1>Aplicações e Resgates Automáticos (Processo disponível para o Cliente com Nível de Particularidade 526)
Acesso
Financeiro > Movimentação > Aplicações e Regastes Automáticos
Utilização
A tela 'Aplicações e Regastes Automáticos' está disponível para simular os valores que serão considerados para o processo de Aplicação e Resgate, os valores demonstrados em tela são selecionados a partir das movimentações de todos os grupos na data base informada.
Descrição
Para realizar ‘Aplicações’ e ‘Resgates’ de forma automática, é necessário que o parâmetro 'Utiliza Rotina de Aplicações e Resgates Automáticos' esteja marcado e os códigos de movimento, o tipo de movimento e parâmetros contábeis estejam devidamente configurados no sistema.
Códigos de Movimento utilizados no processo de Aplicação e Resgate Automático:
Cóonfigurações necessárias para o processo de Aplicação e Resgate Automático:
Aplicações e Resgastes Automáticos
Aplicações e Resgate em - informe a data que pretende consultar os dados das aplicações e resgastes.
Observação: Os valores apresentados são obtidos a partir das movimentações de todos os grupos na data base informada, e a tela está simulando os valores que serão considerados para o processo de ‘Aplicação e Resgate’.
Após informar a data, clique em
O sistema apresenta a tela com valores demonstrados de maneira sintética, ou seja, somando todas as movimentações de todos os grupos.
Aplicações e Resgate em - apresenta a data informada na tela inicial, a data em que se está consultando os valores das aplicações e resgate.
Resumo de Valores
Saldo - Composto pelo saldo da conta '1.1.2.92.10-6-00 - Fundo Comum' na data base informada.
Transf. Cont/Descl. Normais - Composto pelas soma das contemplações e Desclassificações dos Normais (programações ‘Outros Pagamentos’ independente de versão (são desconsiderados os Outros Pagamentos de Devolução Cotas Canceladas Contempladas) e Encerramento de Grupo independente de versão).
Transf. Cont/Descl. Vinc - Composto pelas soma das contemplações e Desclassificações dos Vinculados a Contemplação (‘Pagamento de Bens’ apenas de Cotas Ativas e ‘Outros Pagamentos de Devolução Cotas Canceladas Contempladas’).
Pagamentos Programados - Composto por todas as programações de pagamentos.
Valor Líquido - Apresenta o resultado do cálculo dos valores demonstrados neste mesmo agrupamento.
Cálculo = (- Transf. Cont/Descl. Normais + Transf. Cont/Descl. Vinc - Pagamentos Programados = Valor Líquido)
Notas
1. Para obter os valores dos campos acima mencionados, são considerados apenas os lançamentos, programações, contemplações e desclassificações realizados na data base informada no campo 'Aplicações e Resgate em'.
2. Para que as contemplações sejam consideradas a data da assembleia deve ser a mesma data base informada no campo 'Aplicações e Resgate em'.
Contabilização
Normais - Composto por todas as movimentações financeiras efetuadas na data base, pelas contemplações, desclassificações e pelas programações ‘Outros Pagamentos’ independente de versão (são desconsiderados os Outros Pagamentos de Devolução Cotas Canceladas Contempladas) e Encerramento de Grupo independente de versão.
Vinculados Contemplados - Composto por ‘Pagamento de Bens’ apenas de Cotas Ativas e ‘Outros Pagamentos de Devolução Cotas Canceladas Contempladas’ e pelas contemplações e desclassificações.
Valor Líquido - demonstra o valor da soma dos valores dos campos ‘Saldo’, ‘Normais’ e ‘Vinculados a Contemp.:’.
Cálculo = (Saldo + Normais + Vinculados a Contemp. = Valor Líquido)
Emite nome do consorciado - quando selecionado ao emitir o relatório, serão demonstrados o grupo, cota, versão, nome do consorciado, origem, valor e o total dos lançamentos.
Imprime apenas demonstrativo - quando selecionado, o relatório é emitido com as informações dos agrupamento 'Resumo de Valores' e 'Contabilização'.
Exemplo de relatórios:
Emite nome do consorciado
Imprime apenas demonstrativo
Para visualizar informações detalhadas do agrupamento Contabilização clique sobre o botão de consulta
Normais - as informações são demonstradas de forma analítica, divididas por grupo e detalhada por cota:
Vinculados a Contemplação - as informações são demonstradas de forma analítica, divididas por grupo e detalhada por cota:
Através das telas de detalhamento das informações também é possível emitir os relatórios, os mesmo são impressos de acordo com as opção de relatório selecionadas na tela anterior 'Emite nome do consorciado' e 'Imprime apenas demonstrativo'.
Para confirmar o processo de aplicação e resgate automático é necessário executar o 'Sch_Aplicacao_Resgate.exe'.
Com base nos valores calculados para a data base da execução, é verificado se o saldo resultou em um valor positivo ou negativo.
O processo é efetuado tanto para Normais quanto para Vinculados a contemplação, também é realizada a Movimentação Bancária nestas contas agrupando os valores por agentes e não por grupo assim como é feita a movimentação financeira.
Para consultar se o processo consistiu em aplicação ou resgate, pode ser emitido o relatório Listagem de Movimento. A listagem é emitida para os códigos de ‘Aplicação’ caso o saldo seja positivo, e caso seja negativo as movimentações são listadas para os códigos de ‘Resgate’.
Códigos de Aplicação:
533-0 - APLIC. FIN. NORMAIS / 533-1 - EST. APLIC. FIN. NORMAIS
Códigos de Resgate:
276-0 - RESG. APL.FIN. NORMAIS / 276-1 - EST. RESG. APL.FIN. NORMAIS
A Movimentação Bancária das contas terão os valores agrupados por agentes e não por grupo assim como é feita a movimentação financeira. A movimentação bancária avaliará o saldo da conta do ‘Agente’, e realizará uma movimentação conforme o saldo, caso seja negativo fará um resgate com o mesmo valor para que o saldo fique zero. Caso seja positivo fará uma aplicação também com o mesmo valor para que o saldo da conta fique zero a movimentação bancária é consultada em Financeiro / Controle Bancário / Movimentação/Movimentação Bancária.