plano de Vendas.

Descrição


Para realizar o cadastro da sequência de contemplação no 'Cadastro de Grupo', clique em


Para adicionar a sequência clique em



Sequência - apresenta  por default o código da sequência.

Tipo de Contemplação - selecione o tipo de contemplação que corresponde a sequência que está sendo definida.

Quantidade de Cotas - informe a quantidade de cotas que o tipo de contemplação irá contemplar.

Verificar Saldo - o sistema apresenta por default se o tipo de contemplação selecionado verifica ou não o saldo do grupo.

Saldo Negativo -  este parâmetro estará habilitado somente quando o tipo de contemplação verifica o saldo do grupo, quando habilitado será possível optar entre duas opções:

Prioriza Sinistro - este item só pode ser alterado para o tipo "Sorteio (Ativas)", para os demais tipos de contemplação, a coluna "Prioriza Sinistro" sempre terá o valor "Não".

Para confirmar o cadastro da sequência de contemplação, clique em


Obervação - A coluna 'Saldo Negativo' será utilizada em conjunto com o item “Verifica Saldo” existente em cada modalidade de apuração; quando este estiver parametrizado como “Não”, a única opção disponível no novo parâmetro será “Não Trata”, pois não será utilizado nessas condições, sendo assim o parâmetro ficará desabilitado com a regra já definida automaticamente.


Para excluir a sequência de contemplação, clique em


Para alterar a sequência de contemplação, clique em




Exemplo de Sequência de Contemplação configurada para o Grupo:


Critérios para Correção de Créditos Vinculados

Dias que o grupo garante o preço do bem - campo disponível para que seja informada a quantidade de dias que o grupo garantirá o preço do bem, caso o mesmo seja reajustado, ou seja, ao definir a quantidade de dias mesmo que haja o reajuste de preço do bem, o grupo garante durante a quantidade de dias informados que o  consorciado receberá o bem com preço reajustado.

Dias para contemplados por sorteio - informe a quantidade de dias após a contemplação, para início da correção de crédito para cotas contempladas por sorteio com bem pendente de entrega. Para que sejam considerados apenas dias úteis selecione a opção 'Úteis'.

Dias para contemplados por lance - informe a quantidade de dias após a contemplação, para início da correção de crédito para cotas contempladas por lance com bem pendente de entrega. Para que sejam considerados apenas dias úteis selecione a opção 'Úteis'.

Cobrar CPMF na correção de crédito - (Parâmetro utilizado quando a legislação permitia a cobrança de CPMF), quando marcado permite deduzir a CPMF da correção de crédito.

Inicia a correção dos contemplados por lance apenas após o último registro de pagamento de lance atingir no minímo __________% do valor do lance ofertado e contemplado - parâmetro disponível para configurar o percentual mínimo para início da correção de crédito de cotas contempladas por lance; a correção será efetuada somente quando o lance pago atingir o percentual informado neste parâmetro. Ao marcar este parâmetro, o sistema desabilitará o parâmetro 'Dias para contemplados por lance', pois neste caso o grupo não vai considerar a quantidade de dias, mas sim o percentual mínimo de lane pago configurado nese parâmetro.

Percentual utilizado do Fundo Reserva para Apuração  - parâmetro disponível para configurar o percentual do Fundo Reserva do grupo que poderá ser utilizado para contemplação de cotas caso o grupo não possua saldo suficiente para contemplação no Fundo Comum, caso o percentual não seja definido mesmo que haja o saldo no fundo reserva o mesmo não é utilizado .



Sorteio Pedra Chave

Considera as pedras reservas no sorteio de Cotas Canceladas - quando selecionado, caso a modalidade de sorteio seja Pedra Chave, na Apuração da Contemplação serão consideradas as pedras chaves cadastradas como pedras reservas na apuração da contemplação.


