Cobrança - Manutenção de Cobrança - Cadastro de Apoio
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Abas da Tela

|Principal|                        |Parâmetros 1|                     |Parâmetros 2|                          |Situação Anterior|                       |Função|              |Situação após Lançamento|   |Negociações NÃO permitidas|            |Parâmetros Interfaces|                |Fases do Processo Bloqueadas|                |Situações da Distribuição Bloqueadas|



            

Utilização
Registrar as situações de cobrança das administradoras e parametrizar as regras de cada situação.


A situação de cobrança é utilizada para classificar as cotas de acordo com sua condição financeira junto às administradoras de consórcio. Portanto, cada administradora possui as suas próprias situações de cobrança.

Ex. Situação de Cobrança: Normal, Negociação, Acordo Jurídico com Boleto, Acordo Jurídico Quitado, etc



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Código - informe  um  código identificador da situação de cobrança - alfanumérico com até  3 caracteres.

Nome   - informe a descrição para a situação de cobrança.

Definição Situação - as opções disponíveis neste campo são fixas  do sistema e são utilizadas para agrupar as diversas situações de cobrança das administradoras, facilitando desta forma o tratamento sistêmico das mesmas. As possíveis definições de situação fixas do sistema são: 


Para a mesma definição da situação, o sistema permite o registro e parametrização de diversas situações de cobrança.

Ex.:

Definição Situação = Normal - mais de uma situação de cobrança pode se enquadrar à esta definição, como:  Acordo Jurídico Quitado, Carta de Cobrança, Negociação, Not. Intermediária Imóveis/Móveis, Notificação Normal/Parcial, Passível Cancelamento, e outros.   

Código SAG Grupo - informe o código do segmento gerado no SAG (este código é determinado pelo BACEN)

Código SAG Cota - informe o código do segmento gerado no SAG (este código é determinado pelo BACEN)


Principal





Descrição


Em  Emissão de Boleto:

Selecione as devidas opções para definir  que todas as cotas classificadas com esta situação de cobrança, participam ou não da emissão de Boleto:

Gera/Emite Boleto Avulso

Gera/Emite Boleto Antecipação

Gera/Emite Boleto Quitação

Gera Boleto Mensal - quando selecionado, cotas que estejam na situação de cobrança participarão da geração de boleto mensal.

Emite Boleto Mensal - quando selecionado, cotas que estejam na situação de cobrança configurada terão o boleto mensal emitido.

Gera/Emite Boleto Avulso Web

Gera/Emite Boleto Antecipação Web

Gera/Emite Boleto Quitação Web

Gera/Emite Boleto via PEC - quando a situação de cobrança está com esta opção selecionada, será possível emitir o pagamento sem fatura para as cotas que se encontram nesta situação.



Em Versões:

Para cada Definição Situação selecionada, o sistema apresenta automaticamente as versões aceitas para a situação de cobrança.
Os status de versão são:

00:  Normal, Jurídico e Quitado.

01 a 49:  Excluído;

50 a 99: Transferido (cotas que possuem transferências)


Alienação e Desalienação

Permite Alienação/Desalienação e emissão de instrumento de Liberação -


Situação de Cobrança Após Instrumento de Liberação:

Este parâmetro é habilitado quando a opção Emite instrumento de liberação estiver selecionada. Informe o código da situação de cobrança desejada ou clique na lupa exibida à frente do campo e selecione a situação de cobrança desejada.


Cotas - Selecione uma das opções disponíveis para especificar quais cotas são aptas à utilizar esta situação de cobrança:

Não Contempladas - quando marcado, a situação de cobrança será aceita por cotas que não foram contempladas.

Contempladas - quando marcado, a situação de cobrança é aceita por cotas contempladas.

Exige Bem Entregue Total - ao marcar este parâmetro a situação de cobrança será aceita somente por cotas contempladas com 100% do bem entregue.

Exige Bem Entregue Parcial - ao selecionar, serão aceitas pela situação de cobrança cotas contempladas, mas com bem entregue parcialmente. Quando marcado serão habilitadas dois parâmetros:

Aceito por bens móveis - quando marcado, a situação de cobrança será aceita por cotas de bens móveis.

Aceito por bens imóveis - quando marcado, a situação de cobrança será aceita por cotas de ben imóveis.



Cor do Fundo Cor da Letra - clique no botão correspondente e selecione as cores para padronizar o fundo e letra referente ao tipo da situação de cobrança gerado.


Considera como Ajuizada:

Quando selecionado, este parâmetro determina que, as cotas na situação de cobrança, como ajuizadas , participam do processo de Integração do Movimento de Compensação.

Neste caso, informe também a Definição Situação Canal  - este parâmetro é responsável por redefinir internamente, em alguns casos, o status da situação de cobrança quando o acesso utilizado ao consorciado for por Canal (URA ou Web).
Por exemplo:

Caso a cota, hoje, esteja na situação de cobrança = "Jurídico", e as informações liberadas aos canais URA e Web, especialmente para estes canais, a mesma cota pode ser demonstrada com a situação de cobrança "Normal" e recebe o devido tratamento.


Finalize a manutenção referente à situaçao de cobrança  - clique no Botão



|TOPO|



Parâmetros  1


Descrição


Em  Outros Parâmetros:

Selecione as opções utilizadas  como regras para o tipo da situação de cobrança parametrizado:


Em Encerramento:

Bloqueia a devolução no Encerramento do Grupo:

Quando selecionado, este parâmetro é responsável pelo bloqueio da devolução de valores, no processo de Encerramento, referente às cotas nesta situação de cobrança (geralmente quando a cota está com os valores ajuizados)


Participa do Rateio de Encerramento do Grupo:

Quando selecionado, este parâmetro determina que, as cotas nesta situação de cobrança, participam do processo de Rateio de Encerramento.


Participa no Rateio com:

Selecione uma das opções disponíveis que determina qual é o percentual de participação no Rateio de Encerramento,  com as opções   % Pago100% Pago, onde o valor base do rateio é calculado sobre esta  informação.




Participa da projeção de Taxa e Seguro:

Quando selecionado, as cotas nesta situação de cobrança, participam do processo de geração de arquivo com a projeção da taxa de administração e seguro.


Participa do relatório de averiguação de pagamentos:

Em Listagem de Movimento, selecionando o parâmetro "Situação Averiguação" , o sistema lista somente as cotas nesta situação de cobrança que possua este parâmetro marcado.


Permite cancelamento automático de cotas:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as cotas nesta situação de cobrança  podem ser canceladas automaticamente através do processo Cancelamento de Cotas Automático.


Permite Transferência de Cota:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as cotas nesta situação de cobrança podem ser transferidas.


Rejeita Baixa Automática:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema valida as cotas nesta situação de cobrança  não habilitadas à baixa automática do retorno eletrônico. Os retornos lidos são lançados como inconsistência para posterior consulta e baixa manual.


Libera informações para Ponto de Venda:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema permite que os Pontos de Venda, através da Intranet / Web, visualizem as informações referentes as cotas nesta situação de cobrança.


Libera informação para a URA

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as informações das cotas nesta situação de cobrança, podem ser acessadas através da URA e da Intranet.


Libera informação para a INTERNET

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as informações das cotas nesta situação de cobrança, podem ser acessadas através da Intranet.


Não apresentar diferença de parcelas no Saldo Devedor:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema não apresenta o valor de diferença de parcelas no montante devedor da cota nesta situação de cobrança.


Participa da apropriação de percentual:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as cotas nesta situação de cobrança participam do processo de Apropriação de Percentual.


Participa do Comprovante de Pagamento Anual:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema possibilita a emissão do comprovante de pagamento anual.


Permite a contemplação de cotas canceladas:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema permite a contemplação de cotas canceladas que estejam nesta situação de cobrança, conforme a nova regulamentação da  Circular 3432.


