Cobrança - Manutenção de Cobrança
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1>Alterar Regras



Acesso
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Utilização
Alterar, manualmente,  as regras de cobrança do consorciado.
Toda cota possui suas regras pré-estabelecidas e definidas dentro de um determinado plano. No entanto, o sistema permite a alteração de algumas destas regras durante o ciclo de vida da cota.

Seguem alguns exemplos: alteração no seguro contratado da cota pode estar relacionada a troca do Plano de Seguro da mesma, ou, o agente de cobrança definido no momento da venda da proposta pode ser alterado a qualquer momento, alteração  na regra de pagamento eletrônico referente à conta dos recebimentos de cobrança mensal da cota, alteração do status do seguro de quebra de garantia (deferido ou indeferido), alteração de débito em conta permitindo a reconfiguração do dia (fixo ou variável) que mensalmente o débito referente a cobrança é realizado, como também, o sistema permite, de acordo com a necessidade, alterar o tipo da cota (normal, substituída, recuperada, transferida) etc.

Descrição

Identificação do Consorciado
Consorciado  - informe o  grupo-cota-versão  ou  clique no Botão

Confirme a Busca e em seguida clique no Botão



Opções da Tela
|Alterar Seguro|              |Alterar Agente|                 |Alterar  Débito em conta|                   |Altera Conta Corrente|                    |Alterar Pagamento Eletrônico|   


|Alterar Tipo Cota|           |Alterar a Oferta de Lance Fixo Automático|               |Alterar Seguro SQG|                   |Alterar Cobrança de Tarifa Bancária|                


|Altera Redutor de Cancelamento|                |Altera Taxa de Permanência|                       |Altera forma de envio boleto mensal para e-mail|


O sistema disponibiliza opções para alteração das regras de cobrança:



Descrição


Possibilidades de alterações:



Selecione uma das ações, em seguida clique no Botão

O sistema exibe a tela de acordo com a opção selecionada.



Alterar Seguro


Esta opção é utilizada para alterar o seguro atual do consorciado, bem como redefinir a quantidade de parcelas cobradas referente ao pagamento do mesmo.



Aba Planos de Seguro - substituir o plano de seguro atual.
Efetue a troca do plano de seguro - clique no Botão

O sistema disponibiliza tela para a inclusão de novo seguro:


Plano de Seguro clique na lupa de seleção ao lado do campo, visualize as seguintes opções para o novo seguro:

Selecione um dos planos disponíveis na tela, e clique no Botão

Motivo da Alteração - informe o motivo para alteração do Plano de Seguro - Clique na lupa de seleção e visualize as opções:

Selecione um dos motivos adequados para a alteração do plano de seguro, clique no Botão


Data da Alteração - este campo é preenchido automaticamente com a data do dia:


Confira os dados alterados.

Para efetivar a alteração do plano de seguro, clique no Botão

O sistema exibe mensagem de confirmação para a Troca de Plano de Seguro.


Ex: Inclusão de Novo Plano de Seguro

 

Vigência  dos Planos de Seguro contratados:

Caso a cota possua um plano de seguro com vigência em aberto, no momento da troca de plano, a vigência do plano antigo é finalizada com a data do dia anterior à da troca e o novo plano de seguro terá como data inicial de vigência a data da alteração do plano de seguro.


Tipos de Seguro - é exibido o tipo de seguro do novo plano de seguro.


Para definir a vigência do plano de seguro contratado, clique no Botão


Caso necessário alterar a data de vigência, informe primeiramente motivo da alteração (Motivo da Alteração)

Utilize a lupa de seleção e visualize as opções cadastradas para o motivo da alteração:


Data Alteração - informe a data da alteração da vigência

Logo após,  clique no Botão

Informe nova Vigência:



Aba Parcelas de Seguros - alterar a quantidade de parcelas cobradas referentes aos planos de seguros contratados:


Parcelas de Seguro  -  o sistema exibe todas as parcelas componentes do seguro contratado.

