1>Algoritmos de Sorteio - Cotas Ativas
Acesso
Grupo > Cadastro de Apoio > Algoritmos de Sorteio - Cotas Ativas
Utilização
Registrar o(s) algoritmo(s) e definir as parametrizações utilizadas pelo sistema no momento da contemplação de cotas ativas.
Definir regras de contemplação e a tabela de equivalência, considerando os resultados da extração da Loteria Federal.
Descrição
Algoritmo
Nome do Algoritmo - informe um nome identificador do tipo de algoritmo.
Tipo de equivalência - selecione uma das opções disponíveis que atenderá a regra de contemplação do algoritmo:
Cálculo:
Número do 1º prêmio da Loteria / Quantidade máxima de cotas = Total (do Total utiliza-se apenas as casas decimais após a vírgula)
Casas decimais do Total * Quantidade de Participantes
Exemplo:
Número do 1º prêmio da Loteria = 54.545
Quantidade máxima de cotas do grupo = 240
54.545 / 240 = 227,2708
0,2708 * 240 = 64,992
Se o número após a vírgula for maior que 0,5(meio) arredonda o valor dos primeiros dígitos para cima, se for menor manter o valor.
Para o cálculo realizado o número da cota sorteada é o 65
Ex: Equivalência de centenas para as cotas e razão de 3:
Cota 1 – números da cota: 001, 002 e 003
Cota 2 – números da cota: 004, 005 e 006
Cota 3 – números da cota: 007, 008 e 009
Ex: Equivalência de centenas para um grupo com 240 participantes com quantidade entre centenas de 4 números:
Cota 1 – números da cota: 001, 241, 481 e 721
Cota 2 – números da cota: 002, 242, 482 e 722
Cota 3 – números da cota: 003, 243, 483 e 723
Ex: Equivalência de centenas para as cotas.
Ordem: 001 – números informados: 058, 115 e 258.
Este tipo de equivalência só deve ser utilizado por grupos que realizam a contemplação de 2 (duas) cotas ativas por Sorteio em cada assembleia.
-> Centena do número do primeiro prêmio sorteado na extração da Loteria Federal do Brasil, na data anterior à data da AGO dividida por 1000 (um mil).
-> Resultado obtido no cálculo multiplicado pelo número da maior cota ativa no grupo.
-> Caso o número encontrado não seja inteiro, as frações maiores ou iguais a 0,5 (cinco décimos) são arredondadas para o número seguinte.
-> Caso o número encontrado seja igual à zero, será acrescido de uma unidade e multiplicado pelo número da cota de maior número no grupo detida por um consorciado ativo, o resultado obtido será o número da pedra chave.
-> Quando a centena do 1º Prêmio da Loteria Federal é menor ou igual a quantidade de participantes do grupo, a centena equivale a cota sorteada.
Exemplo 1:
1º Prêmio da Loteria Federal = 47436
Quantidade de participantes do grupo = 450
Cota Sorteada = 436
-> Quando a centena do 1º Prêmio da Loteria Federal é maior que a quantidade de participantes do grupo, será subtraído da centena sorteada a quantidade de participantes do grupo, o resultado será a cota sorteada.
Exemplo 2:
1º Prêmio da Loteria Federal = 47879
Quantidade de participantes do grupo = 450
Cálculo: 879 – 450 = 429
Cota Sorteada = 429
Cota para desempate do lance vencedor: selecione a opção Sorteada ou Contemplada para definir qual será a cota ativa utilizada para desempate do lance.
Algoritmo Utilizado - quando selecionado, determina que o algoritmo está apto e pode ser utilizado (semelhante ao cadastro de vigências).
Prazo
Número de meses: informe o prazo em número de meses do grupo.
Quantidade de Cotas: informe quantidade máxima de cotas do grupo.
Nota - O algortimo só poderá ser utilizado por grupos que tenham o número de meses e a quantidade de cotas definidas para o algoritmo.
Utilizar
Selecione ou não as opções disponíveis utilizadas como referência ao algoritmo considerado (os parâmetros do item 'Utilizar' só serão habilitados quando for utilizado o tipo de equivalência 'Razão', 'Sequência' ou 'Aleatório'):
Qtde. de centenas ou dezenas - por cota.
Caso não seja definido o consorciado contemplado com base nos prêmios da loteria da assembleia atual, utilizar o resultado dos prêmios da loteria anterior - quando selecionado, caso os prêmios da assembleia atual não contemplem nenhuma cota, o sistema utilizará os prêmios com data anterior ao prêmio que está sendo avaliado para localizar a cota contemplada. Caso o sistema não encontre a cota contemplada nos prêmios da loteria anterior retornará aos prêmios da assembleia atual e inciará a busca com base na regra definida no plano de vendas ou no cadastro do grupo 'Para Baixo, depois p/ Cima, ou 'Para Cima', ou 'Para Baixo'....'
Tabela de Equivalência
Calcular a equivalência utilizando - selecione uma das opções utilizadas para o cálculo da equivalência:
Qtde. de milhares, centenas ou dezenas por cotas - este parâmetro fica habilitado para o tipo de equivalência 'Sequência' e 'Aleatório', quando habilitado deve ser informada a quantidade de números que cada cota receberá para concorrer a contemplação por sorteio.
Razão entre milhares, centenas ou dezenas - este parâmetro fica habilitado para o tipo de equivalência 'Razão' e 'Aleatório', quando habilitado deve ser informada a quantidade de números que cada cota receberá para concorrer a contemplação por sorteio.
Para registrar as regras e números de equivalência, clique no Botão
O sistema exibe a tela para registrar as equivalências para as cotas:
Centenas Utilizadas
Quantidade de Combinações - informe a quantidade de combinações que serão utilizadas para calcular os números sorteados.
Considerando a quantidade de combinações definidas é necessário definir as combinações para o cálculo dos números de equivalências sorteados na apuração da contemplação.
Exemplos de Combinações:
Nota - os números apresentados são meramente exemplos, o cálculo das combinações para identificar o número sorteado é realizado com base nos prêmios da loteria cadastrados no menu Contemplação / Pré Contemplação / Prêmios da Loteria / Cadastro.
Equivalências - para geração dos números, clique no Botão
Clique no Botão
Vigência(s)
Vigência(s) - para definir o período de vigência clique no Botão
Informe o período inicial e final da vigência: