Encerramento - Controle de Devoluções   
Previous Topic  Next Topic 

1>Acordo Amigável



Acesso
Encerramento  >  Controle de Devoluções > Acordo Amigável

             

Utilização
Efetuar acordo amigável automático,  no momento do encerramento do grupo.
Esta rotina possibilita a utilização dos recursos do rateio de encerramento para quitação de resíduos de saldo devedor dos consorciados com valores à disposição, evitando que sejam devolvidos valores que ainda estão em débito com o grupo e/ou administradora.

As cotas aptas a participação desta rotina são aquelas cuja situação de cobrança está habilitada - seleção do parâmetro Participa Acordo Amigável   -  Consulte Situação de Cobrança - aba Parâmetros 1.



Regras de quitação do Acordo Amigável:



       -> Caso o saldo devedor sem as tarifas seja inferior ou igual ao valor do acordo restante, será efetuado o pagamento de quitação no valor referente ao             saldo devedor da cota.

       -> Caso o saldo devedor sem as tarifas seja superior ao valor do acordo restante, será efetuado o pagamento de antecipação no valor referente ao                     acordo.

       -> Caso o saldo devedor seja inferior ou igual ao valor do acordo, será efetuado o pagamento de quitação no valor referente ao saldo devedor da cota.

       -> Caso o saldo devedor seja superior ao valor do acordo restante, será efetuado o pagamento de antecipação no valor referente ao acordo.




Descrição



Grupo - informe o código do grupo ou escolha um no menu de seleção acionando tecla F2 ou a lupa:


Encerramento - selecione a data de encerramento.


Contabilização - informe a data de contabilização, esta data não pode ser menor ou igual à data de Liberação de Movimento Financeiro, caso a data esteja nestas condições, ao sair do campo o sistema validará a situação de liberação bloqueando o processo para que não seja possível a seleção dos dados.


Situação de Cobrança - por padrão, todas as opções vêm marcadas.


Em seguida , clique no Botão



Este processo permite utilizar o valor do acordo amigável para baixar as parcelas em atraso de outras cotas do consorciado.


Para selecionar as demais cotas e suas parcelas é necessário que a cota do Acordo Amigável esteja selecionada.


Observações




O sistema apresenta a composição dos valores a devolver de cada cota - para tanto, selecione a cota desejada, e clique no Botão




Para verificar o lançamento referente ao valor à devolver, aplique duplo clique sobre o mesmo, na grade Encerramentos:

Para gerar relatório referente à consulta de valores a devolver, clique no Botão


Para emitir o relatório das cotas listadas no grid que estejam selecionadas, clique em







O processo Acordo Amigável pode ser realizado somente no primeiro rateio de encerramento do grupo,

enquanto o mesmo não for transferido para o controle da administradora,

não podendo ser excluído de forma automática



|Controle de Devoluções|


|Prefácio|