Caso necessário, por algum motivo, alterar ou excluir uma das parcelas selecionadas do plano, desmarque-a para que o sistema não gere a sua cobrança.

Para desmarcar TODAS  as parcelas, clique no Botão 

Motivo da Alteração - após a alteração da parcela, informe o motivo que justifica a ação. Clique na lupa de seleção e visualize as opções disponíveis:


Selecione um dos motivos adequados para a alteração do número de parcelas de cobrança.

Clique no Botão

O sistema exibe mensagem confirmando a atualização das parcelas do consorciado.



Observação - Não será possível realizar nenhuma manutenção no seguro da cota, caso o seguro tenha sido cancelado automaticamente pelo processo de sinistro.



Alterar Agente


Esta opção é utilizada para alterar o agente de cobrança de um consorciado:


Aba Alteração do Agente - trocar o Agente atual.
Informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:

Selecione um novo agente válido para este tipo de operação , em seguida clique no Botão

O sistema exibe mensagem de confirmação para a Troca de Agente atual


Aba Consulta - consultar todos os agentes de cobrança da cota, a data da inclusão e o usuário responsável pelas alterações:


Observação:


O sistema considera também os agentes que possuem o tipo de remessa eletrônica Cobrança Registrada/Não Registrada’ em 'Tipos de Remessa Eletrônica'.



Alterar Débito em Conta

Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou cancelar o banco do débito em conta referente aos recebimentos da cobrança mensal de determinado consorciado:


Aba Adicionar Débito em Conta - para inserir novo débito em conta, clique no Botão

O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:

Para incluir outra conta clique sobre o botão


O sistema apresentará a tela para inclusão dos dados da conta:


Nota -  será possível vincular o débito a uma 'Conta Poupança' desde que o parâmetro 'Permite utilização de débito em conta para o tipo de conta poupança' localizado na tela Bancos esteja marcado.


Selecione  a conta desejada para registrar o  novo Débito e clique no Botão

Em seguida, registre o débito em conta selecionada


Para tanto, clique no Botão

O sistema exibe tela para a configuração do dia para que, mensalmente, débito seja efetuado:

Após selecionado dia do débito, clique no Botão


Caso o dia do débito seja igual à 0(zero), o sistema considera o dia do vencimento de cada assembleia.




Para a efetiva utilização do Débito em Conta,

é necessário que  Agente Financeiro da cota seja habilitado para tal.

Portanto , é necessário  criar um tipo de remessa eletrônica "Débito em Conta"  vinculada ao

agente financeiro do banco do consorciado





Aba Vigências do Débito - são exibidos todos os dados do débito em conta do consorciado.

É possível consultar informações bancárias e o dia para realização do débito em conta do consorciado


Defina a vigência para utilização do débito em conta cadastrado.

Para tanto, clique no Botão - clique no Botão





Altera Conta Corrente


Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou alterar a conta corrente do consorciado.


Aba Adicionar Conta Corrente - inserir as informações bancárias necessárias para registrar um Pagamento Eletrônico na conta:

Para inserir as informações bancárias, clique no Botão
O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:

Selecione  a conta desejada para registrar o  pagamento eletrônico - clique no Botão


Para efetivar a inclusão do pagamento eletrônico em conta selecionada, clique no Botão

Para utilizar a Conta Corrente é necessário determinar a vigência, para tanto acesse a aba Vigências da Conta e clique em



Informe a data da vigência e clique em





Alterar Pagamento Eletrônico

Esta opção é utilizada para alterar, adicionar ou cancelar o pagamento eletrônico referente a conta dos recebimentos da cobrança mensal de um determinado consorciado:


Aba Adicionar Pagamento Eletrônico - inserir as informações bancárias necessárias para registrar um Pagamento Eletrônico na conta:

Para tanto, clique no Botão
O sistema disponibiliza o registro de todas as informações bancárias do consorciado:

Selecione  a conta desejada para registrar o  pagamento eletrônico - clique no Botão

Para efetivar a inclusão do pagamento eletrônico em conta selecionada, clique no Botão

O sistema exibe mensagem de confirmação para a operação:



Aba Cancelar Pagamento Eletrônico - é utilizada para cancelar o pagamento eletrônico vinculado às informações bancárias. Para tanto, antes de aplicar o cancelamento, confira os dados apresentados na tela:


Caso deseje cancelar o pagamento eletrônico em conta apresentada, clique no Botão 

O sistema exibe mensagem de confirmação para o cancelamento de Pagamento Eletrônico da cota.




