Encerramento - Controle de Devoluções   
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Acesso
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Utilização

Consultar e atualizar as informações bancárias dos consorciados no caso de efetuar a devolução de valores aos mesmos.



Grupo - informe o grupo ou selecione um disponível através da lupa ao lado do campo.

Encerramento - informe a data de encerramento (onde tenha valores a devolver à cota).                     

Cota - informe a cota ou selecione uma disponível através da lupa ao lado do campo.


Em seguida clique no Botão


Correspondência

Os campos  Endereço, E-mail, Telefone, Fax, estarão preenchidos caso os mesmo estejam cadastrados para a cota, mas ao clicar nos respectivos botões o usuário poderá alterar ou consultar  adequadamente as opções apresentadas no menu.



Informações para Pagamento


Tipo Pagto -  o tipo de pagamento é preenchido automaticamente de acordo com o tipo de devolução que será realizado ao consorciado, mas se necessário pode ser alterado.



Favorecido

Através deste item será possível associar a devolução a mais de um favorecido, referenciando o valor e a forma de pagamento a cada favorecido informado.

Observações:



Favorecido - ao acessar a tela de identificação de cotas, no grid 'Favorecido' será apresentado automaticamente o consorciado como favorecido, serão demonstrados o 'Agente' e a 'Forma de Pagamento' que estarão preenchidas de acordo com as configurações realizadas nos 'Dados Default do Pagamento' para o Tipo de Pagamento informado, também será demonstrado o valor zerado, caso o usuário mantenha o valor 'zero', será considerado o valor atualizado no momento da liberação do pagamento, mas somente um favorecido poderá ter o lançamento com valor 0,00.


Para incluir um novo favorecido clique sobre o botão


O sistema abrirá uma nova tela para que seja informado o novo favorecido, o valor e as informações bancárias:

                                   

Valor Pagar - informe o valor que será pago ao favorecido.


Favorecido -  informe o código do favorecido ou localize através do menu de seleção (Lupa).


Após selecionar o favorecido os demais campos serão preenchidos automaticamente:


Para incluir as Informações Bancárias, clique sobre o botão

Forma Recebimento - demonstra a a forma de pagamento informada anteriormente.

Contas do Favorecido - caso haja alguma conta cadastrada para o consorciado, o sistema permite que a mesma seja selecionada, caso não haja o sistema demonstra a informação indicando que as informações bancárias devem ser cadastradas.

Banco  - informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou a lupa, em seguida clique no Botão

Agência/Digito/Nome Agência - informe  número  agência, dígito nome da agência do banco.

Conta/Digito - informe o número da conta corrente e dígito do favorecido.



Observação - a tela 'Definição dos dados bancários da transação financeira' é demonstrada quando o Tipo de Pagamento informado não possui os dados default configurados ou quando nos dados default as modalidades não estão definidas.



Modalidade: A Modalidade é parametrizada de acordo com o Tipo de Pagamento, em 'Crédito/Controle de Aquisição/Cadastro de Apoio/Tipo de Pagamento/Aba Dados Default Pagamento'.

Se o Parâmetro "Permite Alterar Modalidade" localizado em 'Controle de Acesso/Encerramento/Controle de Devoluções/Identificação de Cotas' (Exemplo 9) estiver marcado, é possível alterar a modalidade na tela "Informações Bancárias", porém, se o mesmo estiver desmarcado, a opção Modalidade fica desabilitada.


Finalidade: Selecione uma Finalidade.


Clique no Botão





Para alterar as informações, após a Identificação ter sido realizada, clique em

Quando no cadastro de Bancos o parâmetro 'Utiliza Linha Digitável' está marcado, ao inserir as informações bancárias do favorecido serão demonstradas duas ações, ao selecionar a ação 'Dados para pagamento' o sistema será redirecionado para tela onde é informanda a conta bancária do favorecido, ao selecionar a ação 'Linha digitável' o sistema apresentará uma das ações abaixo relacionadas:


Caso o banco o agente financeiro informado na tela do favorecido não seja o Itaú, o sistema demonstrará um aviso bloqueando a continuidade do processo:


Caso o banco do agente financeiro informado na tela do favorecido seja o Itaú, para que seja informada a linha digitável do boleto


Linha digitável -  campo disponível para que o usuário digitar o código de barras, ou preencha via leitor óptico.

Valor -  campo disponível para que o usuário informe o valor do boleto, ao clicar no botão 'Inserir' o código de barras digitado e o valor deverá ser apresentado no Grid de 'Boletos Digitados' e o campo de linha digitável terá as informações apagadas para que o usuário possa digitar o segundo boleto



Caso o valor total dos boletos digitados seja superior ao valor total à pagar, o sistema demonstrará o aviso impedindo que o processo seja concluído.



Todos os favorecidos serão listados no grid:


Valores não procurados

Através desta aba será possível inserir o período de vigência para cobrança dos valores não procurados e adicionar a observação pertinente ao período de vigência cadastrado.


Vigência(s) de Cobrança - quando o período de vigência para inicío da cobrança de valores não procurados está informado, ao executar a rotina Apropriação Taxa de Permanência  do Newcon,  será considerada para a cota a data informada na Identificação de Cotas e não a quantidade de dias para inicío da cobrança configurada na tela Taxa de Permanência no Grupo do consorciado.


