Atendimento - Atendimento 

1>Posição do Consorciado



Tela Principal do Atendimento:


|Detalhes do Formulário|        |Caracteríticas do Grupo|



Plano de Venda

|Acompanhamento da Cobrança|                        |Agrupamento de Planos de Venda|                |Evolução dos Preços do Bem|

|Dados da Filial / Pto Venda / Pto Entrega|                |Percentual a cobrar na contemplação|        |Planos de Seguro|



Contemplação

|Dados da Contemplação|


Saldo Acumulado

|Vencimento da Assembleia|                        |Parcelas Pagas|                        |Percentuais|

|Parcela(s) em Atraso|                                           |Diferença da Parcela|                                |Valor da Parcela|        


Negociações


|Histograma|                |Agenda|





Detalhes do Formulário


Em frente ao número do contrato do consorciado está disponível o botão de consulta, através da tela chamada ao clicar sobre este botão será possível registrar a fase de recebimento da documentação. Para visualizar a tela clique sobre o botão

Descrição


Tipo de Formulário - este campo demonstra a descrição do modelo de formulário vendido para o consorciado.

Formulário - este campo demonstra o número do contrato adquirido pelo consorciado.

Data da Chegada - este campo apresenta por default a data atual, isto é, a data do dia, no entanto esta data pode ser alterada.

Lançamento de Documentação - neste item será demonstrada a fase de recebimento do formulário, responsável por indicar que os documentos foram entregues na data previamente informada, para inserir a fase é necessário clicar sobre o botão


O sistema demonstrará a mensagem de confirmação da inclusão da fase:


Para inserir a fase, clique sobre o botão

Ocorrência - campos disponível para inserir alguma observação pertinente ao processo de recebimento da documentação, no entanto este campo só estará habilitado enquanto a fase de recebimento não estiver registrada.

Depois que a fase de recebimento foi inserida é possível inserir os documentos para tanto, clique em


Consulte informações mais detalhadas , no final de cada linha da tela, clique no Botão



  Caracteríticas do Grupo

Seguro de Quebra de Garantia


Produtos do grupo

Produtos do Grupo - demonstra o(s) produto(s), plano(s) de venda, prazo(s) de venda e tipo de venda cadastrados para o  grupo.



Bens do Produto - demonstra os bens cadastrados para o agrupamento (dados demonstrados em 'Produtos do Grupo') de acordo com os parâmetros selecionados:



Valores do Bem e Parcela -  este grid demonstra o valor da parcela de acordo com o bem selecionado.




Contemplação


Nota.:

As datas exibidas na tela do atendimento seguem o seguinte conceito:

Data adesão   - o sistema demonstra a data de adesão cadastrada na proposta de venda.

Data cadastro - o sistema demonstra a data de cadastro da cota.

Data de alocação - o sistema demonstra a data de alocação da cota.



Plano de Venda


Visualize informações sobre a  Data da Venda, Data da 1ª Assembleia, Acompanhamento da Cobrança, Plano Básico, Bem Objeto, Valor e Evolução de Preço, Filial de Venda e Administrativa, Ponto de Venda e de Entrega,
Taxa de Administração, Fundo de Reserva e os Seguros.



Acompanhamento da Cobrança



Consulte o Acompanhamento da Cobrança, na linha referente  à  Sit. Cobrança - clique em


Histórico Sit. Cobrança

Demonstra todas as trocas de situação de cobrança da cota, caso haja "Motivo de cancelamento" e "Histórico" os mesmos serão demonstrados nos respectivos campos, de acordo com a situação selecionada.



Cobradora

Apresenta o detalhamento das parcelas em atraso, dos pagamentos realizados, inclusive dos pagamentos realizados dentro da campanha e as informações das negociações que foram realizadas. Também são exibidos os e-mails e telefones da Cobradora, para visualização das informações clicar sobre os respectivos ícones.


Observação - ao efetuar a baixa das parcelas em atraso, ou ao realizar a troca de situação de cobrança de cotas que estejam na 'Cobradora' (desde que a cota não possua parcelas pendentes) as mesmas serão removidas automaticamente da 'cobradora'.


