1>Documento 2080 - SAG
Acesso
Contabilidade > Interfaces > Documento 2080 - SAG
Utilização
SAG - Sistema de Análise de Grupos / Cotas de Consórcio.
Gerar documento SAG 2080 contendo informações completas referentes aos grupos e enviá-lo ao Banco Central do Brasil.
Regulamentado sob a Circular 3.394 e Carta-Circular 3.335, ambas de 2008, o SAG foi criado com a finalidade de padronizar o recebimento de informações prestadas de forma obrigatória pelas administradoras de consórcio, relativas às operações de grupos e cotas, validando, armazenando e disponibilizando os dados recebidos para o tratamento interno do BACEN.
O SAG traz como principais benefícios às administradoras e ao Banco Central do Brasil, segurança na transferência e armazenamento dos dados e o aumento efetivo na supervisão das administradoras de consórcio.
Descrição
Data para execução - informe uma data para o agendamento da geração do arquivo XML do SAG.
A contabilidade de grupos deve estar com o período contábil correspondente encerrado.
Executar usando como data base - informe uma data base como referência ao sistema.
Grupo - informe um grupo ou intervalo de grupos para a geração do arquivo. Para envio ao Banco Central do Brasil, deve ser gerado o arquivo informando TODOS os grupos.
Inclusão ou Alteração
Inclusão - selecione este parâmetro caso o arquivo seja enviado pela primeira vez ao Banco Central do Brasil. Desta forma, internamente no arquivo XML é enviada a informação ao Banco Central que o mesmo destina-se à inclusão de dados.
Alteração - selecione este parâmetro caso o arquivo já foi enviado e recepcionado com sucesso pelo Banco Central, porém, há necessidade de substituição das informações enviadas. Desta forma, internamente no arquivo é enviada a informação ao Banco Central que o mesmo destina-se à alteração de dados.
Gerar Arquivo
Selecione uma das opções de acordo com a necessidade da geração: Consolidado Mensal ou Individualizado Trimestral.
Atualiza dados antes de gerar arquivo - selecione este parâmetro caso o arquivo final contenha informações atualizadas.
Utiliza dados gerados anteriormente - selecione este parâmetro caso o arquivo final contenha dados gerados anteriormente.
Gera dados Encerramento -
Executa automaticamente o validador do SAG disponibilizado pelo Banco Central - quando selecionado, ao gerar o SAG o Validador de XML do SAG disponibilizado pelo Banco Central é executado automaticamente, e caso haja inconsitência no arquivo, no local onde é gerado o arquivo XML também será gerado o arquivo de inconsistência. Quando o arquivo do SAG for gerado e na validação automática do XML não houver inconsistência, será gerado na mesma pasta o arquivo ‘MDR_AAAA-MM-DD_HH-MM-SS.zip’ contendo o arquivo já validado.
Observação - Para validação automática do XML do SAG é necessário que o arquivo ‘ValidadorMDR.zip’ seja descompactado no mesmo diretório do ‘Sch_Documento_2080_Sag.exe’. Caso contrário o processo de execução automática não funcionará corretamente. O download do validador de SAG pode ser baixado através do link http://www.bcb.gov.br/?VALIDADOR.
Arquivo - selecione o caminho onde é gravado o arquivo XML , quando gerado pela rotina.
As informações devem ser preenchidas de acordo com a necessidade para a geração do arquivo.
Após parametrizações definidas, clique no Botão
O sistema efetua um agendamento na data de execução para a efetiva geração do arquivo SAG.
Caso o agendamento já esteja processado, o sistema exibe uma mensagem informativa na parte inferior da tela com a descrição 'Agendamento já processado'.
Caso seja um agendamento automático, o sistema exibe a mensagem 'Agendamento efetuado pelo processo automático'.
*****
Após a geração do arquivo e antes de submetê-lo ao BACEN, é necessário efetuar a validação inicial do mesmo.
O Banco Central disponibiliza, através do site www.bcb.gov.br, o aplicativo validador do arquivo XML e o SCHEMA de validação, arquivo XSD, contendo as regras de validação das tags utilizadas na conferência do arquivo.
Para tanto, é necessário executar o aplicativo específico - ValidadorMDR.exe - o qual disponibiliza o ambiente demonstrado abaixo:
Arquivo XML a ser validado - informe o arquivo SAG gerado pela rotina Documento SAG 2080 do sistema (procurar caminho na rede onde o arquivo SAG foi salvo).
Arquivo XSD de validação - informe o arquivo com o Schema de validação do XML. Este arquivo contém todas as regras de cada tag do SAG. O arquivo que está em vigência é o SAG2080_V2.xsd. A partir da data base 09/2010, uma nova versão do arquivo será disponibilizada pelo Banco Central , atendendo todas as novas alterações no SAG. (procurar caminho onde o arquivo foi feito download).
Gerar arquivo para envio - mantenha este parâmetro selecionado caso o arquivo seja enviado ao Banco Central. Ao concluir a validação o processo compacta o arquivo a ser enviado, reduzindo assim o seu tamanho.
Diretório de geração do arquivo - informe o caminho para a gravação do arquivo a ser enviado ao Banco Central , após sua validação e compactação.
Inicie o processe do validação do arquivo - clique no Botão
O aplicativo realiza as validações em todas as tags do arquivo XML, respeitando todas as regras de cada tag definida no Schema de validação, e caso solicitado, gera o arquivo compactado para envio ao BACEN.
Caso haja ocorrências de inconsistências na validação do arquivo, as mesmas são apresentadas na tela e devem ser analisadas caso a caso. O aplicativo informa qual é a tag com valor inválido e, também, qual é o valor inválido. A localização do grupo e cota com problema é feita através da abertura do arquivo XML, via Excel para a verificação do valor incorreto.
Logo abaixo, segue um exemplo de inconsistência gerada na validação:
Ex.:
cvc-pattern-valid: Value ´-109.49´ is not facet-valid with respect to pattern ´[0]{0,11} | [0 - 9] {0,9} [.] [0-9]{2}´ for type ´valorType´.
cvc-type.3.1.3: The value ´109.49´ of element ´credEncGrupo´ is not valid.
O aplicativo informa que na tag <credEncGrupo> está o valor de -109.49 e o problema ocorre porque o valor mínimo para esta tag é 0.00 ,portanto, o valor não pode ser negativo.
Após a validação e geração do arquivo compactado com sucesso,
o mesmo está pronto para ser enviado ao BACEN.
As prévias validações são realizadas pelo validador apenas como uma primeira conferência de dados,
como valores máximos e mínimos paras as TAGs.
As conferências mais complexas são efetuadas somente no BACEN, após a recepção do arquivo.
Principais Conferências em Fiscalizações
Após o envio do arquivo XML e recepção do mesmo pelo Banco Central
inicia-se internamente a análise dos dados como um apoio às fiscalizações.
Algumas destas análises podem ter sido identificadas e mapeadas pela CNP.
Estas análises podem ser realizadas por cada empresa (administradoras de consórcio)
antes do envio do arquivo ao Banco Central para garantir a consistência nos dados enviados,
portanto, é necessário que as verificações sejam realizadas utilizando a ferramenta Excel.
O processo é trabalhoso e demorado.
Para abrir o arquivo .XML via Excel, selecione a opção "Usar o painel de tarefas Código-fonte XML"