Área de Clientes

Caixa Consórcios S.A.

Relacionamento com o cliente

Um dos primeiros e grandes desafios enfrentados pela NewCon Software foi a administração de consórcio do grupo Caixa Consórcios. Visando implantar um sistema para garantir automação na administração de consórcio, reduzindo assim os custos operacionais, a Caixa Consórcios abriu processo licitatório no ano de 2003 para adquirir o software que correspondesse a todas as suas necessidades de gestão. Graças à qualidade do produto e ao conhecimento de negócio, a NewCon Software foi a empresa escolhida pelo grupo Caixa Consórcios.

Projeto e implantação

O projeto de desenvolvimento na Caixa Consórcios partiu do zero. Após analisar o software no mercado a Caixa optou pela aquisição do produto NewCon Plus, solicitando apenas que houvesse o desenvolvimento de interface em todas as agências da Caixa Econômica Federal para a introdução da Web – processos para comunicação interna. Posteriormente, em 2010, foi iniciado o projeto de migração do NewCon Plus para o produto CNP3. Esse projeto envolvia a atualização do ERP (Enterprise Restource Planning - Sistema de Gestão Empresarial) do produto NewCon Plus pelo sistema CNP3, exigindo a realização de uma etapa de análise de aderência para garantir que todas as funcionalidades e particularidades desenvolvidas na versão anterior do produto fossem atendidas integral ou parcialmente, mesmo que de forma diferenciada e atualizada. O grande número de acessos realizados remotamente nos canais de atendimento constitui-se um desafio para a homologação, treinamento e implantação, concluída em 2011.

Benefícios

A Caixa Consórcios teve seu ambiente tecnológico renovado e passou a contar com um ERP de mercado, trazendo novas possiblidades nas regras de comercialização e controle das cotas, além de possuir flexibilidade nas integrações do NewCon para realização de novas parcerias de negócio.

Satisfação

“A Caixa Consórcios precisava migrar a versão do sistema NewCon Plus para uma versão mais moderna, e a NewCon Software com a versão CNP3, ofereceu melhores condições à Caixa Consórcios para a gestão dos produtos e execução dos processos, com excelência e competitividade, redução dos riscos de compliance, com uma base tecnológica mais moderna (principalmente de banco de dados e tecnologia Web) e adequação às políticas de segurança da Caixa Seguradora como também seguir as determinações do Banco Central do Brasil (órgão regulador do Consórcio).

Não é foco e nem faz parte do negócio da Caixa Seguradora a construção e manutenção de sistemas, desta forma foi realizada uma Prova de Conceito para verificar a aderência do novo sistema e realizada uma pesquisa de mercado onde verificamos que a NewCon Software era a empresa de sistemas de consórcio detentora da maior fatia de mercado e com mais experiência, não só no mercado Brasileiro, como em outros países da América Latina e em outros continentes.

A migração NewCon Plus para a versão CNP3 caracterizou-se como um Projeto estratégico, de natureza complexa (migração do sistema de ERP), com fortes questões de segurança. Além disso, foi desenvolvido num ambiente extremamente dinâmico, com reestruturações internas, adequações às normas do BACEN, redesenho dos processos de negócios, terceirização do BackOffice operacional, e várias ações estratégicas sendo implementadas simultaneamente, tornando as especificações, homologações e capacitações extremamente complexas. Ocorreram muitos problemas pós-migração, onde podemos listar como ofensores na implantação:

  • Rotinas de gestão e configuração de usuários;
  • Configuração/parametrização do Sistema CNP3 e módulo de Crédito;
  • Rotinas de contemplação e pós-contemplação do consorciado;
  • Problemas no sistema com versões do navegador Internet Explorer;
  • Dentre outros problemas com menor impacto, como vinculação de ponto de vendas, impressão de boleto/contrato, senha de usuários e dúvidas na utilização do novo Sistema.

O fornecedor NewCon Software esteve junto à Caixa Consórcios auxiliando na solução de problemas, inclusive com a criação de uma “sala de soluções”, onde uma equipe técnica do fornecedor esteve instalada nas dependências da Caixa Seguradora até que os problemas mais graves estivessem solucionados. Passada a fase mais crítica, a NewCon Software continua se mostrando parceira, evoluindo seus processos e entregando inovações tecnológicas que fazem com que a Caixa Consórcios possa melhorar seus processos continuamente, atendendo melhor seus clientes. Como vantagens da implantação e principais aspectos atendidos, listamos:

  • Ganho de produtividade e segurança na gestão do negócio e no atendimento aos Clientes;
  • Melhoria na eficiência dos processos e na usabilidade das funcionalidades sistêmicas;
  • Maior praticidade e segurança na gestão das informações;
  • Maior robustez na efetivação de transações relativas à administração de Consórcios;
  • Melhor capacitação dos usuários dos sistemas em suas rotinas operacionais;
  • Melhor documentação e formalização dos procedimentos operacionais;
  • Melhores práticas para o contrato de sustentação do Sistema.”

Mauricio Maciel da Rocha

Diretor Presidente de Consórcio

Caixa Consórcios S.A.