Liberar para  Deferimento da Seguradora:
Quando este parâmetro é selecionado, o sistema permite que a Seguradora controle o deferimento da cota, ou seja, no momento da geração do Seguro de Quebra da Garantia(SQG), é possível também atualizar o  status do seguro. Consulte Alterar Regras.

Caso NÃO seja selecionado, a situação de cobrança não permite a  alteração no status no seguro (SQG).


Considera como Seguro de Quebra de Garantia:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que a situação relacionada é considerada no processo de Seguro de Quebra de Garantia, a situação de cobrança poderá ser considerada como situação inicial do SQG.


Nota - Ao realizar um lançamento de estorno do SQG (estorno para cota, cuja situação de cobrança seja considerada como Seguro de Quebra de garantia ), os valores de "Fundo Comum", "Fundo Reserva", "Taxa de Administração" e "Seguros" serão alterados, porém os percentuais serão os mesmos apresentados no aviso de recebimento (003-0), o que irá diferir são os novos valores apresentados são sobre o Valor do Bem Atual:

Percentual do Fundo Comum * Valor do Bem = Fundo Comum


Considera como Expectativa de SQG:

Quando selecionado, ao realizar a distribuição de cobrança informando a situação de cobrança parametrizada será gerada data de expectativa, esta data pode ser visualizada através da tela Consulta Datas Jurídicas.


Emite cartas de Identificação:

Quando este parâmetro é selecionado, as cotas nesta situação de cobrança participam do processo de Emissão de cartas de Identificação, no encerramento de grupos.


Bloqueia a emissão de cartas para assembleia extraordinária:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema é responsável pelo bloqueio da emissão de cartas para assembleia extraordinária, referente as cotas nesta situação de cobrança.


Libera informações para cobrador:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema permite que os cobradores através da Intranet / Web visualizem as informações referentes às cotas  nesta situação de cobrança.


Participa na análise de índice de cobrança:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema determina que as cotas nesta situação de cobrança, participam  do processo de Análise de Índice de Cobrança.


Participa de Acordo Amigável:

Quando este parâmetro é selecionado, as cotas nesta situação de cobrança participam do processo de Acordo Amigável, de encerramento de grupos.


Lista lançamentos na consulta de valores on-line da seguradora:
Quando este parâmetro é selecionado,  a seguradora pode consultar , on-line, os valores a serem estornados das cotas cuja última ou penúltima situação de cobrança seja 'SQG'.


Emite Cartas de Contemplação:

Este parâmetro determina se as cotas contempladas receberão ou não cartas de contemplação, ou seja, somente cotas que estejam em situação de cobrança que possuem este parâmetro marcado receberão cartas do processo de contemplação.



Parâmetros 2


Permite solicitação de Amortização / Liquidação com FGTS:
Quando este parâmetro é selecionado, o sistema permite que as cotas nesta situação de cobrança utilizem o FGTS para amortização / liquidação de suas parcelas.


Gera um "Extrato Congelado" para a cota quando a cota passar a usar esta situação de cobrança?

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema congela o extrato dos consorciados que estiverem nesta situação de cobrança.


Exige privilégio para consulta da cota no atendimento:

Quando este parâmetro é selecionado, o sistema bloqueia a consulta das cotas no atendimento, caso o privilégio 'Consultar Cota C/ Situação restrita no Atendimento' do Controle de Acesso não esteja liberado.


Exige privilégio para impressão de Extrato

Quando selecionado, é necessário que o privilégio do Controle de acesso que possua descrição 'Privilégio p/ Impressão de Extrato' esteja liberado, para que o sistema permita realizar a impressão do extrato.


Exige privilégio para impressão de Extrato Congelado

Quando selecionado, é necessário que o privilégio do Controle de acesso com descrição 'Privilégio p/ Impressão de Extrato Congelado' esteja liberado, para que o sistema permita realizar a impressão do extrato congelado.


Exige privilégio para impressão de Extrato SQG

Quando selecionado, é necessário que o privilégio do Controle de acesso com descrição 'Privilégio p/ Impressão de Extrato Sqg' esteja liberado, para que o sistema permita realizar a impressão do extrato do seguro de quebra de garantia.


