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1>Posição do Consorciado
Tela Principal do Atendimento:
|Detalhes do Formulário| |Caracteríticas do Grupo|
|Acompanhamento da Cobrança| |Agrupamento de Planos de Venda| |Evolução dos Preços do Bem|
|Dados da Filial / Pto Venda / Pto Entrega| |Percentual a cobrar na contemplação| |Planos de Seguro|
|Vencimento da Assembleia| |Parcelas Pagas| |Percentuais|
|Parcela(s) em Atraso| |Diferença da Parcela| |Valor da Parcela|
|Histograma| |Agenda|
Em frente ao número do contrato do consorciado está disponível o botão de consulta, através da tela chamada ao clicar sobre este botão será possível registrar a fase de recebimento da documentação. Para visualizar a tela clique sobre o botão
Descrição
Tipo de Formulário - este campo demonstra a descrição do modelo de formulário vendido para o consorciado.
Formulário - este campo demonstra o número do contrato adquirido pelo consorciado.
Data da Chegada - este campo apresenta por default a data atual, isto é, a data do dia, no entanto esta data pode ser alterada.
Lançamento de Documentação - neste item será demonstrada a fase de recebimento do formulário, responsável por indicar que os documentos foram entregues na data previamente informada, para inserir a fase é necessário clicar sobre o botão
O sistema demonstrará a mensagem de confirmação da inclusão da fase:
Para inserir a fase, clique sobre o botão
Ocorrência - campos disponível para inserir alguma observação pertinente ao processo de recebimento da documentação, no entanto este campo só estará habilitado enquanto a fase de recebimento não estiver registrada.
Depois que a fase de recebimento foi inserida é possível inserir os documentos para tanto, clique em
Consulte informações mais detalhadas , no final de cada linha da tela, clique no Botão
Seguro de Quebra de Garantia
Produtos do grupo
Produtos do Grupo - demonstra o(s) produto(s), plano(s) de venda, prazo(s) de venda e tipo de venda cadastrados para o grupo.
Bens do Produto - demonstra os bens cadastrados para o agrupamento (dados demonstrados em 'Produtos do Grupo') de acordo com os parâmetros selecionados:
Valores do Bem e Parcela - este grid demonstra o valor da parcela de acordo com o bem selecionado.
Contemplação
As datas exibidas na tela do atendimento seguem o seguinte conceito:
Data adesão - o sistema demonstra a data de adesão cadastrada na proposta de venda.
Data cadastro - o sistema demonstra a data de cadastro da cota.
Data de alocação - o sistema demonstra a data de alocação da cota.
Visualize informações sobre a Data da Venda, Data da 1ª Assembleia, Acompanhamento da Cobrança, Plano Básico, Bem Objeto, Valor e Evolução de Preço, Filial de Venda e Administrativa, Ponto de Venda e de Entrega, Taxa de Administração, Fundo de Reserva e os Seguros.
Consulte o Acompanhamento da Cobrança, na linha referente à Sit. Cobrança - clique em
Histórico Sit. Cobrança
Demonstra todas as trocas de situação de cobrança da cota, caso haja "Motivo de cancelamento" e "Histórico" os mesmos serão demonstrados nos respectivos campos, de acordo com a situação selecionada.
Cobradora
Apresenta o detalhamento das parcelas em atraso, dos pagamentos realizados, inclusive dos pagamentos realizados dentro da campanha e as informações das negociações que foram realizadas. Também são exibidos os e-mails e telefones da Cobradora, para visualização das informações clicar sobre os respectivos ícones.
Observação - ao efetuar a baixa das parcelas em atraso, ou ao realizar a troca de situação de cobrança de cotas que estejam na 'Cobradora' (desde que a cota não possua parcelas pendentes) as mesmas serão removidas automaticamente da 'cobradora'.
Observação: somente é possível visualizar as cotas da Cobradora ao qual o usuário está vinculado, esta parametrização é realizada em Cobrança > Retenção/Recuperação > Distribuição de Cobrança > Cobradores > Usuários, caso contrário ao efetuar o acesso será demonstrada a mensagem informando: "Usuário não tem permissão para acessar a Cota".
Caso o privilégio do sistema esteja bloqueando o acesso a cota, quando ocorrer o bloqueio o sistema apresentará a mensagem com a seguinte descrição:
Favor entrar em contato com: APRESENTAR O NOME DA COBRADORA
Fones: APRESENTAR TODOS OS TELEFONES DA COBRADORA
E-mails: APRESENTAR TODOS OS E-MAILS DA COBRADORA
Sinistro
Caso a cota esteja no processo de sinistro a aba é demonstrada com a situação e a data do sinistro, também são demonstradas as fases de acompanhamento do sinistro.
