Cobrança - Manutenção de Cobrança - Distribuição de Cobrança
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Acesso

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Utilização

Cadastrar e parametrizar "Campanhas de Cobrança", onde será possível criar ou editar campanhas, definir regras para seleção de cotas, vigências, troca de situação de cobrança da cota quando a mesma estiver nas condições da cobrança parametrizada entre outros, através das definições é realizada a seleção das Cotas que serão distribuídas para as cobradoras vinculadas ao processo.



|Parâmetros|                |Opções|                |Critérios 1 |                |Critérios 2|                |Agrupamento|                |Vigência(s)|




Parâmetros



Descrição

Clique no Botão


Código - Informe o código da campanha que está cadastrando.

Nome da Campanha  - informe o nome da campanha.


Parâmetros


Filtros

Preencha os seguintes campos com o filtro para definição dos intervalos inicial e final:

Quantidade de meses de relacionamento - informe o intervalo de tempo considerando a data de adesão da cota. Para as cotas transferidas o tempo considerado é referente à data de transferência.

Quantidade parcelas em atraso:- Informe o intervalo de quantidade de parcelas em atraso, o sistema valida a quantidade de parcelas em atraso do consorciado considerando apenas os lançamentos de parcela. Este filtro também considera cotas que possuem diferença de parcela com ou sem parcelas em atraso.

Quantidade dias atraso:- Informe o intervalo de quantidade de dias em atraso, considerando a parcela vencida mais antiga.

Percentual pago: - Informe o intervalo de percentual pago pelo consorciado, serão consideradas as parcelas amortizadas pelo SQG com o percentual a pagar.

Valor médio parcelas em atraso:- Informe o intervalo de valor médio das parcelas em atraso.

Valor do bem:- Informe o intervalo de valor do bem da cota, considerando o valor atual do bem.

Número da Parcela -  informe o número da parcela em atraso, ou informe o intervalo de números das parcelas em atraso.

Exemplos:

Ao informar o número 2 - serão listados todos os consorciados que estejam com a parcela número 2 em atraso.

Ao informar o intervalo de 2 a 5 - serão listados todos os consorciados que estejam com a parcela nº 2 a parcela nº 5 em atraso.


Considerar cotas nas situações


Contempladas por Sorteio:- quando selecionado, são consideradas na seleção as cotas contempladas por sorteio.

Contempladas por Lance:- quando selecionado, são consideradas na seleção as cotas contempladas por lance.

Não contempladas:- quando selecionado, são consideradas na seleção apenas as cotas não contempladas.

Sem Entrega do Bem:- quando selecionado, são consideradas na seleção as cotas contempladas sem registros de pagamento de bem.

Com Bem Entregue:- quando selecionado, são consideradas na seleção as cotas contempladas com entrega total do bem, ou seja, com data de entrega gravada.

Com Bem Entregue Parcial:- caso seja selecionado, são consideradas na seleção as cotas contempladas com registro de pagamento de bem, porém sem a data de entrega gravada no sistema. Quando o mesmo estiver marcado, será habilitado o item Considerar apenas os tipos de pagamento para adicionar qual o tipo de pagamento será utilizado para considerar a cota como bem entregue parcial.


Grava data de expectativa (SQG):- quando selecionado será habilitada a inclusão e exclusão de Seguradoras, onde deverão ser incluídas as seguradoras que utilizam a opção de geração da informação da data de expectativa e inclusão de registro na tela de Consulta Datas Jurídicas. Será considerada a seguradora de SQG registrada no cadastro do grupo, quando houver SQG cobrado na parcela do consorciado será considerada a seguradora do plano de seguro da cota. Essa situação somente será permitida para cotas contempladas.


Considerar cotas sem plano de seguro: quando selecionado, o sistema tambémconsidera as cotas sem plano de seguro para realização do registro na tela de Consulta de Datas Jurídicas.


XXX dias úteis após o vencimento do boleto da carta:- Informe a quantidade de dias após o vencimento da carta com boleto emitida para a cota, para que a mesma esteja apta ao enquadramento na campanha. Na utilização desse parâmetro deve ser selecionada qual carta deve ser considerada para contagem da quantidade de dias. Somente são apresentadas para seleção as cartas com boleto, podendo escolher apenas um modelo de carta. Se o processo não for executado no dia parametrizado, será considerada a condição na próxima execução, sendo na próxima execução uma quantidade maior.

Situação de cobrança após a distribuição:- informe a situação de cobrança que será definida como a nova situação de cobrança da cota após a realização do enquadramento na campanha de cobrança.

Situação inicial da distribuição:- ao clicar no botão de busca, é apresentada a tela com as Situações da Distribuição da Cobrança cadastradas, ao informar uma situação no parâmetro, a situação será definida como a situação inicial da distribuição de cobrança.




Opções





Opções:

Cotas com o mesmo CPF/CNPJ enviar para a mesma Cobradora:- quando selecionado, as cotas que possuírem o mesmo CPF/CNPJ serão enviadas para uma única cobradora. Se já existir uma remessa anterior para o CPF/CNPJ, a nova remessa será enviada para a mesma cobradora onde já existe o registro para aquele CPF/CNPJ, desde que a cobradora esteja dentro da campanha, caso contrário a distribuição deverá ser realizada para as cobradoras cadastradas para a campanha.

Aloca cotas do mesmo CPF/CNPJ em única campanha:- quando selecionado, o sistema aloca todas as cotas com o mesmo CPF/CNPJ em uma única campanha de cobrança e única cobradora, considerando a campanha definida como prioridade.