Zera taxa adm e adesão das parcelas em aberto:

Quando selecionado, ao realizar uma venda de propostas que entre na situação de cobrança configurada, a taxa de administração e de adesão serão abonadas; o abono das taxas também será realizado sobre as parcelas negociadas/rateadas na venda.

Exige Privilégio para impressão do Relatório de Pendências

Quando selecionado, é necessário que o privilégio do Controle de acesso esteja liberado, para que o sistema permita realizar a impressão do Relatório de Pendências.


Exige privilégio para Baixa Manual

Quando selecionado, é necessário que o privilégio ‘Registra Pagamento Sit. Cob. e/ou Sit. Distr. Bloq’ do Controle de acesso esteja liberado, para que seja possível realizar a baixa manual através do Registro de Movimento e do Recebimento de Caixa.


Envia exclusão de remessas de débitos em conta agendados

Quando selecionado, ao executar o Sch_Remessa_Exclusao_Debito, cotas que possuem esta situação de cobrança terão o agendamento de exclusão de débito agendado automaticamente.


Envia Declaração Anual de Quitação junto ao informe de I.R.

Quando selecionado, cotas na situação de cobrança configurada terão a declaração anual de quitação de débitos enviada juntamente com o informe anual de rendimentos.


Permite acesso em todos os canais para cotas na cobradora.

Quando selecionado, cotas na situação de cobrança configurada permanecerão liberadas para acesso em todos os canais.


Bloqueios -

Bloqueia a venda de proposta caso o cliente possua de ____ até ____ cotas com esta situação de cobrança - quando marcado, será possível inserir um intervalo de cotas que será avaliado no momento da 'Venda de Propostas', isto é, ao adquirir uma proposta o sistema avaliará se o consorciado possui a quantidade de cotas que se enquadre do intervalo informado, caso tenha o sistema emitirá um bloqueio e não permitirá que a venda seja efetivada.


Bloqueia a transferência de cota caso o cliente possua de ____  até ___ cotas com esta situação de cobrança - quando marcado, será possível inserir um intervalo de cotas que será avaliado no momento da 'Transferência de Cotas', isto é, ao adquirir uma cota o sistema avaliará se o consorciado possui a quantidade de cotas que se enquadre do intervalo informado, caso tenha o sistema emitirá um bloqueio e não permitirá que a transferência seja concluída.


Inclui Automaticamente o CPF / CNPJ na Lista de Bloqueio - quando marcado, assim que a cota a cota atingir a quantidade máxima de cotas com a situação de cobrança  configurada (parâmetros anteriores) o CPF ou CNPJ do consorciado será incluído automaticamente na tela Bloqueio de Vendas.

Motivo de Bloqueio de Venda - informe o código do motivo de bloqueio que será inserido para o consorciado ou localize através do menu de seleção (lupa):


Finalize a manutenção dos parâmetros referente à situaçao de cobrança  - clique no Botão


|TOPO|


Situação Anterior


Definir quais situações de cobrança são habilitadas à substituição por uma nova situação de cobrança.

Esta parametrização é validada no momento da Troca de Situação Automática.


Descrição

Situação Anterior - inclua uma situação para que, no processo de Troca de Situação de Cobrança, o sistema altere a situação para o grupo-cota-versão, caso a Situação Anterior seja diferente da que estiver configurada neste campo.

Para tanto , clique no Botão



Código: informe código de situação de cobrança ou escolha no menu de seleção acionando a lupa ou teclando F2:


Selecione  um código de situação  diferente do código da Situação Anterior (caso já tenha um cadastrado)

Clique no Botão


A situação anterior de cobrança também pode ser excluída.

Para tanto, clique no Botão


Finalize a manutenção da situação anterior  - clique no Botão


|TOPO|


Função



Definir as funções de usuários habilitadas à alterar ou emitir boleto para esta situação de cobrança.



