![]() |
1>
Descrição
Clique no Botão
Código - informe um código para identificar o agente financeiro - até 4 caracteres.
Nome - informe a descrição do agente, geralmente é informado o nome da conta bancária.
Tipo - selecione uma das opções disponíveis do sistema:
Em Utilização:
Selecione a(s) opção(ões) adequada(s) para a utilização do agente Financeiro registrado:
Em seguida clique no Botão
Faixa de Identificadores Bancários:
Nesta aba deve ser cadastrado o intervalo de identificadores bancários que serão utilizados no momento da geração dos boletos de cobrança.
Quando a administradora possui um convênio de cobrança com o banco, o próprio banco disponibiliza um intervalo de identificadores bancários para o convênio de cobrança, é o intervalo disponibilizado pelo banco que deve ser configurado na 'Faixa de Identificadores Bancários'.
Clique no Botão
O sistema exibe tela de Faixa.
Identificadores - informe o número inicial e final, em seguida clique no Botão
Forma(s) de Pagamentos Aceitas:
Definir quais são as formas de pagamento aceitas pelo Agente Financeiro nos processo do sistema que utilizam o agente e a forma de pagamento, como exemplo Pagamento de Bem, Devolução de Valores, Encerramento de Grupos...
Clique no Botão
O sistema exibe tela de Busca de Forma de Recebimento:
Selecione uma das opções listadas acima, em seguida clique no Botão
Agente do tipo Caixa
Quando o agente cadastrado é do tipo "Caixa", a aba "Usuários do Controle de Caixa" será demonstrada desde que esteja liberada no Controle de Acesso.
No sistema o Caixa é controlado por usuário, portanto para realizar a abertura e encerramento de caixa é necessário que o usuário esteja vinculado ao agente do tipo Caixa.
Para incluir o usuário clique em
Informe o usuário, ou clique na lupa de seleção:
Após informar o usuário, para concluir o processo clique em
Foi definido que para o agente caixa, somente o usuário CNPDes terá acesso ao Controle de Caixa.
Informações Bancárias
O Botão referente às Informações Bancárias só é habilitado quando o tipo de agente selecionado é Banco.
Caso o Tipo do agente selecionado acima seja Banco, complemente devidamente as Informações Bancárias.
Para tanto, clique no Botão
Abas da Tela
|Inf. Básicas| |Cobrança| |Pagamento| |Configuração Boleto| |Conciliação|
Banco - informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou lupa:
Selecione um dos bancos listados acima, em seguida clique no Botão
Agência : informe o número da agência referente ao agente financeiro registrado.
Dígito : informe o dígito da conta corrente do agente financeiro registrado.
Nome Agência - informe o nome da agência referente ao banco selecionado para o agente financeiro.
Conta corrente para boleto
Selecione uma das opções para Natureza:
Código Operação - o campo código da operação é demonstrado no arquivo de remessa FGTS, e identifica o tipo de operação da conta (Utilizado somente pela administradora nível 505).
Tipo/Modalidade - campo habilitado somente aos bancos que possuem esta opção.
Informe o número da Conta e Dígito
Conta Corrente para ser Usada no Arquivo Texto
Configuração utilizada por algumas administradoras, que realizaram a troca de agência e consequentemente a conta também foi trocada, porém na emissão de arquivos deve ser enviada a conta da agência anterior. Portanto neste agrupamento deve ser configurada a conta que será enviada no arquivo de texto.
Selecione as opções desejadas -
Conciliação Automática - define se a conciliação do controle bancário é realizada de forma automática com troca de arquivos com o banco, dentro do processo de conciliação automática o sistema realiza a leitura dos arquivos de extrato bancário e faz a conferência com a movimentação gerada no CNP3, conferindo se a movimentação está correta ou se existe alguma inconsitência que necessita do ajuste do usuário.
Nota - este parâmetro só define se será realizada ou não a conciliação automática, porém para que administradora utilize o processo automático é necessário que sejam desenvolvidas todas as interfaces de importação de arquivos.
Utiliza Grade Zebrada - define se dentro do Controle Bancário a apresentação do extrato será zebrada ou não.
Quantidade de Linhas de Consulta - neste campo é possível definir a quantidade de linhas que serão demonstradas na apresentação do extrato.
Após preenchimento da tela, clique no Botão
Após preenchimento da tela, clique no Botão
|TOPO|
Aba Pagamento
Imprime Cheque - defina se o agente financeiro será utilizado na emissão de cheque.
Modelo Cheque - caso o agente esteja configurado para emissão de cheque , informe o código do modelo ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou lupa:
Modelo Cheque T.B.- informe o código do modelo de cheque para transferência bancária (envolve a transferência entre agentes da mesma pessoa) ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou lupa.
Imprime nome da empresa no verso do cheque - quando selecionado na emissão do cheque é impresso o nome da empresa no verso.