 


 



Observação: somente é possível visualizar as cotas da Cobradora ao qual o usuário está vinculado, esta parametrização é realizada em Cobrança > Retenção/Recuperação > Distribuição de Cobrança > Cobradores > Usuários, caso contrário ao efetuar o acesso será demonstrada a mensagem informando: "Usuário não tem permissão para acessar a Cota".

Caso o privilégio do sistema esteja bloqueando o acesso a cota, quando ocorrer o bloqueio o sistema apresentará a mensagem com a seguinte descrição:

Favor entrar em contato com: APRESENTAR O NOME DA COBRADORA

Fones: APRESENTAR TODOS OS TELEFONES DA COBRADORA

E-mails: APRESENTAR TODOS OS E-MAILS DA COBRADORA



Sinistro


Caso a cota esteja no processo de sinistro a aba é demonstrada com a situação e a data do sinistro, também são demonstradas as fases de acompanhamento do sinistro.


Para incluir novas Fases de Acompanhamento do Sinistro clique em


Código - Informe o código da fase de acompanhamento ou localize através do menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.


Observação - informe a observação.


Após informar os dados da fase clique em






Jurídico


Visualize informações sobre a situação do consorciado no Departamento Jurídico.

Caso a Situação de Cobrança da Cota esteja com status de Jurídico.

Para cotas que estão no Controle de Negativação é demonstrada a aba 'Serasa' ou 'SPC'.


Cartório


Visualize informações sobre os registros de cartórios da cota.

Esta aba só será demonstrada para cotas que passaram pelo processo de importação da notificação para o cartório, quando o privilégio do Controle de Acesso 'Visualizar detalhes da cobrança' estiver liberado.






Agrupamento do Plano de Vendas


Consulte o detalhamento do  Agrupamento do Plano de Venda, na linha referente à  Plano de Venda  -  clique em

Nota:
O sistema não permite que seja realizada qualquer alteração referente do plano através do módulo Atendimento, as alterações só podem ser realizadas através do menu
Venda / Regra de Comercialização / Plano de Venda / Agrupamento do Plano de Venda.



Evolução dos Preços do Bem


Consulte a  Evolução do Preço do Bem, Data de Reajuste, Preço  e  % de Variação.

Na linha referente  à  Bem Objeto, clique em



Dados da Filial / Pto Venda / Pto Entrega


Consulte a Unidade de Negócio, o endereço/telefone das  Filiais de Venda (filial correspondente ao Ponto de venda), Filial Administrativa (filial que atende o consorciado), Ponto de Venda - ( Atual e Histórico - onde é possível observar o ponto de venda original da cota ), Ponto de Atendimento e Ponto de Entrega (onde o Bem foi adquirido/entregue), na linha referente  à   Pto. Entrega -  clique em



Comissionado / Usuário Indicador - para o comissionado estão disponíveis outras abas, conforme detalhamento a seguir:


Hierarquia Atual - demonstra a hierarquia atual do comissionado que realizou a venda da proposta, isto é, lista quem são os supervisores e gerentes do comissionado de acordo com as configurações por categoria, considerando as manutenções realizadas após a venda.

Hierarquia Venda - lista a hierarquia do comissionado considerando a estrutura configurada quando a proposta foi vendida, mesmo que haja manutenções nas categorias a listagem demonstrada não é alterada.




Planos de Seguro


Consulte sobre  Planos de Seguro , na linha referente  à  Seguros, clique em


Na aba 'Plano de Seguro' é demonstrado o plano de seguro vigente da cota:

Ao clicar em é possível efetuar a alteração do plano de seguro, será exibida a tela abaixo:



 



Na aba 'Históricos' são demonstrados os dados do(s) plano(s) de seguro(s) com vigência encerrada.