Para incluir novas Fases de Acompanhamento do Sinistro clique em
Código - Informe o código da fase de acompanhamento ou localize através do menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.
Observação - informe a observação.
Após informar os dados da fase clique em
Jurídico
Visualize informações sobre a situação do consorciado no Departamento Jurídico.
Caso a Situação de Cobrança da Cota esteja com status de Jurídico.
Para cotas que estão no Controle de Negativação é demonstrada a aba 'Serasa' ou 'SPC'.
Cartório
Visualize informações sobre os registros de cartórios da cota.
Esta aba só será demonstrada para cotas que passaram pelo processo de importação da notificação para o cartório, quando o privilégio do Controle de Acesso 'Visualizar detalhes da cobrança' estiver liberado.
Agrupamento do Plano de Vendas
Consulte o detalhamento do Agrupamento do Plano de Venda, na linha referente à Plano de Venda - clique em
Nota:
O sistema não permite que seja realizada qualquer alteração referente do plano através do módulo Atendimento, as alterações só podem ser realizadas através do menu Venda / Regra de Comercialização / Plano de Venda / Agrupamento do Plano de Venda.
Consulte a Evolução do Preço do Bem, Data de Reajuste, Preço e % de Variação.
Na linha referente à Bem Objeto, clique em
Dados da Filial / Pto Venda / Pto Entrega
Consulte a Unidade de Negócio, o endereço/telefone das Filiais de Venda (filial correspondente ao Ponto de venda), Filial Administrativa (filial que atende o consorciado), Ponto de Venda - ( Atual e Histórico - onde é possível observar o ponto de venda original da cota ), Ponto de Atendimento e Ponto de Entrega (onde o Bem foi adquirido/entregue), na linha referente à Pto. Entrega - clique em
Comissionado / Usuário Indicador - para o comissionado estão disponíveis outras abas, conforme detalhamento a seguir:
Hierarquia Atual - demonstra a hierarquia atual do comissionado que realizou a venda da proposta, isto é, lista quem são os supervisores e gerentes do comissionado de acordo com as configurações por categoria, considerando as manutenções realizadas após a venda.
Hierarquia Venda - lista a hierarquia do comissionado considerando a estrutura configurada quando a proposta foi vendida, mesmo que haja manutenções nas categorias a listagem demonstrada não é alterada.
Consulte sobre Planos de Seguro , na linha referente à Seguros, clique em
Na aba 'Plano de Seguro' é demonstrado o plano de seguro vigente da cota:
Ao clicar em é possível efetuar a alteração do plano de seguro, será exibida a tela abaixo:
Na aba 'Históricos' são demonstrados os dados do(s) plano(s) de seguro(s) com vigência encerrada.
Percentual a Cobrar na Contemplação:
Para cotas com percentual a cobrar na contemplação, a amortização do percentual pode ser configurada no Plano de Venda, parametrizando a sequência de baixa da regra de quitação configurada com a opção 'Perc. a cobrar na contemplação' para as opções 'Lance Livre', 'Lance Fixo', 'Lance Limitado' e 'Antecipação de Parcelas', ao realizar a antecipação ou baixar o lance o percentual a cobrar na contemplação é proporcionalmente amortizado. Na baixa do lance, o histograma só será atualizado com a baixa do lance, caso o percentual baixado seja suficiente para amortizar o percentual a cobrar na contemplação e as parcelas.
O percentual a cobrar na contemplação pode ser negociado através da tela Perc. Cobrar na Contemplação.
|TOPO|
No caso de Contemplação da Cota:
Consulte os dados da contemplação, fases do processo de contemplação, bem alienado e dados da entrega do bem, análise de crédito - clique em
Quando efetuado um duplo clique sobre o bem, será aberta a tela para consulta detalhada do pagamento:
Imóvel - Para cotas contempladas cujo bem é imóvel o sistema disponibiliza a consulta da Evolução da Avaliação.
Os dados da Evolução da Avaliação são demonstrados quando o parâmetro 'Atualiza o valor de avaliação do bem imóvel de acordo com o percentual de aumento do bem da cota' localizado em "Sistema / Configurações / Parâmetro / Créditos" está marcado.
Fase(s) Contemplação - visualize as descrições das fases, data de conclusão e observações. Para obter informações sobre o consorciado, clique sobre o campo Descrição e observe a informação registrada no campo Observação.
Atualmente, o sistema apresenta as fases de contemplação do consorciado em ordem descendente de acordo com a data de ocorrência, mas o usuário pode alterar a ordem de visualização.
