Contabilidade -  Movimentação
Previous Topic  Next Topic 

1>Transferência de Aplicação



Acesso

Contabilidade > Movimentação  > Transferência de Aplicação



Utilização
Realizar os resgates e aplicações financeiras entre as contas de disponibilidade no balancete de grupos.


Descrição


Para a realização do processo, algumas informações são solicitadas:

a) Data Contabilização - este campo possui duas finalidades:  
1ª - utilizar a informação como data base para recuperar o saldo das contas de disponibilidades no balancete de grupos e,
2ª - informar a data de contabilização gravada nos lançamentos contábeis de resgate e aplicação financeira, gerados pela rotina.


b) Grupo -  informe o filtro de grupos que recebe a movimentação de resgate e aplicação financeira. Pode ser informado  todos os grupos, um intervalo de grupos ou apenas um grupo.


c) Agente Financeiro -   utilize o agente financeiro do grupo na realização da rotina. Somente os grupos parametrizados com o agente financeiro informado neste ítem receberá  a movimentação de resgate e aplicação financeira.


d) Situações dos Grupos -  selecione as situações dos grupos os quais receberão os lançamentos de resgate e aplicação financeira. Opções disponíveis -  Grupos em Formação, Grupos em Andamento, Grupos Encerrados e Encerrado Contábil.


e) Saldo p/ Aplicação - informe  o saldo total disponível nas contas de aplicação financeira dos grupos de consórcio. Desta forma, a rotina realiza a aplicação financeira no mesmo valor, para que o balancete de grupos apresente o mesmo valor do saldo das contas de aplicação financeira.


f) Transferência para contas vinculadas a contemplação - este parâmetro realiza a aplicação financeira dos bens pendentes de entrega. Quando selecionado, o sistema recupera o saldo da conta 4.9.8.91.00-5-00 e, caso o grupo possua disponibilidade suficiente, o mesmo saldo é aplicado na conta 1.2.9.90.35-9-00. Caso não possua saldo para realizar a aplicação, o sistema aplica todo o saldo disponível nas contas de disponibilidade referente a fundo comum.


g) SELIC - informe o saldo da aplicação financeira caso a  disponibilidade dos grupos esteja aplicada em um fundo de investimento com rendimentos pela SELIC, pois, ao executar a rotina, o sistema aplica o recurso disponível nas contas de aplicação financeira exclusivas para SELIC no balancete de grupos.


h) Demais Aplicações -  este campo não está disponível para inclusão de valores, pois , é calculado pelo sistema com base nas informações dos itens anteriores. Representa o Saldo Total Aplicado,  item e, menos Saldo para Aplicação SELIC , item g, porém,  é possível alterar o seu conteúdo revisando o valor dos itens anteriores.


Após informar os parâmetros, para realizar a rotina clique no Botão  

Confirme ao sistema se a movimentação financeira foi integrada para todos os grupos

Após confirmação, o sistema executa os seguintes passos:

1. Resgata todo o saldo aplicado em todas as contas de aplicações financeiras transferindo os saldos para as conta de bancos:

1.2.9.90.12-2-01     p/   1.1.2.92.10-6-00

1.2.9.90.12-2-02    p/   1.1.2.92.20-9-00

1.2.9.90.25-6-00   p/   1.1.2.92.10-6-00

1.2.9.90.35-9-00   p/   1.1.2.92.10-6-00

1.2.9.90.55-5-00   p/   1.1.2.92.10-6-00



2. Realiza a aplicação financeira para grupos em formação recuperando o saldo da conta 4.9.8.82.05-2-00 e, transfere o mesmo saldo da conta 1.1.2.92.10-6-00 para a conta 1.2.9.90.55-5-00.


3. Realiza a aplicação financeira dos bens pendentes de entrega recuperando o saldo da conta 4.9.8.91.00-5-00 e, transfere o mesmo saldo da conta 1.1.2.92.10-6-00 para as contas 1.2.9.90.25-6-00, caso informado valor para SELIC, e 1.2.9.90.35-9-00 caso a aplicação não seja SELIC.


4. Realiza a aplicação financeira dos demais recursos disponíveis transferindo o saldo remanescente de aplicação financeira, ou seja, o valor informado inicialmente para execução da rotina, menos os valores já aplicados nos itens anteriores da conta 1.1.2.92.10-6-00 para a conta 1.2.9.90.12-2-01 e, da conta 1.1.2.92.20-9-00 para a conta 1.2.9.90.12-2-02. O valor a ser aplicado nesse item para cada grupo é calculado através de um rateio entre todos os grupos informados no filtro da rotina. O calculo do rateio é realizado com base no saldo de cada grupo na data de contabilização da rotina.




Todas as aplicações  informadas dependem do saldo da disponibilidade de cada grupo e do valor informado.
O sistema somente aplica os valores de grupos em formação e bens pendentes de entrega

caso exista saldo suficiente para realizar a aplicação.

Caso contrário, o valor está limitado à disponibilidade nas contas de fundo comum.


Caso seja informado para aplicação um valor superior ao disponível, o sistema realiza a aplicação conforme informado, deixando as contas de banco com saldo negativo.

Portanto, é importante ficar atento ao valor informado para que não exceda o total disponível.


Para realizar apenas o resgate de todos os valores aplicados sem a realização de um novo resgate, ou seja, o saldo total das disponibilidades fique em banco e as contas de aplicação financeira fiquem zeradas, informe 0,00   nos campos de valores, selecione os demais filtros de acordo com o desejado e, execute a rotina.

O sistema resgata todos os valores das contas de aplicação financeira mantendo o saldo nas contas banco.


Caso a rotina tenha sido realizada informando o valor incorreto, a mesma poderá ser realizada novamente sem a necessidade de excluir a rotina já executada, porém, o sistema realiza novos lançamentos e quando consultado o Razão, serão apresentados diversos lançamentos contábeis. Para excluir a rotina antes de executá-la novamente,

basta acessar o menu Exclusão Automática de Lançamento

e selecionar o ítem Transferência de Aplicação para exclusão dos lançamentos realizados.



|Movimentação|


|Prefácio|