1>Tipos de Pagamento
Acesso
Crédito > Controle de Aquisição > Cadastro de Apoio > Tipos de Pagamento
Utilização
Registrar / Associar o tipo de movimento aos tipos de pagamentos de bens (móveis / imóveis) e outros pagamentos.
Ex.: Devolução, Pagamento Escritura, Pagamento Imóvel, Pagamento de despesas diversas, etc.
Descrição
Clique no Botão
Código - informe um Código identificador para o tipo de pagamento - alfanumérico 3 caracteres.
Nome - informe a descrição para o Tipo de Pagamento de Bem.
Em Tipo Movimento - informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou lupa:
Utilização - selecione em qual(is) pagamento(s) -
Bem Móvel - tipo de pagamento será utilizado apenas por bens móveis.
Aceita Novo - tipo de pagamento aceitará bens móveis novos.
Aceita Usado - tipo de pagamento aceitará bens móveis usados.
Bem Imóvel - tipo de pagamento poderá ser utilizado apenas por bens do seguimento imóvel.
Aceita Novo - tipo de pagamento aceitará bens móveis novos.
Aceita Usado - tipo de pagamento aceitará bens móveis usados.
Outros Pagamentos - este tipo de pagamento é referenciado.
Encerramento - tipo de pagamento será utilizado na identificação de cotas.
É necessário informar ao menos uma utilização para o tipo de pagamento registrado.
Em Parâmetros - selecione adequadamente o(s) parâmetro(s) a considerar, de acordo com o tipo de pagamento registrado:
Valida os percentuais do parâmetro para quitação do produto - este parâmetro só estará habilitado quando o parâmetro 'Este tipo de pagamento é considerado como 'pagamento de crédito em espécie'' estiver marcado. Quando marcado, para realizar a Solicitação de Pagamento de Bem para a cota, será necessário que o valor amortizado e o saldo devedor da cota estejam dentre os percentuais de quitação definidos para o Produto, caso não estejam o sistema não permitirá concluir a solicitação de pagamento de bem e emitirá um aviso informando que o percentual amortizado pela cota ou que o saldo devedor da cota está fora dos percentuais de quitação definidos para o produto.
Código de Movimento da Pendência- quando o parâmetro "Gera pendência de cobrança na cota" estiver marcado, obrigatoriamente deverá informar
o código de movimento, este será gerado como pendência ao efetuar a programação de "Outros Pagamentos".
Percentual para Retenção_________% -neste parâmetro deve ser informado o percentual que será retido do valor do crédito corrigido do consorciado, o valor retido é utilizado para quitar as despesas com o cartório.
Após parametrizações definidas, clique no Botão
|Situações de Cobrança| |Versão| |Agrupamento Código Movimento| |Dados Default Pagamento|
Relacione a(s) situação(ões) de cobrança das cotas aptas à utilizar este tipo de pagamento. O tipo de pagamento só poderá ser utilizado pelas cotas que possuírem a situação de cobrança aqui informada.
Para incluir a situação de cobrança, clique no botão
Selecione a situação de cobrança e clique em
Para excluir a situação de cobrança, clique em
Relacione a(s) versão(ões) das cotas aptas à utilizar(em) este tipo de pagamento. A inclusão das versões estará disponível, apenas quando a utilização do tipo de pagamento for 'Outros Pagamentos'.
Para incluir a versão, clique no Botão
Informe a versão entre 0 e 49 e clique em
Caso não seja especificado nenhuma, todas as versões são aceitas para a utilização deste tipo de pagamento.
Para excluir a versão, clique em
Agrupamento de código de movimento
Esta aba estará habilitada somente caso a utilização informada for Outros Pagamentos.
Clique no Botão
Considera Estornos - quando selecionado, o estorno do agrupamento selecionado também será considerado.
Selecione o agrupamento de códigos de movimentos e clique em
Para excluir a versão, clique em
Através desta aba será possível configurar os Dados do Pagamento por 'Cheque' e 'Pagamento Eletrônico', nas modalidades de pagamento eletrônico, Solicitação de Pagamento de Bem (CNP3 / CNP3 WEB), Solicitação de Outros Pagamentos e Identificação de Cotas) haverá o preenchimento automático das parametrizações realizadas nesta tela, minimizando a possibilidade do usuário informar modalidades e tipos de pagamento eletrônico incorretos.
A configuração do 'Dados Default Pagamento' não serão obrigatórios, quando não informados o usuário deverá definir as opções desejadas no momento da realização da programação do pagamento.
Para cadastrar os Dados Default do Pagamento, clique em
Será demonstrada duas abas 'Dados do Pagamento' e 'Dados do Pagamento - Administradora', com as mesmas parametrizações.
