1>Documentos de Cobrança
Acesso
Cobrança > Manutenção de Cobrança > Documentos de Cobrança
Utilização
Consultar os documentos de cobrança emitidos pelo sistema.
Atualmente, o sistema classifica e utiliza três tipos de documentos como Documentos de Cobrança:
Proposta, Boleto Avulso ou Remessa Mensal.
Caso seja necessário, por exemplo, a geração de um novo boleto avulso pelo motivo de algum dado ter sido informado incorretamente, é preciso primeiramente efetuar o cancelamento do boleto anterior e este procedimento é realizado também por esta rotina.
O sistema somente considera para os lançamentos de baixa os valores daqueles documentos identificados na cobrança.
Descrição
Informe os intervalos solicitados na tela.
Tipo Documento: - selecione um dos tipos de documentos disponíveis - Boleto Avulso, Proposta, Remessa Mensal, Todos.
Modelo e Documento - selecione uma das modalidades de documentos disponíveis - Em aberto, Cancelado, Atualizado ou Todos.
Forma Recebimento - selecione uma das formas de recebimento - Boleto Bancário, Boleto Caixa, Cheque, Débito
Automático ou Transferência Contábil.
Nota- o filtro 'CPF / CNPJ' só será habilitado quando o filtro 'Pessoa' estiver diferente de não trata. O objetivo deste filtro é possibilitar a localização de boletos de parcelas unificadas, isto é, de boletos emitidos para mais de um grupo e cota do mesmo consorciado, o filtro também pode ser utilizado para restringir a listagem de dados da tela por CPF ou CNPJ.
Clique no Botão
São demonstrados todos os documentos emitidos através dos Módulos Atendimento, Cobrança e Cadastro de contratos.
Para cancelar ou verificar os detalhes do documento, clique com botão direito do mouse sobre o documento selecionado:
Para cancelar o documento:
Selecione opção Cancelar e confirme a ação.
O sistema exibe tela para informar o motivo para o cancelamento do documento de cobrança:
Motivo do Estorno - informe o código do mesmo ou escolha um no menu de seleção acionando a tecla F2 ou a lupa:
Utilizando a lupa, selecione um dos motivos apresentados em tela, em seguida clique no Botão
Informe a Data Estorno (Devolução)
Ocorrência - informe dados complementares do cancelamento do documento de cobrança.
Clique no Botão
O sistema exibe mensagem de confirmação para o cancelamento do documento.
Observação - ao realizar o cancelamento da cobrança referente a cheque pré datado, caso haja mais de um cheque cadastrado para baixa da mesma parcela, no histograma da cota a parcela só ficará em aberto casos todos os cheques sejam cancelados, ou caso o documento do cheque com data de confirmação do recebimento seja cancelado.
Para consultar detalhes do documento emitidos:
Selecione a opção Detalhes
O sistema exibe tela com todos os dados referente ao documento selecionado:
Para emitir relatório dos documentos de Cobrança, clique no Botão