Percentual a Cobrar na Contemplação:




Para cotas com percentual a cobrar na contemplação, a amortização do percentual pode ser configurada no Plano de Venda, parametrizando a sequência de baixa da regra de quitação configurada com a opção 'Perc. a cobrar na contemplação' para as opções 'Lance Livre', 'Lance Fixo', 'Lance Limitado' e 'Antecipação de Parcelas', ao realizar a antecipação ou baixar o lance o percentual a cobrar na contemplação é proporcionalmente amortizado. Na baixa do lance, o histograma só será atualizado com a baixa do lance, caso o percentual baixado seja suficiente para amortizar o percentual a cobrar na contemplação e as parcelas.

O percentual a cobrar na contemplação pode ser negociado através da tela Perc. Cobrar na Contemplação.



|TOPO|


Contemplação
Consulte as informações sobre a Contemplação do consorciado, bem como dia da contemplação, sorteio ou lance, entrega do bem, descrição de ocorrência com data e usuário, o bem adquirido, crédito pagamento, corrigido e a pagar, desclassificação:


No caso de Contemplação da Cota:


Consulte os dados da contemplação, fases do processo de contemplação, bem alienado e dados da entrega do bem, análise de crédito -  clique em 

Quando efetuado um duplo clique sobre o bem, será aberta a tela para consulta detalhada do pagamento:



Imóvel -  Para cotas contempladas cujo bem é imóvel o sistema disponibiliza a consulta da Evolução da Avaliação.


Os dados da Evolução da Avaliação são demonstrados quando o parâmetro 'Atualiza o valor de avaliação do bem imóvel de acordo com o percentual de aumento do bem da cota' localizado em "Sistema / Configurações / Parâmetro / Créditos" está marcado.



Fase(s) Contemplaçãovisualize as descrições das fases, data de conclusão e observações. Para obter informações sobre o consorciado, clique sobre o campo  Descrição  e  observe a informação registrada no campo  Observação.
Atualmente, o sistema apresenta as fases de contemplação do consorciado em ordem descendente de acordo com a data de ocorrência, mas o usuário pode alterar a ordem de visualização.

Bens  - aplique duplo clique com o mouse sobre o nome do bem e obtenha  detalhes do  Bem  Adquirido (Casa, Apartamento, Modelo, Cor, Chassi, etc.), bem como informações sobre o Pagamento. Para maiores detalhes dos bens, aplique duplo clique na linha do bem desejada:

           Aba Dados do Móvel ou Imóvel  - informações referentes ao bem, alienação, modelo, fabricante, cor, chassi, renavan,

               combustível,  ano/modelo/fabricação, placa, valor, nota fiscal ou CRLV (DUT), data da compra e valor.

              Aplique duplo clique com o mouse no Bem desejado, e obtenha informações sobre o mesmo e seu pagamento:



           Aba Dados do Pagamento  - informações referentes ao pagamento do bem, mostrando o dia, valor, favorecido, conta bancária

             e forma de pagamento.

              Na parte inferior da tela de contemplação, visualize as informações referentes aos valores do crédito original, corrigido,

              pagamentos, valor a pagar, valor de contemplações e bem entregue com datas.

        

        

Crédito Original - demonstra o valor da carta de crédito adquirida pelo consorciado, acrescida dos reajustes de preço do bem ocorridos antes da contemplação.

Crédito Corrigido - o valor demonstrado neste campo é composto do pelo valor do crédito original, acrescido do rendimento advindo da Correção de Crédito.

Rendimento - demonstra o valor total do rendimento do consorciado com a dedução do valor do Imposto de Renda. Para visualizar detalhes do rendimento clique sobre o botão 'Detalhes':

Observação: O valor do rendimento demonstrado para o mês não corresponde exclusivamente ao valor rendimento mensal, o rendimento é composto do valor do rendimento do mês anterior acrescido do rendimento do mês atual, desta maneira o valor do rendimento atual corresponde ao valor total do rendimento do consorciado.


Pagamentos realizados - demonstra os valores já utilizados do crédito do consorciado, valores estes que podem ter sido utilizado na baixa do lance embutido, no pagamento de bem parcial entre outros.

Valor a Pagar - demonstra o valor líquido a pagar ao consorciado, que é composto pelo valor do crédito corrido com a dedução do pagamento realizados.