Bens - aplique duplo clique com o mouse sobre o nome do bem e obtenha detalhes do Bem Adquirido (Casa, Apartamento, Modelo, Cor, Chassi, etc.), bem como informações sobre o Pagamento. Para maiores detalhes dos bens, aplique duplo clique na linha do bem desejada:
Aba Dados do Móvel ou Imóvel - informações referentes ao bem, alienação, modelo, fabricante, cor, chassi, renavan,
combustível, ano/modelo/fabricação, placa, valor, nota fiscal ou CRLV (DUT), data da compra e valor.
Aplique duplo clique com o mouse no Bem desejado, e obtenha informações sobre o mesmo e seu pagamento:
Aba Dados do Pagamento - informações referentes ao pagamento do bem, mostrando o dia, valor, favorecido, conta bancária
e forma de pagamento.
Na parte inferior da tela de contemplação, visualize as informações referentes aos valores do crédito original, corrigido,
pagamentos, valor a pagar, valor de contemplações e bem entregue com datas.
Crédito Original - demonstra o valor da carta de crédito adquirida pelo consorciado, acrescida dos reajustes de preço do bem ocorridos antes da contemplação.
Crédito Corrigido - o valor demonstrado neste campo é composto do pelo valor do crédito original, acrescido do rendimento advindo da Correção de Crédito.
Rendimento - demonstra o valor total do rendimento do consorciado com a dedução do valor do Imposto de Renda. Para visualizar detalhes do rendimento clique sobre o botão 'Detalhes':
Observação: O valor do rendimento demonstrado para o mês não corresponde exclusivamente ao valor rendimento mensal, o rendimento é composto do valor do rendimento do mês anterior acrescido do rendimento do mês atual, desta maneira o valor do rendimento atual corresponde ao valor total do rendimento do consorciado.
Pagamentos realizados - demonstra os valores já utilizados do crédito do consorciado, valores estes que podem ter sido utilizado na baixa do lance embutido, no pagamento de bem parcial entre outros.
Valor a Pagar - demonstra o valor líquido a pagar ao consorciado, que é composto pelo valor do crédito corrido com a dedução do pagamento realizados.
Obs.: No caso de cotas contempladas, submetidas ao processo de análise de crédito , o sistema automaticamente habilita uma aba deAnálises de Crédito, exibindo informações referentes à integração com esta interface.
Ex.: Quantidade e percentuais em atraso demonstrados na aba Análises de Crédito:
Para maiores informações consulte o módulo Contemplação.
Nota 1:
No caso de cota ativa, contemplada apta a conversão de crédito automático ao acessar a tela de contemplação o sistema demonstra a opção 'Conversão de Crédito Automática'.
Acesse a Cota.
Ao clicar no Botão o sistema abre a tela de Conversão de Crédito Automática.
Ao clicar no Botão o sistema demonstra a tela de Informações Bancárias.
Caso o consorciado tenha contas cadastradas, as mesmas serão demonstradas.
Após preencher os dados, clique no Botão
Modalidade: A Modalidade é parametrizada de acordo com o Tipo de Pagamento, em 'Crédito/Controle de Aquisição/Cadastro de Apoio/Tipo de Pagamento/Aba Dados Default Pagamento'.
Se o Parâmetro "Permite Alterar Tipo/Modalidade Conversão" localizado em 'Controle de Acesso/Atendimento/Contemplação' (Exemplo 8) estiver marcado, é possível alterar o tipo/modalidade na tela “Informações Bancárias” do processo de 'Conversão de Crédito Automática', porém, se o mesmo estiver desmarcado, a opção Modalidade fica desabilitada.
Finalidade: Selecione uma Finalidade.
Clique no Botão
No caso de Desclassificação da Contemplação das cotas:
Consulte os dados da desclassificação da cota - clique em
Nota 2:
No caso de cotas ativas que possuem valores 'Pendente de Entrega' e para as cotas canceladas que possuem 'Valor Pendente Devolução' os campos 'Provisão I.R.(-)' e 'Tarifa Bancária(-)', são demonstrados. O valor do desconto do Imposto de Renda é demonstrado nos dados do Bem Pendente de Entrega da tela de informação das Contemplação, onde o mesmo é calculado no momento da consulta e acrescido do valor dos lançamentos de imposto de renda efetuados no encerramento.
|TOPO|
Caso a cota possua solicitação de cancelamento pendente, será demonstrada a informação em frente à descrição Saldo Acumulado.
Quando a cota possuir bloqueio de cobrança; processo que é realizado através do menu "Cobrança / Emissão de Cobrança
/ Montagem/ Bloqueio de Cobrança” será demonstrado na tela principal do Atendimento em frente ao campo "Saldo acumulado" a descrição "Cobrança Bloqueada".Consulte o Calendário de Assembleias com a próxima Assembleia a ser realizada com data e hora selecionada, na linha referente à Assemb. atual: clique em
Consulte as informações sobre valores pagos, na linha referente a Valores Pagos: clique em
Consulte detalhes de uma parcela paga, selecione-a e aplique duplo clique sobre a mesma:
Para consultar detalhes dos campos Contabilizado, Fundo Comum, Taxa de Administração, Seguro, Multa/Juros e Impostos clique sobre o botão
Contabilizado
Obs.: O registro é demonstrado mesmo que o lançamento contábil não possua histórico padrão.
