Acesso
Venda > Produto > Classificação > Cadastro de Produtos
Utilização
Registrar os produtos comercializados no sistema.
Os produtos são responsáveis por agrupar e classificar os bens e serviços comercializados pela empresa. Também, nos produtos, são definidas algumas regras de funcionamento de algumas das rotinas do sistema.
Para cada bem cadastrado no sistema, obrigatoriamente deve existir um produto associado.
Este registro é livre, portanto crie produtos de forma a agrupar e classificar os bens e/ou serviços comercializados pela empresa.
Nota Importante:
Antes de definir os parâmetros desta etapa, verifique as regras de funcionamento das outras rotinas pois as mesmas são executadas a partir das condições estabelecidas por estes parâmetros.
Descrição
Clique no Botão
Código - informe um código para identificação do produto - alfanumérico com até 6 dígitos.
Nome - informe um nome descritivo para o produto.
Categoria - selecione a qual categoria pertence este produto. Nas categorias são definidas várias informações que devem ser consideradas para atribuí-la corretamente a um produto.
Para maiores informações consulte a rotina Cadastro de Categorias de Produto.
Após seleção de categoria, clique no Botão
Código Externo - campo livre para que se informe um código externo para o produto. Esta informação é utilizada exclusivamente para o cliente com nível de particularidade 001 em uma interface com o SAP.
|1ª Parte| |2ª Parte| |3ª Parte| |4ª Parte|
Parâmetros para Quitação - informe os parâmetros solicitados:
Percentual Mínimo - defina o percentual mínimo para que o sistema considere uma cota como quitada.
Percentual Máximo - defina o percentual máximo para que o sistema considere uma cota como quitada.
Não é comum que os clientes paguem um valor muito maior que sua dívida. Assim, o percentual máximo permite estabelecer um padrão de comportamento. Desta forma, qualquer cota que pague acima deste padrão não é considerada quitada e deve ser analisada.
A análise destes casos, fora do padrão, é importante no sentido de prevenir possíveis erros operacionais.
Valor Máximo - informe até qual valor, de saldo devedor, é permitido à cota para que o sistema considere-a como quitada.
Nota: Os três parâmetros acima mencionados trabalham em conjunto. Assim, para que o sistema considere uma cota como quitada, a mesma deve se enquadrar simultaneamente em todas as condições definidas para estes parâmetros, ou seja, para a cota estar quitada, deve ter seu percentual pago entre o percentual mínimo e máximo parametrizado, e o seu saldo devedor deve ser menor ou igual ao valor máximo informado.
O sistema valida os parâmetros acima, por exemplo, no processo de Apropriação de Percentuais. Neste caso, somente as cotas com percentual pago entre o mínimo e máximo definidos para quitação são apropriadas. (Processo Sch_Apropriação)
Parâmetros para Validação do Limite de Crédito - informe os parâmetros solicitados:
Limite de crédito para venda de proposta e transferência de cota - selecione um dos limites de crédito pré-cadastrados à ser utilizado como base na validação do processo de venda de uma nova proposta, na transferência de cotas e na reativação de cotas.
O valor do limite é obtido através da soma do valor do bem que está sendo adquirido + soma do valor dos bens, das cotas já existentes deste cliente, que tenham associado ao seu bem o mesmo produto da cota que está sendo adquirida. Caso este valor de limite calculado ultrapasse o valor informado no parâmetro, o sistema não permite a realização da venda.
Nota:
Os limites de crédito podem ser definidos em vários níveis, obedecendo a seguinte hierarquia:
1. Verifica o limite de crédito do cliente. A venda somente é permitida caso este limite não seja
alcançado. Se este limite não for informado, considere a próxima regra:
2. Verifica o limite de crédito do cliente/produto. A venda somente é permitida caso este limite não seja
alcançado. Se este limite não for informado, considere a próxima regra:
3. Verifica limite de crédito geral (parâmetros gerais do sistema). A venda somente é permitida caso
este limite não seja alcançado ou não seja informado.
Percentual sobre desembolso mensal para cálculo da renda mínima - defina o percentual que será aplicado sobre a renda mensal, para que, através do resultado o sistema avalie se o consorciado pode adquirir a cota de consórcio referente ao bem desejado. Caso este parâmetro seja definido como zero (0,0000), o sistema não considera percentual sobre desembolso mensal para cálculo da renda mínima.