Obs.: No caso de cotas contempladas, submetidas ao processo de análise de crédito , o sistema automaticamente habilita uma aba deAnálises de Crédito, exibindo informações referentes à integração com esta interface.

Ex.: Quantidade e percentuais em  atraso demonstrados na aba Análises de Crédito: 


Para maiores informações consulte o módulo Contemplação.


Nota 1:

No caso de cota ativa, contemplada apta a conversão de crédito automático ao acessar a tela de contemplação o sistema demonstra a opção 'Conversão de Crédito Automática'.


Acesse a Cota.

Ao clicar no Botão o sistema abre a tela de Conversão de Crédito Automática.




Ao clicar no Botão o sistema demonstra a tela de Informações Bancárias.

Caso o consorciado tenha contas cadastradas, as mesmas serão demonstradas.




Após preencher os dados, clique no Botão


Modalidade: A Modalidade é parametrizada de acordo com o Tipo de Pagamento, em 'Crédito/Controle de Aquisição/Cadastro de Apoio/Tipo de Pagamento/Aba Dados Default Pagamento'.

Se o Parâmetro "Permite Alterar Tipo/Modalidade Conversão" localizado em 'Controle de Acesso/Atendimento/Contemplação' (Exemplo 8) estiver marcado, é possível alterar o tipo/modalidade na tela “Informações Bancárias” do processo de 'Conversão de Crédito Automática', porém, se o mesmo estiver desmarcado, a opção Modalidade fica desabilitada.


Finalidade: Selecione uma Finalidade.



Clique no Botão


  

No caso de Desclassificação da Contemplação das cotas:

Consulte os dados da desclassificação da cota  -  clique em 


Nota 2:


No caso de cotas ativas que possuem valores 'Pendente de Entrega' e para as cotas canceladas que possuem 'Valor Pendente Devolução' os campos  'Provisão I.R.(-)' e 'Tarifa Bancária(-)', são demonstrados. O valor do desconto do Imposto de Renda é demonstrado nos dados do Bem Pendente de Entrega da tela de informação das Contemplação, onde o mesmo é calculado no momento da consulta e acrescido do valor dos lançamentos de imposto de renda efetuados no encerramento.




|TOPO|



Saldo Acumulado
Visualize detalhes da Assembleia atual, Valores Pagamentos, Saldo devedor, Atrasos, Diferença de Parcelas, Valores das Parcelas, Qts. Pgs (Quantidade de Parcelas pagas).


Caso a cota possua solicitação de cancelamento pendente, será demonstrada a informação em frente à descrição Saldo Acumulado.


Quando a cota possuir bloqueio de cobrança; processo que é realizado através do menu "Cobrança / Emissão de Cobrança / Montagem/ Bloqueio de Cobrança” será demonstrado na tela principal do Atendimento em frente ao campo "Saldo acumulado" a descrição "Cobrança Bloqueada".




Vencimento da Assembleia



Consulte o  Calendário de Assembleias com a próxima Assembleia a ser realizada com data e hora selecionada, na linha referente à  Assemb. atual: clique em  



Parcelas Pagas


Consulte as informações sobre valores pagos, na linha referente a Valores Pagos: clique em    


Consulte detalhes de uma parcela paga, selecione-a e aplique duplo clique sobre a mesma:


Para consultar detalhes dos campos Contabilizado, Fundo Comum, Taxa de Administração, Seguro, Multa/Juros e Impostos clique sobre o botão


Contabilizado

Obs.: O registro é demonstrado mesmo que o lançamento contábil não possua histórico padrão.

Fundo Comum


Taxa de Administração


Seguro


Multa / Juros


Impostos


Essa opção demonstrará valor, se o Parâmetro 'Cobra CPMF na parcela ' estiver marcado em 'Sistema/ Configurações/ Parâmetro/ Venda/ Venda 1' e para o grupo desejado em 'Grupo/ Cadastro de Grupo/ Grupo/ Dados Principais'.