Descrição
Dados do Pagamento
Forma - neste campo deve ser definido a forma de pagamento que será utilizada para o tipo de pagamento 'Cheque' ou 'Pagamento Eletrônico'.
Informe o código manualmente ou escolha uma no menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.
Selecione a Forma de pagamento e clique em
Agente - neste campo deve ser definido o agente financeiro que será utilizado para o tipo de pagamento. Os agentes deverão ser apresentados de acordo com a forma definida no campo Forma, quando há apenas um agente o sistema apresentará automaticamente a informação.
Informe o código do agente manualmente ou escolha uma no menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.
Selecione a Forma de pagamento e clique em
Agente - Outros Bancos - neste campo deve ser definido o agente que será assumido nos pagamentos onde o banco da conta do favorecido é diferente do banco do agente financeiro default; caso o banco do favorecido seja diferente do agente default, o agente definido neste campo será selecionado automaticamente.
Informe o código do agente manualmente ou escolha um no menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.
Selecione a Forma de pagamento e clique em
Observe que para a forma de pagamento 'Cheque' as opções referentes ao 'Tipo/Modalidade' permanecerão desabilitadas.
Caso a forma de pagamento default seja 'Pagamento Eletrônico' o usuário poderá ou não informar o 'Tipo/Modalidade' do pagamento, segue definições.
Tipo/Modalidade Mesmo Banco - defina a modalidade de pagamento que será utilizada para os pagamentos realizados para o banco do Agente Financeiro Default.
Tipo/Modalidade Outros B. (DOC) - definida a modalidade de pagamento que será utilizada para os pagamentos realizados considerando o 'Agente - Outros Bancos'.
Tipo/Modalidade Outros B. (TED) - definida a modalidade de pagamento que será utilizada para os pagamentos realizados considerando o 'Agente - Outros Bancos'.
Observação - Para cadastrar um 'Tipo/Modalidade' padrão, é necessário informar os três campos 'Tipo/Modalidade', caso não queira cadastrá-los, mantenha-os com a informação "-- Nenhuma --".
Caso o Agente Financeiro esteja configurado para utilizar a 'Modalidade de Pagamento Default para OP ou Cheque Administrativo' e possua o parâmetro 'Desabilita informações bancárias do favorecido' marcado, os campos referentes ao 'Tipo/Modalidade' estarão desabilitados e será assumida a modalidade default do agente financeiro; as configurações do agente financeiro são realizadas através do menu Financeiro / Movimentação / Cadastrao de Apoio / Agente Financeiro.
No caso de utilização do agente conforme definido acima nas modalidades de pagamento eletrônico (Solicitação de Pagamento de Bem (CNP3), Solicitação de Outros Pagamentos e Identificação de Cotas) na ‘Definição do Favorecido e da Forma de Pagamento’ os campos ‘Forma’ e ‘Agente’ estarão desabilitados e apresentarão as informações cadastradas no ‘Tipo de Pagamento – Dados Default Pagamento’.
Nas ‘Informações Bancárias’, caso seja informado o mesmo banco do agente, ao ‘Confirmar’ a tela se fechará automaticamente e a tela ‘Definição dos dados bancários da transação financeira’ não será demonstrada, e o campo ‘Tipo/Modalidade’ assumirá o parametrizado para o 'Agente' do ‘Tipo de Pagamento - Dados Default Pagamento’. Caso seja informado um banco diferente do banco do agente, ao ‘Confirmar’ as informações bancárias a tela se fechará automaticamente e a tela ‘Definição dos dados bancários da transação financeira’ não será demonstrada, nesta situação o 'Agente' e o ‘Tipo/Modalidade’ assumirão os dados parametrizados para o 'Agente - Outros Bancos' e ‘Tipo/Modalidade Outros Bancos’ no ‘Tipo de Pagamento - Dados Default Pagamento’.
Caso o Agente Financeiro esteja configurado para utilizar a 'Modalidade de Pagamento Default para OP ou Cheque Administrativo' mas o parâmetro 'Desabilita informações bancárias do favorecido' esteja desmarcado, os campos referentes ao 'Tipo/Modalidade' estarão habilitados e será assumida a modalidade default informada nos Dados Default do Pagamento.
Exemplo de relatório:
Observação: Os ‘Agentes Financeiros’ demonstrados na ‘Solicitação de Pagamento de Bem’, na ‘Solicitação de Outros Pagamentos’ e na ‘Identificação de Cotas’ não serão os mesmos ‘Agentes’ demonstrados no ‘Tipo de Pagamento - Dados Default Pagamento’, pois para estes processos o sistema realiza a consulta da ‘Situação do grupo’, já no ‘Cadastro Default’ a consulta não é realizada, portanto é importante utilizar os tipos de pagamentos adequados para cada pagamento realizado.
|Cadastro de Apoio|
|Prefácio|