Agregar na interface da Cobradora atrasos diferente de parcelas:- quando selecionado, será enviado no arquivo texto (enviado a cobradora) as parcelas em atraso da cota mais os movimentos de cobrança em atraso da cota referente a outros códigos de movimento diferente de parcela (001-0).

Bloqueia transferência de campanha para cotas com data de ajuizamento:- quando selecionado, é possível selecionar as cotas que não deverão trocar de campanha se o registro atual na tela de datas jurídicas estiver com data de ajuizamento gravada.

Sem pagamento de parcela após a entrega do bem:- quando selecionado, são consideradas as cotas que não efetuaram nenhum pagamento de parcela após a entrega do bem.

Não enviar cotas que possua somente a última parcela em atraso - quando selecionado, cota com uma única parcela em atraso sendo esta a última parcela não é enviada no processo de campanha de cobrança.

Envia cotas com parcelas pagas pelo credor - quando selecionado, este parâmetro servirá para gerar o arquivo de Distribuição de Cobrança, com parcelas das cotas que já estão na cobradora e que foram pagas pelo credor, respeitando a parametrização da Campanha de Cobrança.

Reenvia parcelas diariamente - este parâmetro só estará habilitado quando o parâmetro 'Reenvia as parcelas quando houver alteração de valor ou baixa' estiver desmarcado; ao marcar este parâmetro cotas que se enquadram nos parâmetros definidos na tela serão reenviadas diariamente na execução da rotina.

Não reenviar a cota antes de ___ dias - neste parâmetro deve ser determinada a quantidade de dias para o reenvio da cota, por exemplo, se informado 10 dias, a cota só será reenviada 10 dias após o envio anterior.

Bloquear o envio quando o valor de diferença de parcela da cota for superior ao percentual informado sobre o valor do atraso em _______% -   ao informar o percentual caso o valor da diferença da parcela da cota seja superior ao percentual parametrizado aplicado sobre o Valor Total do Atraso será bloqueado o envio da a cobradora.


Última assembleia do grupo:

Neste item é possível selecionar as assembleias do grupo:



Critérios 1


Na aba "Critérios" são apresentadas as parametrizações de todos os critérios para seleção das cotas para enquadramento na Campanha de Cobrança.


Itens disponíveis para definição das regras:

Considerar cotas que possuam o(s) produto(s):- apresenta a opção para inclusão e exclusão dos produtos que o sistema valida para enquadramento da cota. Serão considerados os produtos da cota.

Considerar cotas que possuam as situações de cobrança:- apresenta a opção para inclusão e exclusão das situações de cobrança que o sistema considera para enquadramento. São consideradas as situações de cobrança atual da cota.

Considerar cotas dos Pontos de Vendas:- apresenta a opção para inclusão e exclusão dos pontos de venda que o sistema valida para enquadramento.  É considerado o ponto de venda atual da cota.

Considerar cotas que possuam as seguradoras:- apresenta a opção para inclusão e exclusão de seguradoras que o sistema valida para enquadramento. É considerada a Seguradora registrada na cota;

Considerar cotas que pertençam à(s) Unidade(s) de Negócio:- apresenta a opção para inclusão e exclusão das unidades de negócio que o sistema valida para enquadramento. É considerada a Unidade de Negócio registrada para a cota.

Selecione situações dos grupos:- é apresentada a opção para seleção das situações dos Grupos, a seleção das situações será realizada diretamente no grid.

Considerar as cotas dos grupos:- apresenta a opção para inclusão e exclusão dos grupos que o sistema deverá utilizar para enquadramento. Nesse item a seleção dos grupos é realizada de uma só vez, pois ao clicar sobre Adicionar será apresentada a tela para listagem de grupos já existentes no sistema com a opção de selecionar os grupos desejados na mesma tela.



Critérios 2


Através desta aba é possível vincular a Campanha de Premiação a campanha de cobrança, quando inserida uma ou mais campanha(s) de premiação ao executar a rotina 'Sch_Campanha_Cobrança' serão avaliadas apenas as cotas da(s) campanha(s) de premiação vinculadas a campanha de cobrança.


Para inserir a campanha de premiação clique em


O sistema listará todas as campanhas cadastradas na tela Campanha de Premiação:


Selecione a  campanha deseja e clique em


A campanha escolhida será atualizada no grid.


Para definição das empresas que serão consideradas na execução do processo de distribuição de cobrança, adicione no grid abaixo:



Para excluir a camapnha de premiação, clique sobre o botão




Agrupamento


Nesta aba é  cadastrado o agrupamento de cobradores, para o cadastro serão utilizados os dados cadastrados na tela Agrupamento de Cobradoras.

O vínculo do Agrupamento da Cobradora com a Campanha é realizado neste momento, após informar a cobradora, é necessário informar o percentual de cotas que cada cobradora receberá na distribuição. Se o parâmetro “Gera interface para cobradora” estiver marcado, a cobradora é considerada na geração dos processos para a Seguradora.

Nota -  Para esse item existe uma validação que não permite a conclusão da parametrização se o percentual total parametrizado para todas as cobradoras não atingir 100%.

Infome o código do agrupamento de cobradoras, ou efetue a busca do mesmo pressionando F2 ou clicando sobre



Para cadastrar agrupamentos clique em






Vigência(s)


Para que a Campanha de Cobrança cadastrada possa ser utilizada informe  a vigência:




Sequência


Ao clicar sobre o botão "Sequência" é apresentada a tela de priorização, onde é realizada a definição da priorização das campanhas, essa tela possui setas para manuseio das campanhas, priorizando de acordo com o necessário. A definição dessa regra é necessária, pois uma cota pode estar classificada em mais de uma campanha ao mesmo tempo, a sequência é que define a qual será alocada.


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|Manutenção de Cobrança|


|Prefácio|