Número do último cheque - sequencial do que será informado no momento da emissão do cheque.
Número do último cheque T.B. - sequencial do que será informado no momento da emissão do cheque.
Pagamento Eletrônico - selecione esta opção caso o Agente Financeiro seja utilizado no Pagamento Eletrônico:
Número de Convênio - informar o número do convênio caso o Agente possua convênio de pagamento eletrônico, o número informado é enviado dentro do arquivo de pagamento eletrônico.
Conta Complementar - utilizado por alguns bancos que além do número do convênio apresentam um número complementar que deve ser enviado junto com o número do convênio.
Nº última remessa - é preenchido automaticamente pelo sistema com o sequencial da última remessa enviada..
Bloqueia Pagamento à Pessoa Jurídica - este parâmetro deve ser marcado para convênios que não permitem a programação para pessoa jurídica. Quando selecionado, ao realizar os processos 'Pagamento de Bem', 'Outros Pagamentos' e 'Identificação de Cotas' para o agente parametrizado, caso a cota perntença a pessoa jurídica, haverá uma mensagem de bloqueio informando que o 'Agente Financeiro não tem permissão para realizar o pagamento para pessoa jurídica'.
Valor Mínimo e Valor Máximo - campos disponíveis para determinar o valor mínimo e valor máximo para pagamentos com a forma de pagamento 'Pagamento Eletrônico', isto é, ao realizar um pagamento para o agente, o sistema avaliará se o valor do pagamento está entre os limites configurados, caso o valor seja inferior ou superior ao limite parametrizado não será possível confirmar o pagamento.
Modalidade de Pagamento Default para OP ou Cheque Administrativo: - caso seja informada uma das opções apresentadas, todas as vezes que for selecionada a forma de pagamento "PE - Pagamento Eletrônico", o sistema assumirá a modalidade de pagamento configurada neste parâmetro, não exigindo informações bancárias para o favorecido. Quando o banco recebe o arquivo com a codificação interna referente a OP, o banco já sabe que o valor enviado vai ser disponibilizado ao favorecido e ficará disponível no banco aguardando que o consorciado vá retirar. Somente as modalidades OP ou Cheque Administrativo poderão ser utilizados, pois as demais modalidades exigem mais informações do favorecido, que se não forem informadas causarão inconsistências na geração do arquivo para o banco.
Desabilita informações bancárias do favorecido - este parâmetro ficará habilitado quando o parâmetro ‘Modalidade de Pagamento Default para OP ou Cheque Administrativo:’ for informado. Quando selecionado, impedirá que nos casos de pagamento eletrônico, sejam informadas outras modalidades de pagamento diferentes da parametrizada.
Após preenchimento da tela, clique no Botão
|TOPO|
Aba Configurações Boleto
Campos impressos Ficha - neste agrupamento são definidas as informações que serão impressas na ficha de compensação do boleto.
Informe os dados de Espécie Documento , Aceite e Espécie Moeda que serão impressos no boleto.
Uso do banco - esta informação não é obrigatória.
Formatação - dentro de cada um dos itens deste agrupamento há uma codificação interna e específica no sistema. As informações deste campos são disponibilizadas somente quando são desenvolvidas as interfaces de cobrança.
Informe os dados do Identificador Bancário, Código do Banco, Número Documento, Nosso Número, Linha digitável, Rotina cálculo digito.
Composição do Final da linha para digitação - com base o convênio contratado informe qual o modelo utilizado no final da linha digitável de cada boleto:
Após preenchimento da tela, clique no Botão
|TOPO|
Parâmetros da aba 'Conciliação' estão relacionado a conciliação automática.
Rateio de Aplicação -
Gera Lançamentos de Rendimentos no Controle Bancário - quando este parâmetro é selecionado, o sistema lança os rendimentos gerados através do processo Rateio de Aplicação no controle bancário do agente, sendo assim, ao gerar os lançamentos é mantido um vínculo entre o consórcio e o Controle Bancário, fazendo com que a conciliação esteja pré estabelecida.
Dados para Conciliação - configure os dados para importação dos lançamentos do Controle Bancário.
Importa Extrato Bancário - quando este parâmetro é selecionado, informe Agência e Conta corrente para a importação do extrato bancário.
Nota: Todos os agentes que utilizam o processo importação do extrato bancário devem parametrizar este item.
No Retorno de Pagamentos SAP considerar como Data Contábil - informe qual é data contábil dos lançamentos para o processamento do arquivo de retorno eletrônico do SAP (configurações utilizadas pela administradora com nível de particularidade 505)
Após preenchimento da tela, clique no Botão
Os agentes financeiros podem ser definidos, por exemplo,
como canais de recebimento de valores. Ex.: Conta Bancária.
|Agentes Financeiros|
|Prefácio|