Trata Contemplações para Viabilidade Econômico-Financeira




Lances





Descrição

Através desta aba o usuário pode definir a Base de cálculo do Lance que será utilizada exclusivamente pelo grupo configurado, quando a base de cálculo não for configurada para o grupo no agrupamento 'Base de cálculo do Lance' é obrigatório que seja definida a base 'Plano de Vendas' deste modo serão utilizadas as configurações definidas no Agrupamento do Plano de Vendas.




Considerar todas as modalidades de Lance na Apuração de Contemplação - Quando este parâmetro é selecionado, na apuração da contemplação, o consorciado concorre com todas modalidades lance que tenha ofertado, respeitando previamente os Critérios de Contemplação parametrizados, por modalidade, (abas Lance livre / Lance fixo / 2º LanceFixo ), de acordo com o número da assembleia apurada - veja em  Agrupamento do Plano de Venda.

Caso não exista a parametrização para uma ou mais modalidades, referente ao número da assembleia apurada, o sistema não realiza a apuração da contemplação para a devida modalidade.


Trata Lance Livre - caso o plano de vendas considere lance livre, informe os parâmetros abaixo:

       Ex:  Nª Parcelas Subsequentes - 03

               Aplicar regra de parcelas subsequentes até quantos lances pagos - 02

       Parcelamento do lance - 03 parcelas

Neste caso, quando o consorciado pagar o 1º e o 2º lance, o sistema efetua a baixa das 3 parcelas subsequentes, porém, quando pagar o 3º lance, o sistema não baixa nenhuma parcela  subsequente, de acordo com a parametrização definida.
       


Trata Lance Limitado - caso o plano de vendas considere lance limitado, informe os parâmetros abaixo:

       Ex:  Nª Parcelas Subsequentes - 03

               Aplicar regra de parcelas subsequentes até quantos lances pagos - 02

       Parcelamento do lance - 03 parcelas

Neste caso, quando o consorciado pagar o 1º e o 2º lance, o sistema efetua a baixa das 3 parcelas subsequentes, porém, quando pagar o 3º lance, o sistema não baixa nenhuma parcela  subsequente, de acordo com a parametrização definida.


Trata Lance Fixo - quando selecionado o sistema libera o grupo para oferta de lance, mesmo quando a base de cálculo para Lance Fixo está definida como Plano de Vendas.

       Ex:  Nª Parcelas Subsequentes - 03

               Aplicar regra de parcelas subsequentes até quantos lances pagos - 02

       Parcelamento do lance - 03 parcelas

Neste caso, quando o consorciado pagar o 1º e o 2º lance, o sistema efetua a baixa das 3 parcelas subsequentes, porém, quando pagar o 3º lance, o sistema não baixa nenhuma parcela  subsequente, de acordo com a parametrização definida.


Lance Embutido - caso o plano de vendas considere lance embutido, informe os parâmetro abaixo:





Base de Cálculo do Lance

Lance mínimo/máximo -  selecione a base de cálculo do lance mínimo e do lance máximo, estão disponíveis as opções:

Lance livre/limitado - selecione a base de cálculo do lance livre e do lance limitado, estão disponíveis as opções: 

Lance fixo -selecione a base de cálculo do lance fixo, estão disponíveis as opções:

Lance embutido - selecione a base de cálculo do lance embutido, estão disponíveis as opções: Valor do Bem, Valor do Bem com Taxas ou Plano de Vendas.


Observação: Para que o sistema considere a base de cálculo de lance definida no Agrupamento do plano de Venda e não a definida no Cadastro do Grupo, na configuração da  base de cálculo deve ser selecionada a opção 'Plano de Vendas'.



Oferta de Lance




Em parcelas: quando este parâmetro é selecionado, efetua a oferta de lances em parcelas.

Em percentual: quando este parâmetro é selecionado, efetua a oferta de lances em percentual.

Em valor: quando este parâmetro é selecionado, efetua a oferta de lances em valor.



Observação: Caso não esteja definido nenhum tipo de oferta de lance na tela de ‘Grupos’, o sistema verifica a tela de ‘Parâmetros Gerais’.





