1>Motivos de Cancelamento
Acesso
Cobrança > Retenção / Recuperação > Cadastro de Apoio > Motivos de Cancelamento
Utilização
Registrar os possíveis motivos para o cancelamento das cobranças.
Ex.: Grupo não constituído, Remanejamento de Cota, Solicitação do Consorciado, Óbito, etc.
Descrição
Clique no Botão
Código - informe Código referente ao registro do motivo de cancelamento - alfanumérico 6 caracteres.
Nome - informe a descrição para o motivo do cancelamento da cobrança.
Redutor - informe o redutor por motivo de cancelamento.
Envia carta ao consorciado - caso este parâmetro esteja selecionado para um determinado motivo registrado, e o este for informado no momento do cancelamento da cobrança, o sistema gera uma carta a ser enviada ao consorciado.
O modelo desta carta depende do padrão de cada empresa (administradora).
Após ser gerada pelo sistema, esta carta é emitida pela rotina automática correspondente (sch_Carta) e enviada ao consorciado, comunicando sobre o cancelamento da cota foi cancelada.
Suspende comissão devida - ao realizar o cancelamento de cobrança informado um motivo que possua este parâmetro marcado, caso a parcela possua comissão devida gerada a mesma é suspensa; ao reativar a cota, caso o parâmetro 'Reativar as comissões devidas suspensas ao reativar a cota' localizado em Sistema / Configurações/ Parâmetro / Vendas na aba 'Comissão' esteja marcado a comissão suspensa é reativada automaticamente.
Finalize a manutenção referente ao motivo do cancelamento de cobrança - clique no Botão
O motivo do cancelamento também é informado no processo
de Cancelamento de cota manual e automática.