1>Reajuste de Saldo de Caixa
Acesso
Cobranças > Manutenção de Cobrança > Reajuste de Saldo de Caixa
Utilização
Realizar o Reajuste de Saldo de Caixa (RSC); o reajuste pode ser realizado quando houve reajuste de preço de bem e há saldo de fundo comum no grupo devido a não contemplação de cotas na assembleia anterior; quando o grupo está nesta condição deve ser apurado o valor do reajuste de saldo de caixa sobre o Fundo Comum, para isso é considerado o saldo de Fundo Comum existente no grupo e aplicado o percentual de reajuste de bem sobre este saldo, antes de efetuar o rateio da cobrança para os consorciados é verificado se existe saldo de Fundo de Reserva, porém para considerar o saldo de Fundo de Reserva para ser abatido do valor apurado de reajuste de saldo de caixa, é necessário provisionar o valor de Seguro de Quebra para as cotas ainda não contempladas, após provisionado se restar algum valor de Fundo de reserva o mesmio pode ser abatido do valor a ser rateado.
|Calcular| |Consultar|
Informe o filtro e clique em
A coluna ‘Disponibilidade’ apresenta o valor de disponibilidade do grupo na assembleia, este valor é o mesmo apresentado no Acompanhamento Contemplação.
A coluna ‘Fundo Reserva' demonstra a soma dos campos que envolvem o fundo de reserva, ou seja, demonstra o valor do fundo reserva do grupo, o mesmo valor demonstrado no campo 'Fundo Reserva' da tela Acompanhamento Contemplação.
O campo ‘Saldo Assembleia’ demonstra o resultado da subtração da Disponibilidade pelo Fundo Reserva.
Nota - Para utilização do Fundo Reserva do grupo é necessário que o código de movimento '090-0 Transferência de Fundo Reserva' esteja configurado no parâmetro 'Utilização F.R. Reajuste Saldo de Caixa' do menu Sistema / Configurações / Parâmetros / Corporativo Consórcio / Cód. Movimento(8).
Ao realizar um duplo clique sobre o grupo é demonstrada a tela com o valor que deve ser recomposto no caixa:
Para dar continuidade ao reajuste clique em
O sistema demonstra a tela com todas as cotas que participarão do reajuste:
Conclua o reajuste clicando em
O sistema demonstra mensagem informando que o processo foi concluído.
Considerações importantes do processo
Observação
Caso o valor total da recomposição do caixa seja maior que 0 (zero), o sistema deve transferir o saldo disponível de Fundo Reserva para Fundo Comum e ratear o restante para alcançar o valor de recomposição do caixa entre as cotas, gerando a negociação e uma cobrança para cada cota participante do rateio.
Caso o valor total da recomposição do caixa seja menor que 0 (zero), ou seja, o fundo de reserva seja maior que o valor a repor, o sistema deverá fazer a transferência do Fundo Reserva para Fundo Comum do valor do rateio somado a taxa; neste caso, como o fundo de reserva suportou este reajuste, não haverá rateio de nenhum valor entre as cotas, apenas apenas será incluída a negociação para as cotas e não será gerada nenhuma cobrança.
Para consultar os reajustes já realizados informe o filtro e clique em
Selecione o grupo e clique em
Visualize as cotas que participaram do reajuste clicando em
Através da consulta não é possível confirmar o processo, para sair da tela clique em
Observação
Para as cotas que participaram do Reajuste de Saldo de Caixa é gerada uma negociação e uma pendência que podem ser consultadas através do 'Atendimento / Posição do Consorciado'.
Exemplo de negociação de Reajuste de Saldo de Caixa gerada para cota
A pendência do reajuste pode ser consultada através da tela Outras Cobranças.