     




Percentuais


Para obter um resumo com informações de percentuais pagos, pendentes, a cobrar, diferença, ideal devido, na linha referente a  Saldo Devedor: clique em

Também são exibidos os valores pagos e a pagar com todos os detalhes e distribuição dos conceitos como: Fundo de Aquisição, Reserva, Taxa de Administração, Adesão, Seguros, Multas e Juros, Diferenças de Parcelas, Outros Valores, Impostos e Total:




Ao clicar no botão em frente ao campo Valores Pagos pela Seguradora, a tela  Atendimento - Detalhes do SQG/PLD Seguradora é apresentada demonstrando os valores e os totalizadores.



Ao clicar no botão em frente ao campo Valores a Restituir pelo Consorciado, a tela  Atendimento - Detalhes do SQG/PLD Consorciado é apresentada demonstrando os valores e os totalizadores.



Observações:

1- Simulação Cancelamento - esta opção está disponível somente para cotas não contempladas, cotas ativas e cotas canceladas com versão de 01 a 29, para consultar os detalhes da 'Situação de Cancelamento' é necessário que o privilégio Simulação Cancelamento do 'Controle de Acesso' esteja liberado. Através deste campo é possível simular o valor a ser pago ao Consorciado caso o mesmo seja cancelado.

2 - Simulação Cancelamento (Cota cancelada versão 01 a 29) -  para cotas canceladas é possível consultar o valor a devolver ao consorciado.




3- Somente para cotas com pagamento 'SQG' será demonstrado no agrupamento 'Valores Pagos' o campo 'Seg. de Quebra' com o valor e o percentual de SQG pago, quando o parâmetro 'Demonstra Saldo Devedor sem os pagamentos efetuados pelo SQG para cotas com situação de cobrança SQG' do Corporativo Consórcio estiver desmarcado. Quando o parâmetro estiver marcado, o campo será demonstrado também para cotas sem pagamento de SQG, porém sem valores e percentuais.







Parcela(s) em Atraso


Consulte histórico dos atrasos, com vencimentos, % de adesão, % ideal, valor da parcela, multa/juros e valor total, na linha referente a Atraso(s): clique em


Observação:

Em relação à Reativação da Cota, não deverá ser demonstrada na tela do atendimento, os valores de multa e juros das parcelas em atraso posteriores a data do cancelamento da cota.



Diferença da Parcela

Consulte informações sobre distribuição dos conceitos, linha referente  a  Diferença de Parcela: clique em



Valor da Parcela



Consulte a distribuição dos conceitos da parcela atual (mês em questão), com bem e valor, fundo de aquisição, fundo de reserva, taxa de administração, adesão, seguro, multa/juros, total da parcela e outras, na linha referente a  Valor da Parcela:  clique em

|TOPO|


Negociações


Selecione um ítem da tela , aplique duplo clique sobre o mesmo e visualize detalhes da negociação.     


Ex:  Duplo clique em Troca de bem


Observação:



|TOPO|



A tela ainda apresenta informações gerais sobre diferenças no grupo (caso se aplique),  quantidade de parcelas pagas, quantidade de parcelas furo, limite máximo e mínimo:




Histograma


Demonstração  Gráfica referente ao histórico de pagamentos das parcelas.


Para verificar qual o significado das siglas apresentadas no histograma clique em


 


|TOPO|


Agenda



De acordo com cada protocolo gerado pela agenda, o sistema demonstra a ocorrência e histórico registrados.


Para visualizar um histórico mais detalhado, clique no Botão


Para registrar uma nova ocorrência na agenda, clique no Botão



Quando a ocorrência estiver configurada para 'Disponibilizar Negociações' ao confirmar o encaminhamento ou a negociação será apresentada a tela 'Negociação de Percentual Ideal' para que o usuário efetue a negociação de parcelas, caso a negociação seja cancelada e ocorrência da agenda também será cancelada, quando a negociação for concluída a ocorrência será concluída automaticamente com o motivo cadastrado na tela 'Parâmetros'.






Consulte outras funcionalidade através do tópico Operações


|TOPO|


|Prefácio|