Aba Consulta - consultar todo histórico referente aos registros de pagamentos eletrônicos da cota



Alterar Tipo de Cota

Esta opção é utilizada para alterar o tipo da cota atual para um novo tipo:


Tipo de Cota Atual - exibido automaticamente pelo sistema.


Tipo de Cota - selecione outro tipo de cota.



Visualize os tipos de cotas disponíveis no sistema - clique na lupa de seleção:

Selecione o novo tipo de cota desejado e clique

O sistema exibe mensagem de confirmação para a troca do tipo de cota.


Alterar a oferta de lance fixo automático


Em  Vigência(s)

Informe um período válido de vigência. Para tanto, clique no Botão


As cotas com período de vigência aberto estão aptas à participarem do processo de oferta de lance fixo automático.

É possível a inclusão / edição / exclusão de vigências.



Alterar Seguro SQG


A opção "Altera Seguro SQG" é demonstrada apenas para as cotas que possuem o "SQG" defenido no Grupo, Tipo de Seguro, ou a definição  "SQG Conjugado" no Seguro de Vida.



Verifique a situação atual do Seguro SQG da cota.

Caso necessário, modifique o status do Seguro - Indeferido, Deferido, Sem Definição.

Nota.:

É possível alterar o status do Seguro de SQG somente se o parâmetro "Liberar para Deferimento da Seguradora" estiver selecionado.
Consulte em Situação de Cobrança - aba Parâmetros.


Em seguida, clique

O sistema exibe mensagem de confirmação para a troca da situação do seguro SQG.



Alterar Cobrança de Tarifa Bancária


Processo disponível para que o usuário parametrize se será possível ou não cobrar tarifa bancária para a cota.

Verifique se permite ou não cobrar a ocorrência e caso necessário clique em





Altera Redutor Cancelamento


Processo disponível para incluir o redutor para a cota, ou para alterar um redutor já cadastrado.


Selecione um redutor previamente cadastrado e parametrizado em Grupo /Cadastro de Apoio / Redutores de Cancelamento e clique em 




Altera Taxa de Permanência


Processo disponível para incluir a Taxa de Permanência para a cota, ou para alterar uma taxa já cadastrada.


Selecione uma taxa previamente cadastrada e parametrizada em Grupo / Cadastro de Apoio / Taxa de Permanência, após clique em





Altera forma de envio cobrança mensal



Processo disponível para alterar a forma de recebimento do boleto mensal de cobrança, ao optar pelo envio por e-mail o boleto deixa de ser enviado por correio.


Selecione a opção 'Altera forma de envio boleto mensal para e-mail' e clique em


E-mail - demonstra o e-mail para o qual será enviado o boleto.


Informe a data de vigência para início do envio da cobrança mensal por e-mail.


Para incluir a vigência clique em


Para cancelar o envio do boleto por e-mail finalize ou exclua a data de vigência.


Para excluir a vigência, clique em


Para alterar a data de vigência, clique em



Para o envio por e-mail é necessário que, para o Agente de Cobrança do grupo esteja configurado o Tipo de remessa 'Cobrança Mensal para E-mail' e o layout T0071. Com estas configurações realizadas ao executar o 'Sch_Remessa.exe' após a montagem da cobrança, será gerado um arquivo com todas as cotas com solicitação de envio por e-mail que estejam com a data de solicitação vigente.




Para a maioria dos tipos de alterações permitidas pelo sistema,
é importante que o usuário registre o motivo pelo qual está efetuando-as.
Este procedimento proporciona  a consulta de todo histórico da cota anteriormente à alteração.  




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