Sub Aba Emissão de Boleto

Inclua o código da função do usuário. Desta maneira, todo usuário alocado com a função informada possui permissão para emitir boleto das cotas classificadas nesta situação de cobrança. 

Para tanto clique no Botão  



Código : informe o código  de usuário ou escolha no menu de seleção acionando a lupa ou teclando F2:


Clique no Botão


Considerar parcelas pagas pela seguradora como PENDENTES no momento da emissão de boleto avulso - quando selecionado, listará as parcelas pagas do SQG como parcelas pendentes.



Sub Aba Consulta de Valores a Devolver

Inclua o código da função do usuário. Desta maneira, todo usuário alocado com a função informada possa consultar cotas classificadas nesta situação de cobrança, e que, possuam valores a devolver. 

Para tanto clique no Botão  



Código : informe o código  de usuário ou escolha no menu de seleção acionando a lupa ou teclando F2:

Clique no Botão



|TOPO|


Situação após Lançamento



Definir a situação de cobrança após o lançamento financeiro, conforme algumas parametrizações:



Descrição
Informe uma situação de cobrança, relacione os códigos do movimento financeiro e produtos para que, no processo de baixa de recebimentos de cobranças, o sistema altere a situação atual para a situação configurada no campo situação seguinte.

Para tanto clique no Botão

 


Clique no Botão


Em Situação atual:

O campo é preenchido automaticamente pelo sistema.


Em Situação Seguinte:

Informe a nova situação de cobrança da cota  - informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção  acionando a tecla F2 o a lupa:


Selecione um dos códigos listados para a nova situação de cobrança.

A Situação de Cobrança Após Pagamento dever ser diferente da Situação de Cobrança Atual.


Em Trocar para a situação seguinte as cotas que possuírem xx parcelas em atraso: 

Informe a quantidade de parcelas em atraso que a cota deve possuir para que o sistema efetue a troca para a situação de cobrança seguinte.


Em Somente efetuar a troca de situação se o atraso for menor do que xx dias:

Informe a quantidade de dias de atraso onde, a troca de situação de cobrança somente é efetuada caso as cotas estejam com atraso menor que a quantidade de dias registrada neste parâmetro.


Efetuar a troca para cotas com diferença de Fundo Comum menor que: xxx,xxxx :

Informe o percentual de diferença, o sistema somente efetua a troca de cobrança quando o consorciado possui uma diferença de percentual menor que o percentual parametrizado, e, quando existe o pagamento das parcelas com os respectivos códigos e/ou produtos informados. 


Envia cobrança mensal:

Quando marcado será possível informar a quantidade de dias no parâmetro "Envia boleto da parcela do mês após a troca de situação até xxxx dias antes do vencimento.".


Envia boleto da parcela do mês após a troca de situação até xxxx dias antes do vencimento.:

Informe a quantidade de dias que o boleto será enviado após a troca de situação da cota antes do vencimento.


Efetua a troca para cotas com lançamentos de SQG/PLD após o registro de pagamentos - quando selecionado, cotas que se enquadram nos demais parâmetros definidos na tela e que possuem lançamento de SQG/PLD terão a situação de cobrança trocada automaticamente ao realizar o lançamento do código de movimento configurado na tela, no entanto, quando o parâmetro estiver desmarcado e, a cota possuir lançamentos de SQG/PLD, mesmo que a cota se enquadre nos parâmetros definidos não haverá a troca de situação automática ao registrar o lançamento.


Em seguida, clique no Botão


Aba Códigos de Movimento:

Relação dos códigos de movimento financeiro considerados para a troca de situação de cobrança (situação seguinte).

Para relacionar os códigos de movimento, clique no Botão


Código de Movimento - informe o código de movimento ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:

Selecione um dos códigos listados  , em seguida clique no Botão

Aba Produtos:

Relação dos produtos disponíveis no sistema considerados para a troca de situação de cobrança (situação seguinte).
Caso nenhum produto seja registrado , o sistema valida todos.

Para relacionar os produtos, clique no Botão



Produto - informe o produto ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:

É possível também excluir o Produto listado.


Para tanto clique no Botão



Aba Tipo de Negociação:

Relação do(s) tipo(s) de negociação(ões) que após ser(em) confirmada(s), se estiverem dentro da condição para troca de situação terão a troca de situação confirmadas, caso não esteja parametrizado, o sistema efetuará a troca somente quando houver lançamento financeiro para a mesma.


Para relacionar os tipos de negociação, clique no Botão


Tipo - informe otipo ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:



É possível também excluir o Tipo de Negociação listado.


Para tanto clique no Botão



|TOPO|


Negociações NÃO permitidas



Definir a(s) negociação(ões) que não são permitidas, conforme parametrização:



Descrição
Relacione as negociações NÃO permitidas -  Para tanto clique no Botão


Após restringir as negociações não participantes, clique no Botão





Parâmetros Interfaces



Gera Interface para Cobradora - ao gerar o arquivo de interface para cobradora, serão geradas no arquivo todas as cotas que estejam na situação de cobrança que possui este parâmetro marcado.

Considera situação inadimplente p/ o AMSS - caso essa opção esteja marcada, a situação de cobrança será retornada quando da execução da Interface de Inadimplentes AMSS, ou seja, sempre será gerado o arquivo '_SEG.txt' com as cotas que possuem o parâmetro marcado.

Considera situação inadimplente p/ o AMSS - Advogado - quando marcado, cotas com a situação de cobrança configurada serão retornadas no arquivo '_ABR.txt' ao executar a Interface de Inadimplentes AMSS, independentemente do parâmetro ‘Considera situação inadimplente p/ o AMSS - Advogado’ estar marcado ou não.


SystemCred

Considera situação para arquivo da SystemCred -

Identifica cota em Pré-Exclusão -





Fases do Processo Bloqueadas



Através desta aba o usuário poderá incluir para cotas que estão no processo Jurídico (para isso verifica-se a situação de cobrança da cota e realiza a configuração da mesma) as fases que não poderão ser utilizadas no processo jurídico, as fases serão demonstradas mas ao tentar incluí-las será demonstrada uma mensagem de bloqueio.

Para incluir as fases serão bloqueadas no Processo Jurídico, clique em



Clique em



Informe o código da fase ou escolha uma no menu de seleção clicando na tecla F2 ou na lupa.


Após seleciona a fase clique em




Para finalizar o cadastro da fase no bloqueio clique em



As fases configuradas como 'Fases do Processo Bloqueadas' não poderão se utilizadas no Processo Jurídico.





Situações da Distribuição Bloqueadas



Através desta aba o usuário poderá incluir para cotas que estão no processo de Distribuição de Cobrança (para isso verifica-se a situação de cobrança da cota e realiza a configuração da mesma), as situações que estarão bloqueadas para utilização.

Para incluir as situações que estarão bloqueadas no Processo de Distribuição de Cobrança, clique em



Clique em

Selecione a situação da distribuição de cobrança e clique em 



Para finalizar a o cadastro da situação bloqueada clique em



As situações da distribuição configuradas como bloqueadas não poderão ser utilizadas no Atendimento / Acompanhamento da Cobrança e no Acompanhamento da Distribuição.



Para emitir os dados da situação de cobrança cadastrada clique em


É apresentada a tela, para que o usuário informe os dados referente a situção que deseja emitir o relatório.


Situação de Cobrança - informe o código da situação de cobrança que deseja emitir no relatório.

Definição da Situação -  informe a incial da definção da situação.


Tipo

Selecione a opção Sintético para demonstrar informações resumidas, ou Analítico para demonstrar todas informações da situação de cobrança.


Somente a situação de Seguro de Quebra de Garantia -  quando selecionado, demonstrar somente as situações de cobrança que possuem o parâmetro "Considera como Seguro de Quebra de Garantia" marcado.


Exemplo de Relatório Sintético


Exemplo de Relatório Analítico

Exemplo de Relatório Sintético - Somente a situação de Seguro de Quebra de Garantia





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