Fundo Comum
Taxa de Administração
Seguro
Multa / Juros
Impostos
Essa opção demonstrará valor, se o Parâmetro 'Cobra CPMF na parcela ' estiver marcado em 'Sistema/ Configurações/ Parâmetro/ Venda/ Venda 1' e para o grupo desejado em 'Grupo/ Cadastro de Grupo/ Grupo/ Dados Principais'.
Para obter um resumo com informações de percentuais pagos, pendentes, a cobrar, diferença, ideal devido, na linha referente a Saldo Devedor: clique em
Também são exibidos os valores pagos e a pagar com todos os detalhes e distribuição dos conceitos como: Fundo de Aquisição, Reserva, Taxa de Administração, Adesão, Seguros, Multas e Juros, Diferenças de Parcelas, Outros Valores, Impostos e Total:
Ao clicar no botão em frente ao campo ‘Valores Pagos pela Seguradora’, a tela ‘Atendimento - Detalhes do SQG/PLD – Seguradora’ é apresentada demonstrando os valores e os totalizadores.
Ao clicar no botão em frente ao campo ‘Valores a Restituir pelo Consorciado’, a tela ‘Atendimento - Detalhes do SQG/PLD – Consorciado’ é apresentada demonstrando os valores e os totalizadores.
Observações:
1- Simulação Cancelamento - esta opção está disponível somente para cotas não contempladas, cotas ativas e cotas canceladas com versão de 01 a 29, para consultar os detalhes da 'Situação de Cancelamento' é necessário que o privilégio Simulação Cancelamento do 'Controle de Acesso' esteja liberado. Através deste campo é possível simular o valor a ser pago ao Consorciado caso o mesmo seja cancelado.
2 - Simulação Cancelamento (Cota cancelada versão 01 a 29) - para cotas canceladas é possível consultar o valor a devolver ao consorciado.
3- Somente para cotas com pagamento 'SQG' será demonstrado no agrupamento 'Valores Pagos' o campo 'Seg. de Quebra' com o valor e o percentual de SQG pago, quando o parâmetro 'Demonstra Saldo Devedor sem os pagamentos efetuados pelo SQG para cotas com situação de cobrança SQG' do Corporativo Consórcio estiver desmarcado. Quando o parâmetro estiver marcado, o campo será demonstrado também para cotas sem pagamento de SQG, porém sem valores e percentuais.
Consulte histórico dos atrasos, com vencimentos, % de adesão, % ideal, valor da parcela, multa/juros e valor total, na linha referente a Atraso(s): clique em
Observação:
Em relação à Reativação da Cota, não deverá ser demonstrada na tela do atendimento, os valores de multa e juros das parcelas em atraso posteriores a data do cancelamento da cota.
Consulte informações sobre distribuição dos conceitos, linha referente a Diferença de Parcela: clique em
Consulte a distribuição dos conceitos da parcela atual (mês em questão), com bem e valor, fundo de aquisição, fundo de reserva, taxa de administração, adesão, seguro, multa/juros, total da parcela e outras, na linha referente a Valor da Parcela: clique em
|TOPO|
Selecione um ítem da tela , aplique duplo clique sobre o mesmo e visualize detalhes da negociação.
Ex: Duplo clique em Troca de bem
Observação:
|TOPO|
A tela ainda apresenta informações gerais sobre diferenças no grupo (caso se aplique), quantidade de parcelas pagas, quantidade de parcelas furo, limite máximo e mínimo:
Demonstração Gráfica referente ao histórico de pagamentos das parcelas.
Para verificar qual o significado das siglas apresentadas no histograma clique em
|TOPO|
De acordo com cada protocolo gerado pela agenda, o sistema demonstra a ocorrência e histórico registrados.
Para visualizar um histórico mais detalhado, clique no Botão
Para registrar uma nova ocorrência na agenda, clique no Botão
Quando a ocorrência estiver configurada para 'Disponibilizar Negociações' ao confirmar o encaminhamento ou a negociação será apresentada a tela 'Negociação de Percentual Ideal' para que o usuário efetue a negociação de parcelas, caso a negociação seja cancelada e ocorrência da agenda também será cancelada, quando a negociação for concluída a ocorrência será concluída automaticamente com o motivo cadastrado na tela 'Parâmetros'.
Consulte outras funcionalidade através do tópico Operações
|TOPO|