Funcionalidade dos Botões:

O botão 'Adicionar' permite realizar a inclusão da data inicial e final da cobrança e no momento da apropriação de VNP, o sistema deverá verificar se o período cadastrado para a cota, estará disponível para apropriação.

O botão 'Editar/Detalhes' disponibiliza alterar tanto a data inicial, quanto final, desde que, a data que esteja sendo alterada não seja menor ou maior do que o período que já tenha ocorrido a apropriação de VNP.

O botão 'Excluir' permite realizar a exclusão de uma vigência cadastrada, desde que, não tenha ocorrido nenhuma apropriação de VNP para a cota. Caso houver a tentativa de exclusão por parte do usuário, o sistema irá emitir uma mensagem informativa, impedindo a exclusão da vigência.



Observação - este campo só estará habilitado para inclusão de uma informação quando a data para 'Início da Cobrança' estiver informada, pois o campo foi criado com o objetivo de permitir informar o motivo pelo qual a data de início de cobrança da taxa de permanência é diferenciada para a cota. Quando houver uma vigência cadastrada sem apropriação de VNP, ao excluí-la, o histórico também será excluído, caso a cota esteja apropriada, o histórico não poderá ser excluído tanto quanto sua vigência.



Correspondências

Data Envio  - Data do envio da Carta ao Consorciado.

Data  AR - Data do envio do AR (Quando existir)

Retorno do AR - Data do retorno do AR (Quando existir).



Usuário Alteração - demonstra o código e o nome do usuário que realizou a manutenção na identificação de cotas.


Nota 1:

Ao tentar realizar a Identificação de uma cota com controle no Grupo, utilizando um tipo de pagamento onde nos dados default esteja configurado um agente financeiro de uso da Administradora, a identificação será bloqueada, sendo demonstrada a mensagem.

O mesmo ocorre, ao tentar realizar a Identificação de uma cota com controle na Administradora, utilizando um tipo de pagamento onde nos dados default esteja configurado um agente financeiro de uso do Consórcio (Grupo), a identificação será bloqueada, sendo demonstrada a mensagem.


Nota 2:

Para Grupos Excluídos do Encerramento, se o Parâmetro 'Permite Identificar Cotas de Grupos Excluídos Enc.' estiver desmarcado em 'Controle de Acesso' (Exemplo 16) não é possível realizar a Identificação de cotas.



Observações:

1 - O sistema permite apenas editar a data de início de cobrança VNP, para os casos onde no encerramento, exista o valor a disposição referente ao bem pendente de entrega e com valores ainda a devolver referente ao rateio de encerramento.

2 - Caso o privilégio "Permite Informar Dados do Favorecido" esteja desmarcado em "Sistema / Controle de Usuário / Controle de Acesso / Controle de Acesso", ao identificar a cota, o sistema trará os dados preenchidos default (Nome, Pessoa e CNPJ/CPF), não permitindo que o usuário faça alterações.

3 - Caso o privilégio "Permite informar mais de um favorecido" esteja desmarcado em "Sistema / Controle de Usuário / Controle de Acesso / Controle de Acesso", ao identificar a cota, o sistema não permitirá incluir mais de um favorecido.

4 - Caso o privilégio "Permite Informar o CPF/CNPJ do Favorecido", esteja liberado em "Sistema / Controle de Usuário / Controle de Acesso / Controle de Acesso", ao realizar a identificação da cota será possível alterar o CPF/CNPJ. Caso não esteja liberado não será possível realizar a alteração. 

5 - Ao efetuar a devolução de valores para o consorciado através da Identificação de Cotas, quando o banco informado para devolução é diferente de '341 - Itau', é efetuado o desconto da taxa parametrizada em Sistema / Configurações / Parâmetro / Encerramento/ Encerramento 1 no parâmetro ‘Valor da tarifa bancária sobre o valor disponível (Adm)’ ; mesmo que após o encerramento haja alteração da taxa o sistema considera o valor da taxa na data do encerramento, caso o valor seja inferior ao valor da taxa não há desconto.



Nota: Devem ser preenchidos todos os campos do item Informações para Pagamento para que os valores estejam disponíveis para pagamento ao consorciado (no caso de devoluções).


Caso o usuário altere uma cota já identificada com a forma de pagamento "PE (Pagamento Eletrônico)", e, o agente financeiro utilizado esteja configurado com a opção 'Modalidade de Pagamento Default para OP ou Cheque Administrativo:'  será habilitado o botão .


A opção 'Utilizar OP' deve ser utilizada sempre que o favorecido não possuir uma conta bancária para receber o valor, assim a administradora realizará o pagamento ao Banco, esse por sua vez manterá o valor a disposição durante 30 dias para que o favorecido vá até uma agencia e realize o recebimento.


Ao clicar sobre a opção 'Utilizar OP' o sistema limpará toda informação bancária de crédito informando apenas o banco onde o valor estará disponível ao favorecido, já que ele não possui conta para realização do pagamento eletrônico.


Caso o favorecido não realize o recebimento do valor no prazo de 30 dias, o banco realiza a devolução do valor para a administradora.


Para utilizar essa modalidade a administradora deve ter um convênio de pagamento eletrônico com opção de OP.


Em seguida, clique no Botão



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