Acesso
Crédito > Correção de Crédito > Automática
Utilização
Corrigir automaticamente o crédito das cotas contempladas, com os bens pendentes de entrega, de forma massiva (em lote), de acordo com a moeda de correção.
Descrição
Data Base para o valor da Quota - campo disponível para informar a data base para Correção de Crédito, é importante existir cotação de moeda cadastrada na data base informada, no caso de não existir cotação cadastrada, a Correção de Crédito será efetuada com base na última cotação registrada para a moeda.
Intervalo - nos filtros iniciais e finais informar o(s) grupo(s), cota(s), versão(ões), produto(s) e moeda(s) ou manter os filtros abertos para correção.
Cotas Contempladas Ativas - quando marcado, cotas ativas participam da Correção do Crédito automática, quando desmarcado a correção de crédito não é calculada para cotas ativas.
Cotas Contempladas Canceladas - para realizar a Correção do Crédito das cotas canceladas é obrigatório marcar este parâmetro selecionado. Quando desmarcado, a correção não é calculada para cotas canceladas ou desistentes.
Atualiza - opção utilizada para definir se a Correção do Crédito será confirmada ou se apenas será gerado o relatório com a provisão correção. Para efetivar a Correção de Crédito mantenha a opção ‘Atualiza’ selecionada, para emitir o relatório com os dados da correção, porém sem confirmar a correção do crédito, desmarque a opção ‘Atualiza’.
No caso de Troca de Bem, a correção de crédito irá considerar o crédito na contemplação, conforme regra:
Nota - O processo de Correção de Crédito gera um histórico que será utilizado na realização da contabilização diária dos rendimentos vinculados a contemplação pela integração do movimento financeiro. As devoluções parciais também serão demonstradas.
Após preenchimento dos parâmetros solicitados na tela, clique no Botão
Observação: O relatório será emitido de acordo com parametrização realizada em "Sistema / Configurações / Parâmetro / Créditos" no campo "Congela a correção de crédito se houver":
Autorização de Faturamento Emitida: - quando selecionado esta opção, a correção de crédito será realizada somente para cotas que possuem Autorização de Faturamento Emitida.
Pagamento de Bem Pendente: - quando selecionado esta opção, a correção de crédito será realizada somente para cotas que não possuem pagament de bem realizado.
Não Trata: - quando selecionado esta opção, a correção de crédito será realizada para todas cotas.
Grupo - campo preenchido com o código do grupo do consorciado contemplado.
Cota - campo preenchido com o código e a versão da cota.
Valor do Crédito - campo preenchido com o valor da carta de crédito adquirida pelo consorciado.
Posição em - demonstra a data da Correção de Crédito, isto é, a data informada no campo ‘Data base para valor da Quota’.
Contemplado em - demonstra a data de contemplação e a modalidade que pode variar entre ‘Sorteio’ e ‘Lance’.
Moeda para correção - demonstra o código e a descrição da moeda utilizada pelo grupo de consórcios para calcular os rendimentos.
Data Aplicação - apresenta a data em que o valor correspondente a carta de crédito do consorciado foi aplicado em uma conta de investimentos. A data é apresentada com base na quantidade de dias para início do rendimento configurada em “Grupo / cadastro de Grupo / Grupo / Grupo / Contemplação”.
Histórico - apresenta a informação referente a aplicação, ou seja, apresenta uma informação que facilita ao usuário o entendimento sobre o lançamento registrado.
Valor Aplicado - apresenta o valor da aplicação, quando for um lançamento de desconto o valor será negativo. Por exemplo, na contemplação o valor aplicado é referente a carta de crédito do consorciado, já o lançamento de provisão do desconto do Imposto de renda é negativo, pois será deduzido do rendimento do consorciado.
Valor das Cotas - esta coluna demonstra o ‘Valor da Cota’ da moeda de rendimento, na data base da Correção de Crédito.
Quantidade de Cotas - esta coluna demonstra o valor obtido através do cálculo: ‘Valor Aplicado / Valor das Cotas’.
Exemplo: 28.770,00 / 1,4141858677 = 20343,8604904113
Saldos de Cotas - coluna totalizadora, ou seja, coluna responsável por demonstrar o valor atualizado da quantidade de cotas considerando cada lançamento realizado.
Exemplo: 20343,8604904113 - 3051,5790735617 = 17292,2814168490
Qtde dias Aplicação - este campo demonstra a quantidade de dias desde a aplicação até a data da Correção do Crédito, com base na quantidade de dias encontrada o Newcon identifica o percentual da alíquota do imposto de renda que será aplicado sobre o rendimento do consorciado.
Saldo em Cotas - este campo apresenta o saldo atual em cotas do consorciado, ou seja, apresenta o valor já considerando a Correção de Crédito atual.
Cotas do Dia - apresenta o ‘Valor da Cota’ da moeda de rendimento, na data base da Correção de Crédito.
Líquido a Pagar - apresenta o valor da carta de crédito com os devidos descontos referente a utilização do crédito, por exemplo, pagamento de lance embutido, entrega de bem parcial entre outros.
(+) Rendimentos - este campo apresenta o valor do rendimento que é cálculado sobre o valor ‘Líquido a Pagar’, para obter o valor do rendimento é efetuado o seguinte cálculo: (Saldo em cotas * Cotas do Dia) – Liquido a Pagar = Rendimentos
Exemplo: (17292,2814168490 * 1,4257852195) - 24.454,50 = 200,58
(-) CPMF - este campo apresenta o valor da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto que no momento não é cobrado pelo governo, mas devido a probabilidade do retorno da cobrança o campo é mantido no relatório.
Para chegar ao valor da CPMF é realizado o seguinte cálculo: (Valor do Credito na contemplação + Resumo de Rendimento) * % CPMF /100. O percentual da CPMF é configurado no campo ‘% de CPMF’ localizado em “Sistema / Configurações / Parâmetros / Corporativo / Corporativo 1”.
(-) IR Retido - campo preenchido com o valor do Imposto de Renda retido, valor que é atualizado com base nos lançamentos de utilização do crédito do consorciado, conforme evidencia a ‘Figura 25 – Correção de Crédito / Relatório / Entrega de Bem Parcial’. Para obter o valor do Imposto de Renda retido o sistema Newcon efetua o seguinte cálculo: (Valor das Cotas - Valor das Cotas do pagamento efetuado * Quantidade de Cotas do pagamento efetuado * Percentual de Alíquota (-) IR Provisão na Data (+) Rendimento * Percentual de Alíquota) / 100
Valor Crédito Corrigido - este campo demonstra o valor do crédito disponível para o consorciado, acrescido dos rendimentos e com o desconto da CPMF e Imposto de Renda.
Caso a parametrização do relatório seja para cotas com versões diferentes (ativas e canceladas)
a correção de crédito das mesmas é exibida separadamente,
apresentando os valores corretos correspondentes para cada cota.