1>Acompanhamento do Processo de Cancelamento
Acesso
Cobrança > Acompanhamento da Cobrança > Acompanhamento do Processo de Cancelamento
Utilização
Cancelar cotas.
Descrição
As cotas que participam do processo de cancelamento, são as cotas não contempladas com atraso.
Este processo é previamente parametrizado através da Troca de Situação Automática.
Caso a Situação de cobrança Após Processamento esteja devidamente associada à um evento, a mesma automaticamente faz parte do evento parametrizado.
Veja - Evento de processo de Notificação
As cotas que entram neste processo, são visualizadas na tela de acompanhamento do processo, onde a filial consegue acompanhar as cotas de sua responsabilidade, verificando os atrasos das mesmas. Desta forma, após contatar o consorciado, a filial solicita automaticamente o cancelamento da cota à matriz, registrando o motivo da ocorrência de tal solicitação.
Selecione a Filial desejada, ou marque opção Todas Filiais.
Evento - o sistema disponibiliza a relação de eventos habilitados ao processo. Estes eventos são fixos do sistema. Para demonstrar a funcionalidade do processo, segue como exemplo, o inter-relacionamento de três eventos, a seguir:
Ex : Filial 000011
O sistema exibe a relação de todos os consorciados passíveis de cancelamento da filial 000011 .
Caso seja necessário efetuar contato e, não havendo negociação com o consorciado Passível de Cancelamento, selecione a cota desejada, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Parcelas em Atraso, Cota em recuperação e Solicita cancelamento.
Opções disponíveis:
Parcelas em Atraso - apresenta as parcelas em atraso da cota selecionada.
Cota em recuperação - apresenta mensagem para confirmar (ou não) a troca de situação de cobrança da cota selecionada. Caso confirme, o sistema troca de situação de cobrança da cota, transferindo o consorciado para o evento "Recuperação"
Solicita cancelamento - apresenta tela para o registro da ocorrência, ou seja, informar o motivo da solicitação de cancelamento. Após confirmar solicitação, o registro do consorciado é transferido para o evento "Pedido de Cancelamento"
Ex : Filial 000011
O sistema apresenta a relação de consorciados os quais a filial solicitou cancelamento.
Para consultar mais informações sobre a negociação da cota, selecione a mesma, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Histórico de ocorrências , Parcelas em atraso, Cota em recuperação, Cancela cota.
Histórico de ocorrências - apresenta o registro das ocorrências, ou seja, os motivos informados para a não notificação do consorciado.
Parcelas em atraso - apresenta todas as parcelas em atraso do consorciado selecionado.
Cota em recuperação - apresenta mensagem para confirmar (ou não) a troca de situação de cobrança da cota selecionada. Caso confirme, o sistema troca de situação de cobrança da cota, transferindo o consorciado para o evento "Recuperação"
Cancela cota - apresenta tela para confirmar (ou não) efetivamente o cancelamento do consorciado selecionado. Informe a data do cancelamento, tipo, e motivo.
Ex : Filial 000011
O sistema apresenta a relação de cotas habilitadas à recuperarem a situação de cobrança anterior.
Para maiores detalhes, selecione o consorciado, clique com o botão direito do mouse, são exibidas as opções Parcelas em atraso e Cancela cota.
Parcelas em Atraso - apresenta as parcelas em atraso da cota.
Cancela Cota - efetua o cancelamento manual da cota selecionada.
Informe a Data do Cancelamento, Tipo, e selecione o Motivo - em seguida clique no Botão
A matriz então realiza o cancelamento da cota conforme o seu critério e analisando o pedido da filial
O sistema exibe mensagem para confirmar (ou não) o efetivo cancelamento da cota.
Caso confirme, o sistema cancela a cota , habilitando uma nova versão para a mesma. O código da nova versão é informado pelo sistema.
Os acessos aos eventos são parametrizáveis por função de usuário,
ou seja, alguns dos eventos podem ser visualizados apenas pela MATRIZ.
Caso ocorra o pagamento das parcelas em atraso, ou haja negociação das mesmas,
a cota volta a situação de cobrança “Normal”.
Quando houver o fechamento do processo “Cancelamento”,
todas as cotas que não foram canceladas são transferidas para o próximo processo aberto.