1>Taxa de Permanência por Grupo
Acesso
Grupo > Cadastro de Apoio > Taxa de Permanência
Utilização
Tela disponível para configurar as regras de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes transferidos pela administradora.
Descrição
Clique no Botão
Nome - Informe a descrição da Taxa de Permanência.
Nº dias Inicio Cobrança - informe a quantidade de dias, após a transferência para a administradora para o início da cobrança de taxas sobre valores não procurados, iniciando o cálculo dos rendimentos, repassados à administradora. Caso na Identificação de Cotas tenha sido informada a data de início de cobrança de Valores Não Procurados, será considerada esta data como válida no processo de apropriação de taxa de permanência .
Periodicidade para Apropriação da Taxa VNP: - esta opção só estará habilitada quando a opção 'Executar sempre no último dia do mês ainda não executado' não estiver selecionada. Quando habilitada o usuário poderá informar a quantidade de dias para cobrança de Valores Não Procurados; para obter a data da próxima apropriação o sistema utiliza a quantidade de dias informados somado a data da última execução. O sistema não processa o cálculo das tarefas nas cotas, caso a rotina seja executada antes de atingir a quantidade de dias definidos neste parâmetro.
Exemplo: Data da última execução: 31/01/2014
Periodicidade para Apropriação da Taxa VNP: 28
Data para próxima execução da rotina: 31/01/2014 + 28 = 28/02/2014
Executar sempre no último dia útil do mês ainda não executado - quando selecionado, será considerado o último dia útil do mês para apropriação da rotina de Valores Não Procurados, parâmetro utilizado pela execução da rotina automática 'sch_Apropriacao_Rendimentos'.
Valor base para cobrança VNP - definir a opção que será utilizada como base no cálculo da taxa para cobrança VNP:
Acrescentar Indexador - utilizado quando o método de cobrança VNP está definido como '% Fixo'. Quando o indexador é informado, no cálculo da taxa de permanência será utilizado o percentual fixo somado ao percentual do indexador na data base sobre o valor base para cobrança VNP.
Exemplo:
% Fixo = 5%
% do Indexador na data base da apropriação = 1%
Total que será aplicado sobre a base de cálculo = 6%
Vincular a outra Taxa de Permanência - através deste campo é possível vincular outra taxa de permanência, para que o sistema avalie qual taxa gera penalização de maior valor, e, a taxa de maior valor seja aplicada ao consorciado. Para que o sistema avalie qual taxa gera maior penalização, é necessário que a taxa para a qual foi vinculada outra 'taxa de permanência' esteja atrelada ao grupo.
Em Método de Cobrança de VNP - selecione uma das opções disponíveis na tela:
Regra do Salário Mínimo - agrupamento disponível para configuração do percentual de apropriação sobre o salário mínimo, esta regra é aplicada sobre qualquer configuração realizada no 'Método de Cobrança VNP', caso o valor obtido no cálculo sobre o salário mínimo seja inferior ao obtido no cálculo entre a base e o valor para cobrança da taxa VNP.
Percentual sobre Salário Mínimo - informe o percentual que será calculado sobre o valor do salário mínimo.
Usar o salário vigente na - informe a data para cálculo do salário mínimo:
Nota - O salário mínimo é cadastrado no Controle de Acesso.
Após realizar todas configurações, clique no Botão
Para determinar a data de vigência inicial clique no Botão
Exemplo de Taxa de Permanência configurada: