Cobrança - Acompanhamento de Cobrança
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Acesso
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Utilização

Cancelar cotas.


Descrição

As cotas que participam do processo de cancelamento, são as cotas não contempladas com atraso.
Este processo é previamente parametrizado através da Troca de Situação Automática.

Caso a  Situação de cobrança Após Processamento  esteja devidamente associada à um evento,  a mesma automaticamente faz parte do evento parametrizado.


Veja - Evento de processo de Notificação


As cotas que entram neste processo, são visualizadas na tela de acompanhamento do processo, onde a filial consegue acompanhar as cotas de sua responsabilidade, verificando os atrasos das mesmas. Desta forma, após contatar o consorciado, a filial solicita automaticamente o cancelamento da cota à matriz, registrando o motivo da ocorrência de tal solicitação.


Selecione a Filial desejada, ou marque opção Todas Filiais.


Evento - o sistema disponibiliza a relação de eventos habilitados ao processo. Estes eventos são fixos do sistema. Para demonstrar a funcionalidade do processo, segue como exemplo, o inter-relacionamento de três eventos, a seguir:   


  1. PASSÍVEL DE CANCELAMENTO.
  2. PEDIDO DE CANCELAMENTO.
  3. RECUPERAÇÃO.




PASSÍVEL DE CANCELAMENTO


Ex : Filial  000011  


O sistema exibe a relação de todos os consorciados passíveis de cancelamento da filial 000011 .


Caso seja necessário efetuar contato e, não havendo negociação com o consorciado Passível de Cancelamento, selecione a cota desejada, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Parcelas em Atraso, Cota em recuperação Solicita cancelamento.

 

Opções disponíveis:


Parcelas em Atraso - apresenta as parcelas em atraso da cota selecionada.

Cota em recuperação - apresenta mensagem para confirmar (ou não) a troca de situação de cobrança da cota selecionada. Caso confirme, o sistema troca de situação de cobrança da cota, transferindo o consorciado para o evento "Recuperação"

Solicita cancelamento - apresenta tela para o registro da ocorrência, ou seja, informar o motivo da solicitação de cancelamento. Após confirmar solicitação, o registro do consorciado é transferido para o evento "Pedido de Cancelamento"





PEDIDO DE CANCELAMENTO


Ex : Filial  000011  


O sistema apresenta a relação de consorciados os quais a filial solicitou cancelamento.

Para consultar mais informações sobre a negociação da cota, selecione a mesma, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Histórico de ocorrências , Parcelas em atraso, Cota em recuperação, Cancela cota.


Histórico de ocorrências - apresenta o registro das ocorrências, ou seja, os motivos informados para a não notificação do consorciado.

Parcelas em atraso - apresenta todas as parcelas em atraso do consorciado selecionado.

Cota em recuperação - apresenta mensagem para confirmar (ou não) a troca de situação de cobrança da cota selecionada. Caso confirme, o sistema troca de situação de cobrança da cota, transferindo o consorciado para o evento "Recuperação"

Cancela cota - apresenta tela para confirmar (ou não) efetivamente o cancelamento do consorciado selecionado. Informe a data do cancelamento, tipo, e motivo. 




RECUPERAÇÃO


Ex : Filial  000011  


O sistema apresenta a relação de cotas habilitadas à recuperarem  a situação de cobrança anterior.

Para maiores detalhes, selecione o consorciado, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Parcelas em atraso e Cancela cota.


Parcelas em Atraso - apresenta as parcelas em atraso da cota.



Cancela Cota - efetua o cancelamento manual da cota selecionada.


Informe a Data do Cancelamento, Tipo, e selecione o Motivo - em seguida clique no Botão

A matriz então realiza o cancelamento da cota conforme o seu critério e analisando o pedido da filial

O sistema exibe mensagem para confirmar (ou não) o efetivo cancelamento da cota.


Caso confirme, o sistema cancela a cota , habilitando uma nova versão para a mesma. O código da nova versão é informado pelo sistema.






Os acessos aos eventos são parametrizáveis por função de usuário,

ou seja, alguns dos eventos podem ser visualizados apenas pela MATRIZ.

Caso ocorra o pagamento das parcelas em atraso, ou haja negociação das mesmas,

a cota volta a situação de cobrança “Normal”.

Quando houver o fechamento do processo “Cancelamento”,

todas as cotas que não foram canceladas são transferidas para o próximo processo aberto.



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