Lances por Assembleia


Na aba ‘Lance por Assembleia’ o sistema deverá permitir que a configuração do lance embutido seja feita por Modalidade de Lance (Livre, Fixo 1, Fixo 2 e Limitado), por assembleia par e ímpar, com definição de base de cálculo e utilização do FGTS.


       Obs.: Na aba ‘Lances’ dentro do item ‘Lance Embutido’ existe o parâmetro ‘Por  modalidade’. Quando marcado, é desabilitado as demais opções do        lance embutido, inclusive o referente a base de cálculo. Ao marca-lo também é demonstrado  aba  ‘Lance Embutido’.



Clique em para realizar as configuraçãoes.





Assembleias - Ao realizar a oferta de lance o sistema avaliará se a assembleia é par ou ímpar, para avaliar as regras definidas para a modalidade de lance a

ser ofertado.


Modalidade de lance - Permiti  a configuração do lance embutido seja feita por Modalidade de Lance (Livre, Fixo 1, Fixo 2 e Limitado).


Base de Calculo - Permite  configuração da base de calculo do lance embutido seja por valor do bem, valor do bem mais taxas e valor ofertado.


Aceita FGTS na Confirmação da Contemplação  - Parametro para liberar a utilização da FGTS e limitar o percentual a ser utilizado em relação ao lance.


Unifica Lance Embuti e FGTS - quando marcado, o sistema limitará a utilização do FGTS ao lance embutido, por exemplo, se

configurado 40% para o lance embutido, na ‘Oferta de Lance’ a soma do lance embutido e do FGTS não poderão ultrapassar o máximo do lance embutido..






Reajuste de Preços


Esta aba permite configurar os grupos para que as novas Vendas sejam realizadas com base no preço do bem somando-se os percentuais dos indexadores já aplicados no grupo.


     


Descrição


Reajuste de Imóveis

Realizado com base no aniversário do(a) - neste parâmetro deverá ser definido se a periodicidade do indexador será tratada por grupo ou por cota:

Usuário Alt.: demonstra o usuário que realizou a alteração no Reajuste de Preços.


Reajustes já processados para o grupo - o sistema demonstra o código, a data e o percentual do reajuste realizado para o grupo.


NA VENDA, definir o valor incial do bem aplicando os indexadores já processados para o grupo - este parâmetro estará habilitado somente quando o parâmetro ‘Realizado com base no aniversário do(a)’ estiver definido como “Grupo”.  Os Grupos que possuem o parâmetro marcado e o BI executado, terão os valores dos Bens  apresentados com os indexadores já aplicados, na venda de proposta; quando desmarcado o valor do bem na venda não irá considerar o percentual do indexador.

Usuário Alt.: demonstra o usuário que realizou a alteração no Reajuste de Preços.



NA TROCA DE BEM, definir o valor incial do bem aplicando os indexadores já processados para o grupo - os grupos que possuem o parâmetro marcado e o BI executado, terão os valores dos Bens  apresentados com os indexadores já aplicados, na Troca de Bens em Lote e na  Negociação de Troca de Bem , quando desmarcado ao realizar a troca de bem não será considerado o valor atualizado com o indexador.

Usuário Alt.: demonstra o usuário que realizou a manutenção no parâmetro referente a troca de bem.




Consulta / Impressão / Exclusão


Consulta

Para localizar um grupo  cadastrado na base de dados, estão disponíveis as opções 'Código' ou 'ID Grupo':

           

Selecione uma das opções, informe o código e localize.



Exclusão

Para excluir um grupo, clique sobre o botão


O sistema permite realizar a exclusão de grupos em Formação que tenham ou não produtos e bens cadastrados, entretanto a exclusão é bloqueada para grupos que possuem propostas cadastradas ou cotas reservadas.

                                                


Impressão

Para emitir o relatório dos grupos cadastrados na base de dados, clique em

Após informar o filtro, clique em


Para emitir o relatório dos grupos listados, clique em 


Exemplo de Relatório Sintético


Exemplo de Relatório Analítico






|Grupo|


|Prefácio|