1>Alterar Regras
Acesso
Cobrança > Manutenção de Cobrança > Alterar Regras
Utilização
Alterar, manualmente, as regras de cobrança do consorciado.
Toda cota possui suas regras pré-estabelecidas e definidas dentro de um determinado plano. No entanto, o sistema permite a alteração de algumas destas regras durante o ciclo de vida da cota.
Seguem alguns exemplos: alteração no seguro contratado da cota pode estar relacionada a troca do Plano de Seguro da mesma, ou, o agente de cobrança definido no momento da venda da proposta pode ser alterado a qualquer momento, alteração na regra de pagamento eletrônico referente à conta dos recebimentos de cobrança mensal da cota, alteração do status do seguro de quebra de garantia (deferido ou indeferido), alteração de débito em conta permitindo a reconfiguração do dia (fixo ou variável) que mensalmente o débito referente a cobrança é realizado, como também, o sistema permite, de acordo com a necessidade, alterar o tipo da cota (normal, substituída, recuperada, transferida) etc.
Descrição
Identificação do Consorciado
Consorciado - informe o grupo-cota-versão ou clique no Botão
Confirme a Busca e em seguida clique no Botão
Opções da Tela
|Alterar Seguro| |Alterar Agente| |Alterar Débito em conta| |Altera Conta Corrente| |Alterar Pagamento Eletrônico|
|Alterar Tipo Cota| |Alterar a Oferta de Lance Fixo Automático| |Alterar Seguro SQG| |Alterar Cobrança de Tarifa Bancária|
|Altera Redutor de Cancelamento| |Altera Taxa de Permanência| |Altera forma de envio boleto mensal para e-mail|
O sistema disponibiliza opções para alteração das regras de cobrança:
Descrição
Possibilidades de alterações:
Selecione uma das ações, em seguida clique no Botão
O sistema exibe a tela de acordo com a opção selecionada.
Esta opção é utilizada para alterar o seguro atual do consorciado, bem como redefinir a quantidade de parcelas cobradas referente ao pagamento do mesmo.
Aba Planos de Seguro - substituir o plano de seguro atual.
Efetue a troca do plano de seguro - clique no Botão
O sistema disponibiliza tela para a inclusão de novo seguro:
Plano de Seguro - clique na lupa de seleção ao lado do campo, visualize as seguintes opções para o novo seguro:
Selecione um dos planos disponíveis na tela, e clique no Botão
Motivo da Alteração - informe o motivo para alteração do Plano de Seguro - Clique na lupa de seleção e visualize as opções:
Selecione um dos motivos adequados para a alteração do plano de seguro, clique no Botão
Data da Alteração - este campo é preenchido automaticamente com a data do dia:
Confira os dados alterados.
Para efetivar a alteração do plano de seguro, clique no Botão
O sistema exibe mensagem de confirmação para a Troca de Plano de Seguro.
Ex: Inclusão de Novo Plano de Seguro
Vigência dos Planos de Seguro contratados:
Caso a cota possua um plano de seguro com vigência em aberto, no momento da troca de plano, a vigência do plano antigo é finalizada com a data do dia anterior à da troca e o novo plano de seguro terá como data inicial de vigência a data da alteração do plano de seguro.
Tipos de Seguro - é exibido o tipo de seguro do novo plano de seguro.
Para definir a vigência do plano de seguro contratado, clique no Botão
Caso necessário alterar a data de vigência, informe primeiramente motivo da alteração (Motivo da Alteração)
Utilize a lupa de seleção e visualize as opções cadastradas para o motivo da alteração:
Data Alteração - informe a data da alteração da vigência
Logo após, clique no Botão
Informe nova Vigência:
Aba Parcelas de Seguros - alterar a quantidade de parcelas cobradas referentes aos planos de seguros contratados:
Parcelas de Seguro - o sistema exibe todas as parcelas componentes do seguro contratado.
Caso necessário, por algum motivo, alterar ou excluir uma das parcelas selecionadas do plano, desmarque-a para que o sistema não gere a sua cobrança.
Para desmarcar TODAS as parcelas, clique no Botão
Motivo da Alteração - após a alteração da parcela, informe o motivo que justifica a ação. Clique na lupa de seleção e visualize as opções disponíveis:
Selecione um dos motivos adequados para a alteração do número de parcelas de cobrança.
Clique no Botão
O sistema exibe mensagem confirmando a atualização das parcelas do consorciado.
Observação - Não será possível realizar nenhuma manutenção no seguro da cota, caso o seguro tenha sido cancelado automaticamente pelo processo de sinistro.
Esta opção é utilizada para alterar o agente de cobrança de um consorciado:
Aba Alteração do Agente - trocar o Agente atual.
Informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:
Selecione um novo agente válido para este tipo de operação , em seguida clique no Botão
O sistema exibe mensagem de confirmação para a Troca de Agente atual
Aba Consulta - consultar todos os agentes de cobrança da cota, a data da inclusão e o usuário responsável pelas alterações:
Observação:
O sistema considera também os agentes que possuem o tipo de remessa eletrônica ‘Cobrança Registrada/Não Registrada’ em 'Tipos de Remessa Eletrônica'.
Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou cancelar o banco do débito em conta referente aos recebimentos da cobrança mensal de determinado consorciado:
Aba Adicionar Débito em Conta - para inserir novo débito em conta, clique no Botão
O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:
Para incluir outra conta clique sobre o botão
O sistema apresentará a tela para inclusão dos dados da conta:
Nota - será possível vincular o débito a uma 'Conta Poupança' desde que o parâmetro 'Permite utilização de débito em conta para o tipo de conta poupança' localizado na tela Bancos esteja marcado.