O percentual definido é aplicado sobre a renda do consorciado para que o sistema avalie se o mesmo poderá adquirir uma cota; caso o consorciado já possua outras cotas, o valor pago mensalmente é avaliado e comparado com a renda do consorciado, validando se o consorciado poderá ou não adquirir uma nova cota.
Nota:
Valor desembolso é obtido através do cálculo: soma do valor da(s) parcela(s), do mês em referência, do(s) contrato(s) ativos (não quitados) do cliente ou avalista.
Considera apenas propostas/cotas deste produto para validação de limite de crédito - quando selecionado na Venda de Propostas, Transferência de Cotas e Reativação de Cotas, serão avaliadas somente as propostas e cotas do produto configurado, permitindo ou não que a Venda de Propostas, Transferência e Reativação de Cotas de um produto que não atingiu o seu limite sejam efetivadas. Quando desmarcado, para a validação do limite de crédito são consideradas todas as cotas do consorciado, independente do produto que será adquirido.
Cadastro de Grupos
Cria a primeira assembleia do grupo após ___ meses. - de acordo com o produto é possível definir quando será realizada a primeira assembleia do grupo considerando a quantidade de meses que não pode ser igual a zero ou mair que 3 ((três meses) de acordo com a legislação atual 3432 caso não seja realizada a primeira assembleia dentro de 90 dias é necessário devolver o valor pago integral aos consorciados). Ao configurar a quantidade de meses, no momento em que for criado um grupo, a primeira assembleia será postergada de acordo com a quantidade de meses parametrizada, com base na data atual.
Exemplo: Mês atual igual a 01 (janeiro), quantidade parametrizada igual a 2, portanto irá postergar para o mês 03 (março).
O primeiro vencimento deve ser no mínimo ___ dias após o cadastro. - Ao informar a quantidade de dias e realizar o cadastro de um grupo, a rotina avaliará a quantidade mínima de dias para o vencimento a partir do cadastro do grupo, caso a data seja superior a data do vencimento definida na tela Parâmetros para Definição de Datas, a assembleia será postegarda para o próximo mês, caso a data encontrada seja menor ou igual a data de vencimento da assembleia , as datas serão geradas com base na data do vencimento definido nos 'Parâmetros para Definição de Datas'. No mesmo parâmetro é possível definir se na quantidade de dias definidos serão considerados apenas dias úteis ou não.
Exemplo:
Cria a primeira assembleia do grupo após 1 mês
O primeiro vencimento deve ser no mínimo 20 dias após o cadastro
Cadastro do grupo realizado = 30/10/2014
Primeiro vencimento = 19/11/2014
Parâmetros para Definição de Datas (Assembleia) = dia 15 de todo mês
Primeira assembleia definida pelo sistema = 15/11/2014
Parâmetros para Definição de Datas (Vencimento) = dia 10 de todo mês
Primeiro vencimento definido pelo sistema = 10/11/2014
Dessa forma:
Primeira assembleia a ser realizada = 15/12/2014
Demais:
Código Compromisso para vendas de cotas com Débito em Conta:_____ - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto cujas vendas foram efetivadas através do débito em conta, é possível estabelecer uma interface diretamente com o banco. (Parâmetro utilizado exclusivamente para uma interface de débito em conta do cliente com nível de particularidade 505)
Valor / Percentual Mínimo para emitir - os parâmetros deste agrupamento tem como objetivo definir um valor mínimo para emissão de cobranças e emissão de boletos avulsos:
Boleto Mensal de Parcela - defina um valor mínimo considerado pelo sistema para emissão do Boleto Mensal da Parcela. Para tanto, selecione uma das opções disponíveis para a base de cálculo:
Nota: O sistema somente emitirá o Boleto de cobrança Mensal ou o Boleto Avulso, quando ao menos o mínimo estabelecido for sido atingido.
Boleto de Complemento (Diferença) - caso necessário, defina um valor mínimo considerado pelo sistema para emissão de um Boleto Complementar, identificando alguma diferença devida, por exemplo. Utiliza as mesmas opções para base de cálculo apresentadas para a emissão do Boleto Mensal de Parcela.
Boleto de Outras Cobranças - caso necessário, defina um valor mínimo ou um percentual fixo que será considerado pelo sistema para emissão de um Boleto de Outras Cobranças. A emissão do boleto de outras cobranças utiliza as mesmas opções para base de cálculo apresentadas para a emissão do Boleto Mensal de Parcela.
Parâmetros para Sobra de Crédito: (Processo Sch - Quita Entregas Parciais) - as configurações realizadas neste agrupamento são utilizadas pelo 'Sch_Quitacao_Entregas_Parciais' que realiza a quitação das parcelas com resíduos de sobra de crédito.
Valor Máximo a considerar - especifique um valor máximo de crédito à considerar para a quitação de entregas parciais, ou seja, informe o valor máximo da sobra de crédito para que a cota seja enquadrada no processo do scheduler.
Prazo após último lançamento____ dias- especifique um prazo máximo após o último lançamento de pagamento de bem na cota, para que ao atingir o prazo de dias configurados o sistema realize a quitação de entregas parciais na cota.
Nota - Quando o valor da sobra de crédito não é utilizado dentro do prazo estipulado, a sobra de crédito é utilizada para quitar as demais parcelas da cota.
Baixar a sobra de crédito até saldo devedor da cota - existem casos em que o Valor da Sobra de Crédito é maior que o valor do Saldo Devedor da cota, para estes casos, quando este parâmetro está selecionado, o sistema utiliza do valor da sobra de crédito, no máximo o equivalente ao valor do saldo devedor da cota, o valor restante continua como sobra de crédito da cota. Para realizar o lançamento o sistema utiliza código parametrizado em Sistema / Configurações / Parâmetros / Corportativo Consórcio / Cód. Movimento (9).
Permite efetuar sobra de crédito com autorização de faturamento não utilizada - parâmetro para permitir realizar um pagamento de sobra de crédito sem autorização de faturamento emitida.
Valor máximo além do saldo devedor da cota para baixar a Sobra de Crédito - este parâmetro só estará habilitado quando o parâmetro 'Baixar a sobra de crédito até saldo devedor da cota' estiver desmarcado. O objetivo deste parâmetro é definir o valor ou percentual máximo, após o saldo devedor da cota ter se excedido, para que, utilizando o valor da Sobra de Crédito, seja realizada a amortização do saldo devedor com valor superior ao saldo devedor da cota. Para tanto, selecione uma das opções disponíveis para a base de cálculo:
1. % Saldo Devedor - informe um percentual aplicado sobre o saldo devedor para que se obtenha o valor máximo na amortização além do saldo devedor. O sistema então valida o resultado obtido para baixar parcialmente a sobra de crédito.
2. Valor Fixo - informe um valor específico utilizado como valor máximo para amortização além do saldo devedor.
Nota - esta regra só se aplica quando o valor do saldo devedor é maior que o valor saldo a devolver.
Parâmetros para Pagamento/Liberação Bem - para o processo de pagamento/liberação do bem, parametrize as opções disponíveis conforme a necessidade:
Permite integração com o Megadata - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto (Automóveis e Motos) podem interagir com o Sistema Nacional Gravames (SNG), da empresa Megadata, atribuindo automaticamente, se for o caso, o status de liberação do bem (previamente alienado). Para maiores informações consulte Controle de Gravames - Módulo Crédito
Pemite integração com o Detran - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto podem interagir com os registros do Detran. Algumas unidades do Detran já possuem integração ao Sistema Nacional Gravames (SNG).
Emite Instrumento de Liberação - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto podem ser considerados na emissão do instrumento de liberação (rotina automática do sistema).
Vale lembrar que, as cotas aptas à adquirem o instrumento de liberação devem estar quitadas e este parâmetro devidamente selecionado. Para maiores informações consulte Instrumento de Liberação - Módulo Crédito.
Valida Placa - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto (Automóvel / Moto), quando informados na rotina de controle de aquisição ou pagamento de bem, devem ter o número da Placa validado (3 posições alfa e 4 numéricas). Para maiores informações consulte Controle de Aquisição.
Aceita pagamento de bem e controle de aquisição móvel cujo bem tenha sido fabricado há XXXX ano(s) - caso este parâmetro seja selecionado, os bens associados a este produto, quando informados na rotina de controle de aquisição ou pagamento de bem, devem ter o ano de fabricação do veículo validado, de acordo com a quantidade de anos informados neste parâmetro. O parâmetro é válido para aquisão de bens usados e de bens dados em garantia.
Para cotas quitadas liberar o crédito em espécie XXXX dias após a contemplação - defina a quantidade de dias para que os bens associados a este produto possam ser liberados em espécie, conforme legislação atual, a liberação em espécie só pode ser realizada para cotas quitadas a partir de 180 dias após a data de contemplação da cota.
No Controle de Acesso ha um privilégio com a descrição 'Permitir Pagamento em Espécie Sem Restrição', caso o mesmo esteja liberado, a quantidade de dias não será validada, ou seja, o crédito em espécie pode ser liberado antes que atinja a quantidade de dias parametrizados, ou antes que atinja os 180 dias conforme legislação.
Parâmetros para Análise de Crédito
Quantidade de dias para Validade - caso este parâmetro seja informado, o sistema considera válida a análise de crédito efetuada após a contemplação, até a quantidade de dias informada. Caso o retorno da análise de crédito ultrapasse a quantidade parametrizada, a administradora submeterá novamente o consorciado à uma nova análise de crédito, inclusive considerando novos custos.
Quantidade de dias considera Análise a vencer - informe a quantidade de dias, para que, com base na quantidade de dias para vencimento da análise de crédito o sistema apresente um alerta (sinalizador) ao usuário, indicando que a análise de crédito está prestes a vencer.
Permite informar garantidor - quando selecionado, o garantidor(avalista ou devedor solidário), poderá ser inserido na cota no momento da inclusão da análise de crédito.
Nota:
O tipo de pagamento, informado na rotina de pagamento de bens, define se o pagamento deste crédito é efetuado em espécie ou não. Para maiores informações consulte Pagamento de Bens - Módulo Crédito.
Limite mínimo para o valor da nova parcela no caso de diluição deve ser % do valor da: - informe o percentual mínimo que a parcela da cota deverá ter após realizar negociações, programações, ofertas de lances ou lançamentos que diluam o valor da parcela, caso o novo valor da parcela do consorciado represente um valor inferior ao percentual parametrizado, o sistema exibe a mensagem informando que o novo valor da prestação é inferior ao valor mínimo da prestação admitida. O cálculo (Valor da Parcela * Percentual configurado = Valor mínimo da parcela) é realizado de acordo com a opção selecionada:
Percentual mínimo de fundo comum da nova parcela no caso de rateios: - informe o percentual mínimo de fundo comum que a parcela deverá ter ao realizar negociações com rateio de parcelas (Troca de bem, Negociação de Percentual Ideal...). Caso ao realizar as negociações, o percentual da parcela seja inferior ao percentual configurado, o sistema bloqueará a conclusão da negociação e demonstrará a mensagem informando que o percentual da parcela ficou abaixo do percentual mínimo de Fundo Comum.
Após incluir o percentual mínimo da nova parcela o sistema habilitará para escolha as opções de validação.
Percentual mínimo de fundo comum permitido para a parcela no cadastro do plano de venda: - informe o percentual mínimo de fundo comum da parcela no Plano de Venda, o percentual cadastrado será validado ao realizar o cadastro do Agrupamento do Plano de Venda com o produto configurado, caso o percentual das parcelas seja inferior ao configurado, o sistema não concluí o cadastro e demonstra a mensagem informando que o percentual da parcela ficou abaixo do percentual mínimo de Fundo Comum.
Em seguida clique no Botão
Configuração de alçada para funções autorizadas a concluir as ocorrências de contemplação.
Para incluir uma nova função, clique no botão
Quantidade de Aprovação: informe a quantidade aprovações necessarias para conclusão das ocorrencias de contemplação. Quando informado valores, deverá ter a mesma quantidade de aprovações da função casdastrada. Exemplo para função Analista, se informado 3, para conclusão da ocorrencia deverá ter 3 aprovações de Analistas cadastradas.
Saldo Devedor: campo para informar o valor inicial e final referente ao saldo devedor da cota. A função casdastrada somente poderá finalizar a ocorrencia se a cota estiver com o saldo devedor dentro do intervalo informado.
Valor do Crédito: campo para informar o valor inicial e final referente ao crédito da cota. A função casdastrada somente poderá finalizar a ocorrencia se a cota tiver o valor do crédito dentro do intervalo informado.