Selecione a conta desejada para registrar o novo Débito e clique no Botão
Em seguida, registre o débito em conta selecionada
Para tanto, clique no Botão
O sistema exibe tela para a configuração do dia para que, mensalmente, débito seja efetuado:
Após selecionado dia do débito, clique no Botão
Caso o dia do débito seja igual à 0(zero), o sistema considera o dia do vencimento de cada assembleia.
Para a efetiva utilização do Débito em Conta,
é necessário que Agente Financeiro da cota seja habilitado para tal.
Portanto , é necessário criar um tipo de remessa eletrônica "Débito em Conta" vinculada ao
agente financeiro do banco do consorciado
Aba Vigências do Débito - são exibidos todos os dados do débito em conta do consorciado.
É possível consultar informações bancárias e o dia para realização do débito em conta do consorciado
Defina a vigência para utilização do débito em conta cadastrado.
Para tanto, clique no Botão - clique no Botão
Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou alterar a conta corrente do consorciado.
Aba Adicionar Conta Corrente - inserir as informações bancárias necessárias para registrar um Pagamento Eletrônico na conta:
Para inserir as informações bancárias, clique no Botão
O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:
Selecione a conta desejada para registrar o pagamento eletrônico - clique no Botão
Para efetivar a inclusão do pagamento eletrônico em conta selecionada, clique no Botão
Para utilizar a Conta Corrente é necessário determinar a vigência, para tanto acesse a aba Vigências da Conta e clique em
Informe a data da vigência e clique em
Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou cancelar o pagamento eletrônico referente a conta dos recebimentos da cobrança mensal de um determinado consorciado:
Aba Adicionar Pagamento Eletrônico - inserir as informações bancárias necessárias para registrar um Pagamento Eletrônico na conta:
Para tanto, clique no Botão
O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:
Selecione a conta desejada para registrar o pagamento eletrônico - clique no Botão
Para efetivar a inclusão do pagamento eletrônico em conta selecionada, clique no Botão
O sistema exibe mensagem de confirmação para a operação:
Aba Cancelar Pagamento Eletrônico - é utilizada para cancelar o pagamento eletrônico vinculado às informações bancárias. Para tanto, antes de aplicar o cancelamento, confira os dados apresentados na tela:
Caso deseje cancelar o pagamento eletrônico em conta apresentada, clique no Botão
O sistema exibe mensagem de confirmação para o cancelamento de Pagamento Eletrônico da cota.
Aba Consulta - consultar todo histórico referente aos registros de pagamentos eletrônicos da cota
Esta opção é utilizada para alterar o tipo da cota atual para um novo tipo:
Tipo de Cota Atual - exibido automaticamente pelo sistema.
Tipo de Cota - selecione outro tipo de cota.
Visualize os tipos de cotas disponíveis no sistema - clique na lupa de seleção:
Selecione o novo tipo de cota desejado e clique
O sistema exibe mensagem de confirmação para a troca do tipo de cota.
Alterar a oferta de lance fixo automático
Em Vigência(s)
Informe um período válido de vigência. Para tanto, clique no Botão
As cotas com período de vigência aberto estão aptas à participarem do processo de oferta de lance fixo automático.
É possível a inclusão / edição / exclusão de vigências.
A opção "Altera Seguro SQG" é demonstrada apenas para as cotas que possuem o "SQG" defenido no Grupo, Tipo de Seguro, ou a definição "SQG Conjugado" no Seguro de Vida.
Verifique a situação atual do Seguro SQG da cota.
Caso necessário, modifique o status do Seguro - Indeferido, Deferido, Sem Definição.
Nota.:
É possível alterar o status do Seguro de SQG somente se o parâmetro "Liberar para Deferimento da Seguradora" estiver selecionado.
Consulte em Situação de Cobrança - aba Parâmetros.
Em seguida, clique
O sistema exibe mensagem de confirmação para a troca da situação do seguro SQG.
Alterar Cobrança de Tarifa Bancária
Processo disponível para que o usuário parametrize se será possível ou não cobrar tarifa bancária para a cota.
Verifique se permite ou não cobrar a ocorrência e caso necessário clique em
Processo disponível para incluir o redutor para a cota, ou para alterar um redutor já cadastrado.
Selecione um redutor previamente cadastrado e parametrizado em Grupo /Cadastro de Apoio / Redutores de Cancelamento e clique em
Processo disponível para incluir a Taxa de Permanência para a cota, ou para alterar uma taxa já cadastrada.
Selecione uma taxa previamente cadastrada e parametrizada em Grupo / Cadastro de Apoio / Taxa de Permanência, após clique em
Altera forma de envio cobrança mensal
Processo disponível para alterar a forma de recebimento do boleto mensal de cobrança, ao optar pelo envio por e-mail o boleto deixa de ser enviado por correio.
Selecione a opção 'Altera forma de envio boleto mensal para e-mail' e clique em
E-mail - demonstra o e-mail para o qual será enviado o boleto.
Informe a data de vigência para início do envio da cobrança mensal por e-mail.
Para incluir a vigência clique em
Para cancelar o envio do boleto por e-mail finalize ou exclua a data de vigência.
Para excluir a vigência, clique em
Para alterar a data de vigência, clique em
Para o envio por e-mail é necessário que, para o Agente de Cobrança do grupo esteja configurado o Tipo de remessa 'Cobrança Mensal para E-mail' e o layout T0071. Com estas configurações realizadas ao executar o 'Sch_Remessa.exe' após a montagem da cobrança, será gerado um arquivo com todas as cotas com solicitação de envio por e-mail que estejam com a data de solicitação vigente.
Para a maioria dos tipos de alterações permitidas pelo sistema,
é importante que o usuário registre o motivo pelo qual está efetuando-as.
Este procedimento proporciona a consulta de todo histórico da cota anteriormente à alteração.